21 de abril de 2023

Tuyú

 

Minha querida e saudosa mãe, que me deu de mamar até os três anos de idade, se este fato não passa de uma destas lendas familiares que não guardam relação com a realidade, foi a criadora desta expressão do título, que já explico.

Não tenho este  registro de memória porque se tivesse teria, na época, alforriado minha mãe desta nobre obrigação alimentar.

Ou, já um pouco mais crescidinho, teria pedido desculpas pelo inconveniente.

Mas que meus cabelos só foram mesmo cortados quando completei 3 anos de idade,  tenho esta que é a mais antiga de minhas lembranças.

E a foto abaixo.




E foi o Dirceu, dono do salão na Rua Silva Jardim, que tosou cortando no estilo "Príncipe Danilo" moda na época.

Mas vamos ao significado do título. Minha mãe, a partir de certa idade, passou a se referir às datas natalícias como tuyú.

Por exemplo, hoje, data de meu aniversário - 83 anos - ela diria "parabéns por seu tuyú". Ou nos lembraria: "terca-feira é o tuyú da avó de vocês."

Assim, para ela (e depois para nós), tuyú virou sinônimo de aniversário.

O uso da letra "y" fica por minha conta.

Esta forma personalíssima de se referir aos aniversários, como parece óbvio foi  tirada da canção "Happy birthday to you".

No caso de hoje para mim. Obrigado!!!

  

5 comentários:

Jorge Carrano disse...


Obrigado pelos votos antecipadamente (rsrsrs).

Bom feriadão para todos.

Jorge Carrano disse...


Visitem LORD GIN, por favor.

https://jorgecarrano.blogspot.com/2023/02/narrativas-de-lord-gin.html

Jorge Carrano disse...


Já recebi cumprimentos virtuais da CVC Viagens e do Bradesco.

Falta você rsrsrs.

RIVA & MV disse...

Como enviamos os parabéns pelo Zapp, eu e a MV, para rgistro então :

Parabéns meu caro amigo ! Desejamos a vc muita saúde, longevidade com muuuitas alegrias entre os seus.

Abrs e Bjs

Riva & MV

Jorge Carrano disse...


Obrigado Isa e Riva, por lembrarem da data e pelos votos.

Obrigado, Alessandra, pela mensagem via zap. Sei que você nos acompanha em silêncio aqui no blog.