30 de agosto de 2022

Injúria, calúnia ou difamação ?

Pesquisei na rede mundial e consegui dados sobre o livro da Juliana Dal Piva, que se propõe a revelar detalhes do mecanismo utilizado por Jair Bolsonaro para se locupletar. 

A área criminal é uma praia que não frequento, mas tenho na memória resquícios das aulas do Dr. Álvaro Sardinha, na UFF. 

Se não houver processo, então é tudo verdade.

Eis trecho da apresentação do livro:

 "Resultado de mais de três anos de apuração, O Negócio do Jair: A história proibida do clã Bolsonaro desvenda o passado secreto da família que hoje comanda o Brasil. A jornalista Juliana Dal Piva parte do escândalo das rachadinhas exposto pelo caso Queiroz, a partir de dezembro de 2018, para contar uma história que remonta à entrada de Jair Bolsonaro na política na década de 1990.

No centro do passado que o clã tenta abafar, está um esquema de corrupção conhecido entre os participantes como o "Negócio do Jair". O arranjo ocorria nos gabinetes funcionais ocupados pela família de Bolsonaro em seus mandatos políticos, seja de vereador, deputado estadual ou federal, e envolvia seus três filhos mais velhos, as duas ex-esposas e a atual, amigos, familiares – muitos deles atuando como funcionários fantasmas –, além de advogados e milicianos.

Com base em depoimentos exclusivos, cópias sigilosas dos autos judiciais, mais de cinquenta entrevistas, mil páginas em documentos, vídeos e gravações de áudio, a autora demonstra como, à sombra dos grandes esquemas partidários, o clã acumulou milhões de reais e construiu o projeto político autoritário e regressivo que conduziria o chefe da família ao posto mais alto da República."

Ficha Técnica

Capa: Celso Longo e Daniel Trench
Páginas: 328
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.401 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 23/09/2022
ISBN: 9786559790807
Selo: Zahar


17 comentários:

RIVA disse...

Não sou bem informado nos bastidores da operação diária em gabinetes de políticos, ainda bem.

Mas sei que a "rachadinha" faz parte da nossa vida no Brasil há décadas, no futebol, em nomeação de cargos na iniciativa privada e pública, não é surpresa para ninguém.

Querem tirar o cara de qualquer maneira, tentam há 4 anos, e não conseguem. Chegam ao ponto de não se envergonharem de votar num condenado por corrupção em 3 instâncias, e libertado com uma canetada por ser o único que talvez o vença nas urnas, pois nenhum outro tem força para tal .... não conseguiram criar a 3ª via, então agora é fogo total em cima do cara.

O fato é que o Brasil se perdeu ...não sei se haverá recuperação para as próximas gerações. Qualquer um que ganhar não terá paz para governar, novamente.

Resta saber se é bom ou ruim ganharmos a Copa do Mundo !

NOJO !

Jorge Carrano disse...


Concordo com sua opinião: "Qualquer um que ganhar não terá paz para governar, novamente."

Dependerá muito do congresso. Portanto é fundamental que sejam eleitos deputados e senadores comprometidos com o destino do país e as condições sociais da população. Coisa difícil ...

Jorge Carrano disse...


Esqueci das rachadinhas:
O fato de ser uma prática antiga e de conhecimento público, não as tornam - as rachadinhas - moralmente legítimas e menos criminosas quando evolvem dinheiro público.

RIVA disse...

Rachadinha é imoral, é furto/roubo da grana de alguém. É superfaturamento, é crime. Mas infelizmente por aqui os crimes não são tratados com o rigor e peso que deveriam ter. Inclui-se na lista o racismo, misoginia, escravidão, estupro e tantos outros .... ah ! faz parte da nossa cultura .... dizem muitos !!!

Não esqueço uma declaração da Rosane Collor dizendo que quando vc acusa um prefeito do interior do Alagoas de estar roubando, ele fica ofendido porque realmente acha que não está roubando. A coisa vem de geração em geração, com a maior naturalidade ! Parece aquela história de cortar o rabo do peru de Ação de Graças pra colocar no forno nos EUA ... vcs conhecem ?

