Por
Carlos Frederico March
(Freddy)
Gostaria de relembrar post recente que apresenta nas últimas fotos a invasão de um desfile de moda por ativistas do movimento Femen
Não sei exatamente qual foi intenção do protesto daquela mulherada bonita, mas com certeza tenho minha avaliação sobre desfiles de moda. Em primeiro lugar, afirmo que as moças que protestavam são mulheres, dá para ver pela anatomia. Já as que desfilavam são cabides, quase anoréxicas.
Sem menosprezar a importância de manifestações diversas, feministas ou não, vou neste texto me limitar a dar minha opinião sobre os desfiles de moda.
Por que os desfiles? São uma forma de estimular a sociedade consumidora, capitalista, a comprar itens dos quais não precisa. Apenas deseja. Uma roupa, para incluir o público masculino, usada hoje e que pode ter custado uma pequena fortuna de nada vale amanhã se estiver fora da moda. Mesmo que praticamente intacta. Jogue-a fora (ou sendo politicamente correto: doe-a) e compre outra.
Práticas capitalistas como obsolescência programada (aparelhos que dão defeito por projeto) são velhas conhecidas para fazer o capital girar. Azar de quem não tem dinheiro sobrando e compra um item desses. Pode ser um liquidificador, uma impressora, um nebulizador, uma peça de automóvel, qualquer coisa. A indústria não tem pena.
Contudo, a obsolescência pode não ser funcional, mas tão somente a mera imposição de uma moda, fenômeno exclusivamente social. Ter um carro que já saiu de linha é sinal de pobreza, num ponto de vista satírico. Você pode ser criticado, discriminado ou até sofrer bullying por estar portando uma peça de roupa ou acessório fora de moda. Em suma, é "obrigado" a consumir para estar "dentro".
Uma vez eu li um capítulo de livro sobre comportamento humano que versava sobre evolução da moda que achei muito interessante. Mostrava que o jeitão da roupa sempre ia do mais curto para o mais longo e do mais justo para o mais folgado. A explicação era clara: isso impossibilita a reforma de uma roupa usada de modo a adequá-la à nova moda! Para segui-la, a pessoa é obrigada a comprar o novo item. No estágio final (grande e folgado), há um salto abrupto (curto e apertado) e o ciclo recomeça.
Portanto, o consumidor de moda é alvo de uma estrutura grande, muito bem arquitetada por grupos de interesse, empresariado e formadores de opinião, de maneira a mantê-lo sempre em falta, sempre precisando fazer uma compra para estar bem com o grupo social ao qual pertence (no capitalismo, claro).
Neste texto, deixo claro, meu foco não será o vestuário e sim as mulheres. No mundo da moda estão presentes duas características. A primeira delas é ser capitaneado na sua maioria por gays (homossexuais masculinos).
Nada contra as preferências sexuais de ninguém, mas o estilista gay não aprecia o corpo feminino. Usa-o apenas como cabide. O desdobramento disso é que as mulheres que se prestam a trabalhar no meio têm de seguir o padrão físico exigido por eles.
Fashion Rio Verão 2013 |
A segunda característica decorre da primeira: chegar ao ponto por eles desejado impõe uma dieta de fome. A síndrome da magreza acaba chegando à consumidora, que se espelha no que vê nas glamurosas passarelas. Afinal, uma top como a nossa Gisele Bündchen não deixa de ser uma propaganda ambulante. Só que o padrão é muito difícil de ser atingido e propicia o aparecimento de anoréxicas, muitas das quais ficam doentes e até falecem, na busca desesperada por um lugar nas passarelas, ou apenas em sua roda de amizades.
Gisele Bündchen - Victoria Secret |
Mulher, no sentido de companheira para um homem, não precisa ser um esqueleto ambulante nem andar envolta em absurdas fantasias idealizadas por estilistas enlouquecidos. Costumo afirmar, e tenho seguidores, que a melhor roupa a ser usada por uma mulher para impressionar seu homem é NENHUMA. Se o recato impõe algum tipo de vestimenta, que seja simples e bonita, bem talhada e útil. De preferência, mais uma vez, fácil de ser tirada.
Monika |
Crédito das fotos:
Modelos
http://www.modaempauta.com.br/2012/05/fashion-rio-verao-2013-segundo-dia.html
Gisele Bündchen
http://mdemulher.abril.com.br/blogs/modaspot-news/gisele-bundchen-faz-30-anos/
Monika
http://www.m-u-s-e.org/public.php
(não recomendado para puritanos)
A quem se interessar: a moça da última foto, codinome Monika C, é modelo do fotógrafo Richard Murrian e capa do seu livro de nu artístico "See me, Feel me":
http://www.amazon.com/See-Me-Feel-Richard-Murrian/dp/3037665734
Tem uma irmã (Eliska) que posa com ela em dupla, mas paro por aqui...
22 comentários:
Façamos justiça. A Gisele Bundchen está longe de ser um cabide. Se fosse nele caberiam todas as minhas roupas.
Concordo em parte. Ela, apesar de magra, é alta e tem formas bem definidas, além de um rosto bonito. Mas a irmã gêmea dela é mais bonita!
