Sou, por natureza, conservador. Principalmente em se tratando de regras sociais, costumes, comportamentos.
Nunca, por exemplo, compartilhei despesas com namorada. Nem mesmo o ingresso do cinema deixava que pagasse.
Nunca proferi um palavrão, uma palavra obscena, diante de meus pais, até o óbito deles, e jamais também diante de meus filhos, até a adolescência.
Por isso aplaudo aqueles que brigam por manter o espírito original de leis, dogmas, protocolos.
Darei dois exemplos. Um caso antigo, de rebeldia na Igreja; outro mais recente de antagonismo no mundo científico.
Refiro-me ao Cardeal Marcel Lefebvre e ao cientista Geoffrey Hinton.
![]() |
Marcel Lefebvre |
![]() |
Geoffrey Hinton |
Dom Marcel-François Lefebvre, foi uma grande figura da Igreja.
Permanece nas memórias como o bispo que se opôs à Nova Missa e às reformas do Concílio Vaticano II.
Marcel foi batizado no dia seguinte a seu nascimento e recebeu uma educação profundamente católica em uma família piedosa.
Como ex-coroinha, na Igreja do Sagrado Coração, na Vila Pereira Carneiro, em Niterói, na época coloquei-me ao ao lado de Lefebvre. Mas fomos vencidos. 😇😇😇
Bem, não tenho religião, tenho um santo (orixá) de devoção. São Jorge a quem recorro para todos os fins de direito.
Para exemplificar meu apego a religião, comento que meus dois filhos não foram batizados e nem fizeram comunhão. Deixei por conta e risco de cada um escolher o caminho que bem entendessem, se o caso.
Eles radicalizaram, optaram por princípios e conceitos filosóficos.
Mas continuo achando que Lefebvre tinha razão. A Igreja Católica, pelo menos no Brasil, está perdendo de goleada para os Evangélicos.
No campo da inteligência artificial (IA) já manifestei meu temor pelo caminho tomado, e vejo que não estou só, muito antes pelo contrário estou muito bem acompanhado, por ninguém menos do que Geoffrey E. Hinton.
😂😂😂Já me corrijo, sou eu quem acompanha.
Hinton critica a mudança da OpenAI de um modelo altruísta focado na criação de IA acessível a todos para um modelo focado na lucratividade sob a liderança de Altman.
Além disso, Hinton observou que esta mudança implicou uma diminuição da atenção à segurança na implementação de IAs, para priorizar o desenvolvimento acelerado de novas funções.
Sabem de quem estou falando? Geoffrey Hinton é um dos cientistas considerados "pai da inteligência artificial" (IA). Ele é um psicólogo cognitivo e cientista da computação anglo-canadense.
Notas:
Para ativar a memória recorri a Wikipédia e ao Google de modo geral.
3 comentários:
Acompanho o relator integralmente nos 3 primeiros parágrafos. Também sou assim.
Lembro que quando começou a proliferação do termo "porra", "sacanagem", nunca os proferi na frente dos meus pais. E também nunca fumei na frente deles.
Fui criado numa família católica, batizado no mês do nascimento, fiz 1ª Comunhão, estudei em escola católica, fui coroinha um tempo, até hoje sei muita coisa das missas em latim, e aí.......me libertei de tudo que não desejava, para "desepero" da minha mãe.
Parece coisa boba, pouca coisa, mas me livrei de ter que ir à missa, aprender música clássica no piano e participar de audições no Municipal, comer o que não gostava, vestir o que não queria, etc, etc.
Acompanho a MV em sua frequência à igreja católica, e posso atestar 2 pontos, na minha opinião, claro :
- assisto nas missas Homilias totalmente defasadas com nossa realidade, com a tendência da juventude atual.
- me impressiona a quantidade de pessoas na 3ª idade nos eventos católicos, enquanto nos evangélicos ficam cheios de jovens.
Tenho uma visão diametralmente oposta dos católicos sobre a História da Humanidade, sobre a interpretação da Bíblia e o Velho e Novo Testamento.
That´s all, folks !
PS : cuidado com as SAFs ..... devastam os clubes ... olha o que fizeram com o excelente time do Botafogo, atual campeão da Libertadores e do Brasileirão !
Mais sobre Hinton, em "O Dia", usando o link:
https://odia.ig.com.br/stories/flipar/2025/01/6988121-cientista-premiado-com-nobel-alerta-para-descontrole-da-inteligencia-artificial.html
Esse assunto IA é caótico.
Não há a menor dúvida que viveremos (quem continuar por aki) tempos muito difíceis com a utilização da IA para o Bem e para o Mal.
Não tenho ideia de como nos defendermos...
Postar um comentário