Lembro também de uma crônica nos anos 80 sobre a polarização na Colombia, dividida ao meio pelas FARC : o título era A BANALIDADE DA MORTE.

Pois é, vamos caminhar para a banalidade de crimes diversos, ou o nosso parlamento vai reverter esse processo, essa tragédia brasileira ?

Eu, pessoalmente e infelizmente, não acredito que esse parlamento e esses poderes desejam essa reversão.

Será a solução 100% constitucional ?

PS: e hoje à noite, o Palmeiras deve, com seu futebol feio mas eficiente, iniciar a caminhada para mais uma final da Libertadores da América.



Jorge Carrano disse...

Nunca comentei sobre polarização porque não vejo nada de extraordinário ou que tal fato seja nocivo.

Nos USA (democratas e republicanos) e no Reino Unido (trabalhistas e conservadores) dividem preferências e se alternam no poder democraticamente.

Trump é uma exceção repudiada. Patife, ser abjeto, que deverá ser excluído da vida pública. Torço por isso.

RIVA disse...

A polarização é nociva a partir do momento em que é incentivada pelos protagonistas, agredindo, caluniando o outro lado, detonando qualquer boa ideia de desenvolvimento.

Ela não é nociva quando as partes se juntam para lutar por projetos em comum para o nosso desenvolvimento social e econômico. Não temos esse cenário, você sabe que independente de quem ganhe a eleição, será bombardeado por 4 anos pelo outro lado, projetos engavetados no parlamento.

Então, sim, a polarização é assassina da população, da nação....alavanca a pobreza, o ódio, a miséria, o subdesenvolvimento, o atraso.

Um exemplo : o excelente projeto dos CIEPs desmontado pelo Moreira Franco assim que assumiu, porque eram "brizolões".

PS : o Palmeiras não jogou nada e conseguiu um resultado plenamente reversível. E hoje estaremos todos torcendo muito por Aquele Time do Mal ... rsrsrsrs



Jorge Carrano disse...


Insisto que polarização não é problema, quando os blocos (facções, coligações, partidos), tem programas de governo, diretrizes, bem definidos.

Não é o nosso. Longe disso.

As lideranças, por si sós, são deletérias, dão asco, têm passados que passam longe da decência, do espírito público, da capacidade de gestão.

Sem nomes viáveis (lideres, estadistas) são feitos conchavos fisiológicos, que aglutinam até pensamentos diametralmente opostos.

Tenho alterativa legal, porque amparada em lei, que é não votar. Estou com 82 anos.

Tenho pouco mais de um mês para decidir.

Jorge Carrano disse...


O Palmeiras está dissolvendo. O Atlético Mineiro já derreteu faz tempo. Restou o time da mulambada, da urubuzada, do que tem a maior torcida por falta de imaginação

RIVA disse...

Polarização :

Pois é, nem partidos temos, são mais de 30 castas, feudos, sei lá como classificar esse parlamento.

Eu sempre fui parlamentarista, mas acredito que nem isso daria certo num país corrompido pela ganância, ignorância, desrespeito às próximas gerações (sustentabilidade), todos os ingredientes de uma republiqueta de bananas.

Fiz 70, mas vou lá votar sim. Só estou sendo convencido pela MV a não levar meu nariz de palhaço, com o qual causei confusão quando votava aqui em frente, no extinto Colégio Pio XI, que hoje é a Loja Leader.

PS : vi ontem Furacão x Porco, e fiquei impressionado com o baixo nível técnico das duas equipes, numa semifinal de Libertadores.

Realmente no cenário atual ATM está em ascensão. Apesar de feliz com alguns jogos do meu FLU, não temos elenco para sustentar uma campanha regular. Já o ATM tem, inclusive com o 9 que considero hoje o melhor 9 do planeta (Pedro). E o Arrascaeta se jogasse na Europa certamente seria candidato à Bola de Ouro. Joga muito.





Jorge Carrano disse...


UFA!!!
Até que enfim temos a mesmo opinião, 100%.

Arrascaeta é o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro.

RIVA disse...

Carrano, mandei pra vc uma analogia do cenário atual com a obra O ALIENISTA de Machado de Assis. Vc não leu ou não quis comentar ? Achei perfeita !