Abraço
Freddy
Ela (Gisele) seria o que se convencionou chamar de falsa magra.
Já que estamos no terreno da concordância, confesso que penso o mesmo sobre os costureiros odiarem as mulheres.
Veja a Mary Quant, por exemplo, criou a moda mais feliz até hoje inventada: a minissaia.
A vaidade pessoal e' que leva as pessoas a comprarem coisas que nao sejam itens de primeira necessidade, e isso ocorre tambem entre os amantes do socialismo.
Marx, Engels ficariam felizes com esta definicao e outros papagaios socialistas a repetiriam ardorosamente....
Quero ressaltar que respeito a opiniao do Freddy e nao quero aqui desqualificar o que foi escrito.
Todos nos sem excessao, ja compramos algo na vida que nao era entao relamente necessario. Isso ocorre quando trocamos um carro que ainda esta' bom, e nao esta obsoleto, por um modelo mais novo, ou quando preferimos um restaturante que tem algum prato que gostamos ao inves de um mais barato para apenas matar a fome, para citar apenas dois exemplos.
Quanto a silhueta dessas modelos, perfeito pois alem de ser um mundo onde so' quem tem muito dinheiro frequenta, nao representa do ponto de vista masculino o que os homens querem ver em uma mulher, alem do mais em minha opiniao varias com aparencia palida que nao demonstra saude apenas uma outra condicao similar ao abuso de alguma substancia.
Agora, conheco MULHERES que dizem (Antes que me chamem de machista, sexista ou o escambal...) que elas nao se vestem para os olhos masculinos, mas para causar "frisson" em outras mulheres, porque os homens dao mais importancia ao despir do que ao vestir...
Controvertido... Abracao, Rick
A propósito, caro primo, imagino que em matéria de futebol você prefira o nosso (principalmente o Fla), talvez por isso não acompanhe a competição americana promovida pela NFL, onde joga o marido da Gisele, o Tom Brady, como quarterback, pelo Patriots,
Sem duvida que prefiro o nosso futebol ou football como os ingleses dizem ou soccer, so' gostaria de ter mais tempo para acompanhar mais jogos como por exemplo os da Europa.
Acompanho alguns jogos de futebol americano mas nao com o mesmo entusiasmo.
Futebol-Football-Soccer por aqui e' um mercado e franco crescimento, mas ainda nao tem o mesmo apelo que outros esportes.
E' a belissima Giselle (concordo tb com a teoria da "falsa magra"), foi inclusive bastante "zoada" quando o Patriots, perdeu o Superbowl porque um passe de Braddy nao foi aproveitado ja' no fim do jogo. Abracao, Rick.
Como já foi dito nesse blog vocês sempre dão um jeito de falar de futebol.
Helga
E de mulher também, não é Helga?(rs) (LOL, Rick)
Agora veja voce: eu nao sabia como o Lula, mas acabo de saber pelo nosso amigo Google, que o FEMEN (Freddy concordo contigo sobre o grupo!) do Brasil foi fechado!
Esta' publicado que: " Depois de desentendimentos e uma acusação de MAU USO DE VERBAS do grupo, as ucranianas fecharam o Femen Brazil e proibiram Sara e as demais de usar nomes e logos oficiais. Agora, as ex-integrantes prometem se reorganizar. “Elas não pensavam na cultura brasileira. Nosso novo movimento vai ser pelo Brasil”, afirma Sara, em conversa com EXAME.com." (referencias Sara Winter ex-lider do grupo no Brasil). Bem, eu nao vou nem falar sobre o uso das verbas, so' posso mesmo dizer que e' provavel que esta "questao cultural" seja real. Como diz um amigo meu ... tristes topicos....
Ricardo, eu mesmo disse no derradeiro parágrafo que para homem a melhor roupa é nenhuma!
E já ouvi também mulheres dizerem que se vestem para impressionar as amigas, pois homens pouco ligam pra isso.
No entanto é preciso ser veemente na crítica à ditadura da magreza. O glamour das passarelas é contagiante e muitas moças já baixaram hospital e algumas já morreram tentando ser modelo.
Quanto à febre de consumo, apesar de ser acometido por ela amiúde, sou um ferrenho opositor da propaganda, item cotidiano no universo capitalista.
Abraço
Freddy
Calma, Freddy, não radicaliza com a propaganda.
Prezado Freddy, estou plenamente de acordo com tudo, com excessao do que se refre a propaganda uma vez que no mundo socialista, as mesmas tecnicas sao usadas para criar pessoas consumistas do proprio regime e/ou ideologia, que e' no caso produto a ser vendido. Obrigado , Rick.
De todas as atividades humanas, uma das que mais me incomoda é o comércio, que depende bastante de propaganda para anunciar e vender. Vou dar um testemunho pessoal, ouvido de quem está envolvido na transação.
