4 de fevereiro de 2020

Terceira idade, ou mais





Por
Ana Maria Carrano






Estou na Terceira idade há tempo suficiente para analisa-la. Não pretendo me precipitar no julgamento de uma das fases da vida humana, mas cheguei a algumas conclusões .

Antes, a terceira, era considerada a última e  deveria ser aproveitada ao máximo, dentro as limitações de cada um. Atualmente está surgindo uma subfase, uma Quarta idade. São os que ultrapassaram os 80 anos. A eles é concedida uma prioridade dentro da legislação de atendimento preferencial. Acho justo. Se eu mal consigo manter-me em pé e viva, imagino aqueles que viveram oito décadas.

A primeira coisa que percebi é que a velhice doentia é resultado da vida que levamos na juventude. Sem estresse ou fanatismo, os naturebas, veganos, esotéricos e similares têm razão.

Segunda coisa é que a genética é muito importante, o que joga parte da responsabilidade do nosso envelhecer para nossos ancestrais.

Terceiro é manter-se em atividade, amar e sonhar. Pelo menos foi o que disse Aristóteles.


Bem. Agora que já estou velha, as coisas ficam mais difíceis de serem consertadas.

Fazer o que? Ler com atenção os conselhos dos mais sábios e procurar vivê-los, ouvir as recomendações médicas e procurar segui-las ou simplesmente fazer o que cantou o Zeca Pagodinho e “deixar a vida me levar”?

Por via das dúvidas, sigo as três opções temperadas com muito humor.













6 comentários:

Jorge Carrano disse...


Ana Maria,
Recebi centenas de mensagens pelo ZAP, alguns e-mail até ligações telefônicas acusando-me de nepotismo (rsrsrs).

Estou matutando (essa é de nosso tempo) se as pessoas com menos de 65 anos entenderão estas piadas.

Riva disse...

Pois é assim mesmo .... e todas as frases fazem total sentido.

Por enquanto algumas coisas me incomodam, e não incomodavam antes ....

- a falta de educação e respeito dos jovens para com a terceira idade
- não posso mais jogar meu futebol
- uma dor desgraçada na lombar
- sumiram meus amigos do catamarã

A MV anda reclamando que não escuto direito as coisas que ela fala. A checar ...

PS: hoje tem estresse no Maraca

Jorge Carrano disse...


O tricolor, depois do time da mulambada, é o mais organizado no Rio. Falo do time e não do clube.

Jorge Carrano disse...


Sequei o Flu.

Juro que torci, mas parece que sua torcida não confia e não foi ao estádio.

Riva disse...

Não temos treineiro !

6 jogos e não sabemos qual o time titular .... e joga sem o 9 lá na frente, fechado, em jogo em casa ...

Arrego, penico !

Jorge Carrano disse...


Você está falando de que time, Riva?

Vários se encaixam no perfil.