18 de fevereiro de 2020

O tempo



O tempo, na dosagem certa, é solução para todos os males, todas as aflições e angústias. Embora também ponha fim às alegrias.

Pinçado via Google
Mas o que não tem uma dupla face? Nós mesmos somos uma pessoa e pensamos ser outra.

Indo direto ao ponto mais futuro da argumentação, e considerando a inexistência de reencarnação, o tempo – o passar dele – leva ao óbito e por via de consequência ao fim dos problemas, entraves, imbróglios e disputas.

Tem a desgastada piada, de tão antiga, de que o problema do menor abandonado se resolve com a passagem do tempo, porque ele atingirá a maioridade e irá se transformar num delinquente comum.

Dizem, com certa razão, que o tempo cicatriza feridas da alma. Que o tempo leva ao esquecimento a fase difícil. Que o tempo leva ao perdão.

Esquecimento é colapso da memória. Dali celebrizou o tema em obra clássica, sem limitar o tempo.

"A persistência da memória"

O tempo é imaterial mas tem valor de mercado. Os psicanalistas são a prova. Você paga por hora, a hora que ele disponibiliza.

O tempo é parâmetro, é medida, para uma jogada no xadrez, no futebol, no uso da palavra para encaminhamento em votações no Congresso, para advogado assomar a tribuna nos tribunais superiores... tudo cronometrado.

O desperdício de tempo é fatal porque irrecuperável. Mas o tempo bem empregado se estende por uma vida. O  tempo que você dedica ouvindo seu filho, por exemplo, vai redundar em sobra de tempo no futuro.

O tempo é finito para nós, será infinito para a humanidade? Assim como o universo saiu do nada, brotando como um cogumelo, poderá voltar ao estágio do nada.

Se você é criacionista pense que se Deus criou tudo, ou deu início a tudo, poderá se aborrecer, ou decepcionar com o resultado, e eliminar tudo, como um ilusionista faz como sua assistente de palco. Só que sem truque, pois não precisaria.

Obtido na rede mundial
O tempo que você dedicou à leitura deste texto vai leva-lo, com certeza, a uma reflexão ou outra certeza: quanto tempo perdido.

O que você teria feito de melhor?
  

2 comentários:

Jorge Carrano disse...

O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus ... bem, deixa p'ra lá.

Caminhava com meu caçula quando ele comentou que é amigo do Renato há 35 anos. Eles se conheceram no Liceu,. Levei um susto. Como assim meu filho mais novo tem uma amizade de 35 anos?

Isso me chamou atenção para a passagem de tempo. Dei- me conta, por exemplo, que meu pai, nascido em 1906, faleceu em 1963 aos 57 anos de idade. Portanto, neste ano de 2020, são completados 57 anos que nos deixou nesta vida terrestre.

Esteve aqui durante 57 anos e nos deixou pelo mesmo tempo.

Não notei, senão por pequenos problemas de saúde, a passagem de meus 80 anos de vida; e menos ainda meus 56 anos de casamento que se completarão no final deste ano.

Riva disse...

Era bom ter Síndrome de Peter Pan. Está passando com o tempo.

Para quem não sabe, ter essa síndrome te leva a algumas inconsequências, pela ótica dos consequentes. Te leva a anacronismos, pela ótica dos modernos.

Mas com o tempo, o Peter Pan vai perdendo força nas asas .... e vai caindo na real.

Ainda sou "repreendido" por algumas atitudes anacrônicas, vou lutando contra o tempo, se é que isso é possível ... rsrsrs