1 de fevereiro de 2020

Carnaval e outras multidões





Imagino que seja da idade, embora conheça velhinhos que gostam de agitação, de aglomerações.

A queima de fogos na Praia de Icaraí, que já me motivou hoje me assusta. Não, não é pelos fogos em sí, mas pelo comportamento das pessoas.

Uma grande parte das pessoas que vão para a praia no réveillon, está embriagada ou ficará no curso da noite. E fica inconveniente.

Fui de frequentar o Maracanã com mais de 100 mil pessoas  se esbarando, se empurrando, disputando espaço. Hoje fico na poltrona, em casa.

E no carnaval já fui ao Cacique de Ramos , a ensaio da Portela onde me juntava aos foliões suados; e meus três melhores carnavais "brinquei" no Clube dos Democráticos (grande sociedade carnavalesca ao tempo em que a mesma ainda desfilava com seus carros alegóricos recheados de belas mulheres).

Com o noticiário diário sobre o coronavirus, que se originou na China, fico pensando sobre ser inevitável que se espalhe pelo planeta. Afinal como controlar, isolar e dar atendimento a cerca de 1,400 bilhão de pessoas, ou seja, sete vezes a população do Brasil.
Isso sem contar  as pessoas que lá estão de passagem.

Grupos grandes, até mesmo familiares, são potenciais focos de degeneração, de ovelhas negras. Um amigo, falecido, dois anos mais jovem do que eu, viu-se bisavô. Quando o cumprimentei comentou: “fico preocupado, Carrano, quanto maior a família mais arriscado fica alguém não dar certo”.

Rock in Rio, por exemplo. Se não fui ao primeiro não seria agora que iria enfrentar filas imensas, dificuldade de transporte, correria para ocupar espaço melhor, etc.

Bem, há casos e casos. Morando em São Paulo enfrentei todos estes inconvenientes de filas, empurra-empurra, e correria para assistir a apresentação do Pavarotti, no Pacaembú.

Não, não fui seletivo ou sofisticado e nem gosto mais de música chamada clássica do que de uma boa canção popular, em qualquer língua Quer coisa mais clássica do que o jazz dos anos 40 e 50 do século passado?

Explicações:
1)  Quando ainda ia a praia no 31 de dezembro, o que menos me motivava era a queima de fogos; ia para molhar os pés e pedir proteção. Não estou chegando ao 80 anos por ser devoto de São Jorge, mas a 80 anos o tenho como protetor.
2)  Na China tudo é maxi, grandioso. Não só a população senão também a muralha objeto de visitação turística. E nos últimos anos a economia, que já se ombreia a americana.
3)  Meu primogênito foi ao Rock in Rio, primeira edição; e meu caçula saiu de Niterói para assistir ao Pavarotti em São Paulo. Foram as circunstância que determinaram esta diferenciação.
4)  Meu gênero preferido é o jazz, mas a bossa nova tem um balanço, um suingue que se assemelha.
5) Atualmente, em face da lamentável situação do Vasco e do Arsenal, na Inglaterra, nem na poltrona assisto futebol.
6) A sede do "Democráticos" ficava (parece que ainda está no mesmo local) na Rua Riachuelo, ali na Lapa. Graças ao amigo Doraly, cujo irmão era sócio, tinha acesso como convidado. Já na travessia encontrávamos meninas do Beto e da Dinah, algumas das quais iam também para a mesma sociedade carnavalesca. Se você não conheceu o Beto e a Dinah é melhor deixar para lá. Os bailes aconteciam das 23:00 até as 05:00 da matina. 
7)  Fico pensando com meus botões, como é governar mais de um bilhão, na verdade 1,4 bilhão de pessoas.
Só mesmo com pena de morte, muito investimento em educação  e sentimento inato de dignidade dos orienteais.

4 comentários:

Riva disse...

Ontem dois funcionários meus vinham caminhando na Av. Rio Branco, quando eles e todos que estavam na calçada viram um grupo de supostamente chineses vindo em direção a eles.

Acreditem: uma turma enorme atravessou para o outro lado !!
(pano rápido 1)

Imaginem o coronavírus pulando Carnaval pelo Brasil !
(pano rápido 2)

Pelo visto, o CR ATM vai arrebentar de novo em 2020. Não tem adversários. Só a GROBO agora ... a Criatura se volta contra o Criador.
(pano rápido 3)

Jorge Carrano disse...


Ótimas observações, Riva.

Vamos ficar do lado da Grobo? Dura escolha, hein!?



Riva disse...

Dura ...

Jorge Carrano disse...


O coronavirus e a economia no Brasil e no mundo.

https://www.terra.com.br/economia/coronavirus-como-o-avanco-da-doenca-ja-impacta-economia-do-brasil-e-do-mundo,c9a9e971827b608102877ba92f2a6ad0gewtalzu.html