4 de setembro de 2022

Outras histórias de Niterói

 

As fotos abaixo são da Estação Ferroviária General Dutra, na Av. Feliciano Sodré, onde muitas vezes embarquei com destino a Cachoeiro de Itapemirim para namorar em finais de semana ou durante as férias, num período  4 anos, até que a namorada, em seguida noiva, em dezembro e 1964 tornou-se minha mulher, companheira de fé até os dias de hoje.




A imagem abaixo é da Sociedade Portuguesa de Beneficência, mais conhecido como Hospital Santa Cruz.

O prédio hospitalar está ao alto, na foto, na elevação.


Em maio de 1958, um acidente marítimo acabou dando nome a um trecho da Praia de Itaipu, no praião: Camboinhas.

Um cargueiro com este nome vinha da Argentina e na altura de Mangaratiba apresentou problema, tendo  que ser rebocado.

Só que o reboque não  deu conta do  recado  e o  cargueiro, à deriva, veio dar com os costados aqui em Itaipu.

A Marinha pensou que resolveria o encalhe do Camboinhas com uma corveta, de nome Angustura. Mas qual o quê, o que conseguiram foi encalhar também a corveta,  atirada para a areia pelas ondas.

Agora eram duas as embarcações encalhadas.

Um mês depois enviaram 3 rebocadores de alto mar, (Tristão, Triunfo e Tridente) e mais duas corvetas (Imperial Marinho e Solimões) e na maré baixa retiraram a Angustura.

Mas o Camboinhas teimava em não desencalhar. Resultado: foi desmontado ali mesmo.

Hoje Camboinhas, a praia, e não o cargueiro, é uma das mais requisitadas da cidade.

Abaixo momentos da empreitada.









4 comentários:

RIVA disse...

Tenho raras lembranças quando era bem criança, raras ...

Mas uma delas foi o Camboinhas. Meu pai nos levou - eu e meu irmão Freddy - na praia, em seu Ford 41, para ver o navio encalhado. Chegamos bem perto dele, as pessoas podiam subir pelas escadas, mas ficamos na areia. Eu tinha 5 anos. Ia fazer 6 em junho.

Tenho outras lembranças, todas relacionadas a brinquedos que ganhei, mas não sei qual era a minha idade.

Jorge Carrano disse...


Acesse este post e vaja sua foto rsrsrs.

https://jorgecarrano.blogspot.com/2014/02/camboinhas.html

Tem que selecionar o link e colar na barra do navegador.

Jorge Carrano disse...


O post cujo link está acima, teve boa repercussão.

Inclusive entre internautas ocasionais.

Jorge Carrano disse...


Foi também nesta estação ferroviária General Dutra citada no texto, que embarcamos, um grupo de liceistas, para Cachoeiro de Itapemirim, para um torneio esportivo, aventura descrita no livro "Lembranças do meu Liceu", de autoria de Carlos Augusto Lopes Filho.