Tenho quase certeza que foi em 1947 que fiz minha opção clubística. Naquele ano o Vasco foi campeão Carioca (invicto). O Rio de Janeiro abrigava o Distrito Federal (capital da República), e eu contava 7 anos de idade.
![]() |
1947 - No elenco havia: Barbosa, Barcheta, Augusto, Wilson, Rafanelli, Ely, Danilo, Jorge, Moacir, Djalma, Nestor, Maneca, Ademir, Dimas, Lelé, Friaça, Ismael e Chico |
Estou com 84 anos, que convenhamos é uma idade para lá da expectativa de vida quando nasci, em 1940, que era de 48 anos (algarismos invertidos).
Então o Vasco não tem efeitos colaterais indesejáveis.
Vejam, por exemplo, o caso da capixaba D. Rosa, comemorando 104 anos.
Dona Rosa, vascaína apaixonada de Nova Venécia (ES), completa 104 anos
Uma família do Bairro de Fátima teve e tem muito à comemorar. É que chegou a vez da dona Rosa Soares Ignacio Francisco completar 104 anos de vida, trazendo ainda, uma de suas grandes paixões: o time do Clube de Regatas Vasco da Gama. "Eu assisto os jogos do Vasco, sou apaixonada pelo meu time do coração. Tenho toalha de banho, colcha de cama e guardo todos os meu topos dos bolos de aniversários, que são todos do Vasco, todo ano", fala.
Sobre a receita de tanta longevidade, além da paixão pelo Vasco, que a proporciona muita alegria, dona Rosa afirma que estar reunida com a família, a traz ainda mais vontade de viver.
Conserva, ainda, uma lucidez invejável, lembra de casos, até de quando era criança. O que não pode faltar, é a paixão dela, que é o time do Vasco, ela é uma torcedora vascaína de coração", como relata.
![]() |
Dona Rosa comemorando mais um ano de vida, como o tema do bolo, claro, seu time do coração: o Vasco |
Precisamos atualizar o texto e corrigir, o Vasco de uns tempos esta parte faz muito mal à saúde, provoca efeitos danosos no coração.
Não tem elenco, nem mesmo um time base. O projeto de ampliação e modernização de seu estádio, que foi o mais importante do país, não sai do papel.
Não consegue se desvencilhar do péssimo negócio que foi a criação da SAF. Selecionou mal a tal 777 Partners, e agora não consegue negociar com outros interessados em assumir o controle acionário.
É triste ver o Vasco jogar. Mas ainda tenho esperança de dias melhores. Vai ser crédulo assim na Cochinchina, lugar mais distante de minha infância.
NOTAS:
Foto do Vasco em 1947, pinçada da Revista Sport Ilustrado. Post publicado em 01. Sérgio Mello, Fotos Históricas, História do Futebol, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em 30 de abril de 2016 por Sérgio Mello.
Matéria sobre D. Rosa em:
2 comentários:
Nesta terça-feira, 11, o advogado Ulisses Rabaneda foi empossado novo conselheiro do CNJ. Indicado pela advocacia, ele herdou a cadeira deixada por Marcos Vinícius Jardim, que permaneceu no Conselho de 2019 a 2024.
Em seu discurso de posse, o novo conselheiro brincou: "em apenas um quesito serei capaz de superar o conselheiro Marcos Jardim. No gabinete saiu a bandeira do Vasco, e entrou a bandeira do Flamengo".
A provocação foi direcionada ao corregedor Nacional, ministro Mauro Campbell, que é vascaíno: "não sei se V. Exa. ficará muito feliz". Por outro lado, agradou ao presidente do Conselho, o flamenguista ministro Luís Roberto Barroso, que lançou: "saudações rubro-negras".
Epa! Vimos que você copiou o texto. Sem problemas, desde que cite o link: https://www.migalhas.com.br/quentes/424471/saudacoes-rubro-negras--brinca-barroso-a-novo-conselheiro-do-cnj
Conheço alguns poucos assim com sua eterna paixão por seu clube de coração. Vivem em função dos seus clubes.
Faz bem ? ....... para a grande maioria não mais, se focarmos em gestão e resultados. Muita decepção.
Os do ATM, rola uma nuvem de hipocrisia e cegueira , como um grande amigo meu de longa data, que enaltece seu clube e se recusa a conversar sobre OS 10 MENINOS DO NINHO ......
Um grande clube não é feito apenas pelas suas conquistas em campo. É bem mais que isso .....
Postar um comentário