PS1 : impressionante a constatação ontem da fragilidade do VELEZ, massacrado em Buenos Aires por Aquele Time do Mal (ATM) !

A Libertadores realmente caiu muito de qualidade (só tem o ATM), permitindo vários times ruins participarem, que passando pela fase de grupos conseguem êxito no mata mata seguinte.

A Sulamericana a mesma coisa, com 4 times ruins na semifinal.

E a Premier League de vento em popa ! As always !

PS2 : acho que vai ser no 1º turno.

RIVA disse...

Adendo :

Finalmente a MV testou negativo hoje. Eu tinha testado negativo há 2 dias.

Voltando então à vida quase normal, apesar de ainda estar comendo caixas de sapato. Hoje vou variar .... Nike ao invés de Reebok !!

E continuaremos com máscaras.

RIVA disse...

Rapaz, o blog é sensacional. É um repositório leal do que fomos ao longo desses últimos anos, sentindo, vivendo, analisando tudo em nossas vidas.

Carrano, releia esse :

http://jorgecarrano.blogspot.com/2017/05/lula-la-na-cadeia.html

Não é provocação nem ironia de minha parte. É a constatação da merda em que nos metemos como nação por muitas gerações, se não houver uma deflexão aguda.

RIVA disse...

http://jorgecarrano.blogspot.com/2018/09/no-futuro-todos-terao-seus-quinze.html

Esse também é arrasador !

Jorge Carrano disse...


Riva:

Na época deste post, e nos dois anos anteriores, coloquei Lula e o PT na berlinda, pelos descalabros e roubalheiras perpetrados.

Seu irmão, e meu amigo, Freddy, todas as vezes em que eu pregava que queria ver o "molusco" preso em Presidente Prudente, Freddy afirmava que isso jamais aconteceria.
Não que ele fosse Lulista, mas porque não acreditava nas instituições. Deu no que deu. O Ali Babá foi preso.

Morro de rir quando alguém acha que sou lulista (e até comunista) porque critico e abomino o capitão. São duas figuras nocivas, repugnantes.

Sabe a lembrança mais, como direi, inusitada que tenho do Freddy? Em nosso primeiro encontro perguntou quanto custaria manter um advogado sob contrato, porque achava "chic", como acontecia nos filmes, em qualquer imbróglio entregar ao oponente um cartão e dizer "procure meu advogado".

Uma grande figura seu irmão. Discordávamos muito, mas havia respeito, embora, penso eu, a Flávia e a Renata discordassem.

"O Alienista". Machado de Assis era meu autor predileto, em língua portuguesa..
Cheguei a presidir um júri simulado de Capitu, porque havia lido, duas vezes "Dom Casmurro".
Foi no Colégio Nilo Peçanha (não no Liceu Nilo Peçanha), cuja proprietária e diretora era a Sra. Maria José de Souza Cid.
E aí? Houve ou não traição?

Não comentei porque iria me alongar sobre "O Alienista".

Passados alguns anos, José Saramago me conquistou, mas em língua portuguesa de Portugal.

ATM tem, sem dúvida e infelizmente, o melhor elenco no Hemisfério Sul. E um treinador competente.

Premier League, ainda é a melhor, mais bem organizada e disputada. Acompanho há anos e cada vez fica melhor, porque o equilíbrio aumenta a cada temporada. Até o Arsenal está botando as manguinhas de forra, para minha surpresa, que não admiro o Arteta.

RIVA disse...

O ALIENISTA impressiona, como também letras de músicas escritas há décadas por compositores já desaparecidos. Talvez não surpreenda tendo em vista que o Brasil permite o renascimento de figuras caricatas assim. A fase é cruel, haja vista o sucesso da Anitta, por exemplo, no cenário musical.

O GE é espetacular. Só abrir em qualquer ano, qualquer data, e se deliciar com os posts.

PS : Vasco sofreu ontem, hein ? Vi o 2º tempo.

Jorge Carrano disse...


Bota sofrimento nisso.

Vamos ver se com dinheiro, agora, não precisará vender a qualquer preço alguns jovens e bons jogadores vindos das bases.

E se contrata um técnico experiente, com curriculum vencedor.