2 de setembro de 2022

Trilogia imperdível

Refiro-me a trilogia, de autoria de Robert Harris, sobre Marco Túlio Cícero (Marcus Tullius Cicero), advogado, político, filósofo, escritor, célebre orador e cônsul romano.




2 comentários:

RIVA disse...

Não conheço. Sei que o final dele foi igual ou pior do que Jesus Cristo.

O pouco que sei da sua história de vida tem a ver com mais tarde, mais de 1500 anos, o surgimento do Iluminismo.

Todos os dias, em meu home office, encontro tempo para um "passeio" pelo GE, é realmente muito bom reler tudo que escrevemos há tempos. Estava hoje relendo posts da mesma época que vivenciamos hoje - pré eleições e eleições.

Tudo exatamente igual, mesmos sentimentos, mesmas expectativas/desesperança, mesma repulsa por diversos motivos, estagnamos politicamente.

E também estagnou o ser humano. Nada li sobre Marco Tulio, filho de Cícero, mas li ASCENSÃO DECLÍNIO E QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO, numa edição condensada de 1000 páginas ... exatamente como hoje em diversos pontos do lindo Planeta Azul.

Acompanho a série ALIENÍGENAS DO PASSADO no History Channel. Gosto muito das pesquisas realizadas, e todas têm um ponto em comum .... sim, os "caras" estiveram e ainda andam por aqui nos observando, mas não sei porque.

Seríamos um laboratório de experiência da evolução da espécie, mas me pergunto ... então o TEMPO não deve realmente existir em outras galáxias, porque esses "caras" continuam uma experiência que deve durar uns 10.000 anos do nosso tempo, com grandes chances de não dar em nada ..... que o digam Jesus Cristo e Marco Túlio.






Jorge Carrano disse...


Possivelmente você leu ou ouviu uma frase celebrizada por ele:"Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra".

Quatro de seus mais eloquentes discursos estão na obra Catilinárias.