Um determinado item era produzido a R$ 22,00 mas o elemento que ia colocá-lo no mercado (o comerciante) precisava manter margens de lucro, custos de estoque, pagamento de impostos (a maior parte, admito), etc. Briga daqui, briga dali, a empresa que FABRICA o item baixou o preço para R$ 16,00. Para tal enxugou o que foi necessário, apesar de ser a parte principal da cadeia: é quem sabe fazer, põe a mão na massa e entrega o item pronto.
Sabem o preço de venda desse item para você, consumidor otário que tem de recorrer a um comerciante para comprá-lo? R$ 88,00! Eu falei oitenta e oito reais!!!
O facínora compra a 16 e vende a 88!
Fecho o pano para não me aborrecer com essa coisa de comércio e propaganda...
Abraço
Freddy
Quem gosta de jogar vem seguindo as justificativas hilariantes da Sony para justificar o preço de venda do PlayStation 4 no Brasil. O preço de custo seria algo como 899 reais, o que não é verdade porque estamos nos baseando em US$ 399 que é o preço de venda ao consumidor nos EUA. Portanto, para a própria Sony o preço de custo de produção é muito menor!
Mesmo considerando o preço de custo de 899 reais, a Sony argumenta que R$ 3.999 é o preço adequado a nosso mercado. Só a parcela relativa a margens de lucro da subsidiária e da revenda é maior que o preço do item nos EUA!
Facínoras!
Serão otários os que vão comprar isso aqui!
Pronto, falei!
=8-(
Freddy
Caro Freddy,
De novo, com todas as vênias, discordo. Você está misturando propaganda com ganância de comerciante. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Para não me estender muito ficarei apenas na propaganda (campanhas) relativas a vacinação das crianças, absolutamente exitosa; a do "Sugismundo", quanto a limpeza das ruas, que na época teve algum resultado, assim como a do uso de cinto de segurança.
Sem a "propaganda" (boca-a-boca) de amigos e clientes que se tornaram amigos, nunca atingiria o número de clientes que tingi.
Por isso, reitero, não radicalize sobre a propaganda.
Correto ! A ganancia eu diria que e' uma especie de "Cavaleiro do Apocalipse" e de alguma maneira esta' afetando nossas vidas neste momento. Assim, e' aquela historia (carissimo Freddy viu como o assunto rendeu?), concordo com o fato indisputavel de que a propaganda foi (vide Dr Goebells), e', sera' instrumento macabro na mao dos gananciosos. Como disse Gordon Gecko (personagem de Michael Douglas no filme Wall Street) "Greed is good !". Abracao.
Piadinha gananciosa : Sera' que as ucranianas decidiram fechar o Femen Brazil dando como uma das justificativas o "Mau uso de verbas" porque as brasileiras declararam que usaram o dinheiro na compra e confeccao de camisetas para usar nas manifestacoes ? (risos)
Caro Rick,
Olha só como ando mal de memória. Em fevereiro você escreveu um oportuno post sobre o Superbowl, falando do Tom Braddy. Está em
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/02/superbowl-xlvii-3-de-fevereiro-de-2013.html
Propaganda, em geral e como norma (principalmente quando bem produzida), é algo feito para instigar no incauto a vontade de consumir aquele item. Portanto, na essência, já é algo danoso à humanidade.
Pior fica quando aparecem as letras miúdas, difíceis de ler, e que só estão lá para cumprir uma lei que finge estar do lado do consumidor. Sim, porque se estivesse as letras não seriam miúdas e sim garrafais.
Sobre comerciantes, conheço raros que usam planilha de custos. A maioria te rouba mesmo. Conheço um dono de restaurante que quando a fila aparece na porta é hora de aumentar os preços.
Cambada de salafrários!
Abraços
Freddy
Caro Freddy,
Compartilho sua indignação com a maioria dos comerciante.
E um pouco, muito pouco, com sua implicância com a propaganda. A chamada propaganda enganosa que inclusive é sancionada no judiciário.
Os tribunais ditos de pequenas causas estão abarrotados de ações indenizatórias por falsas promessas comerciais. E tem a propaganda política obrigatória, que é um nojo.
Mas há propaganda informativa, instrutiva, que tem papel relevante. E são muitas as formas de propaganda.
Não vou doutrinar aqui a uma porque não conheço o suficiente; a duas porque o post versa sobre moda. Propaganda vem do latim propagare, que resultou numa expressão bem parecida em português: propagar, difundir. Assim, por exemplo, se você pega uma mudinha de eucalipto e planta em outro local, você está propagando, Se você fizer isto com centenas de mudinhas, estará criando uma floresta de eucaliptos, ou seja, propagando a espécie.
Sim, há propaganda útil e bem feita, sem subterfúgios.
Bem, a única coisa que me deixou tristinho foi que ninguém falou de Monika...
Sniff...
Uma vez eu fiz um post inteiro só sobre ela, obviamente apenas como exercício(!). É porque ela, em sendo uma mulher real, tem cicatrizes e pintas, e fiz um comparativo entre fotos dela com e sem Photoshop.
<:o)
Freddy
O (a) Fashion Rio Começa quarta-feira, dia 6, depois de amanhã.
Os cabides estarão nas passarelas, com aquelas roupas que não serão vistas nas vitrines.
A inoxidável Gisele, deverá estar presente.
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