22 de outubro de 2022

Tringue-lingue

 

No final da semana passada ao caminhar no calçadão surpreendi-me com um vendedor de tringue-lingue. 

Há anos não via um deles.

Com os mesmos apetrechos tradicionais, inclusive a traquitana que produz o ruído característico. Parecido com o da imagem abaixo, que pincei via Google.

Hoje, sábado (22/10/22), de novo cruzo com o vendedor. Idoso, certamente da minha geração, extremamente simpático como logo constatei, por que o abordei para comprar. Minha mulher, que me acompanhava na caminhada não conhecia a guloseima. 

Ou ela esqueceu ou em Cachoeiro de Itapemirim onde foi criada eles nunca chegaram.

Assim que ficamos diante um do outro ele falou: "sabor do passado?".

Perguntei o preço e ele informou que ara R$ 4,00, ou 3 por R$ 10,00.

Comprei e ele arrematou: "foi uma honra servi-lo, senhor".

Nada mais gentil e antigo do que esta frase, dita com um meio sorriso, espontâneo, nos lábios.

Mesma crocância e mesmo sabor dos tempos juvenis.

Se cruzarem com ele comprem, recomendo. Segundo me informou seu plano é vender ali aos sábados e domingos.

O velho é simpático, educado, gentil e tem cara e lábia de vendedor de tringue-lingue.

Abaixo os dois últimos no mesmo tipo de saquinho que os embalava.



4 comentários:

Jorge Carrano disse...


Parece um biscoito delicado. Se deixa-lo na boca dissolve.

Nos parques, praças e portaria de circo, não faltavam algodão-doce, pipoca, e tring-ling.

A vida era risonha e franca.

O Brasil o país do futuro.

Jorge Carrano disse...


A vizinha interfonou assustada: R$ 4,00 cada rolete deste?

Não, calma, R$ 4,00 reais custa o saquinho que vem com 6 unidades. Sugiro comprar 3 saquinhos por R$ 10,00.

Jorge Carrano disse...


Segundo minha mulher, que não conhecia, é como uma versão mais delicada, mais fina, das casquinhas de sorvete.

RIVA disse...

Cruzei na Moreira Cesar com ele há uns 3 anos, e cheguei a comentar aqui. Mas não fotografei.
Muito legal rever.