O blog já tratou do jogo de tênis (esporte), dos torneios chamados de Grand Slam, de tenistas, e até de uma jogadora em especial, musa da modalidade: Maria Sharapova.
![]() |
Maria Sharapova |
![]() |
Gustavo Kuerten - Guga |
Agora, entretanto - tudo leva a crer - e ponho muita fé, teremos um astro no tênis para torcer: João Fonseca, ainda um menino, mas um menino grande com seus 1,85 m, de altura, aos 18 anos de idade.
![]() |
João Fonseca, carioca. |
"João Fonseca estreia no Rio Open embalado pelo primeiro título ATP, conquistado em Buenos Aires.
O fenômeno João Fonseca faz sua estreia nesta terça-feira (18) no Rio Open 2025, logo após conquistar o primeiro título ATP da carreira e alcançar o posto de número 1 do Brasil, entrando no top 70 do ranking mundial. O carioca enfrenta o francês Alexandre Muller no último jogo da noite, na Quadra Guga Kuerten, diante da torcida local.
Antes do confronto, Alexander Zverev, atual número 2 do mundo, abre a rodada noturna contra o chinês Bu Yunchaokete, às 19h.
Fonseca celebra momento e mira nova grande campanha
Em entrevista coletiva no Jockey Club Brasileiro, sede do torneio, Fonseca falou sobre o impacto do título recente e a motivação para brilhar diante do público carioca. “Essa semana eu realmente percebi o quanto tudo mudou. Me sinto muito feliz e orgulhoso de mim mesmo, mas sempre querendo mais. Ver crianças torcendo por mim, me tendo como inspiração, me dá força para continuar trabalhando e perseguindo o meu sonho de ser número 1 do mundo”, disse o tenista.
Apesar da expectativa elevada, o jovem brasileiro afirmou que está focado no presente e pronto para encarar o desafio no ATP 500 do Rio. “Muita coisa mudou em um ano. Eu saí da posição 700 do ranking para o top 70. É um salto importante e exige maturidade. Meu primeiro título já é passado, agora o foco é no presente e no que pode acontecer aqui no Rio Open”, completou.
Fonseca também garantiu que está em boas condições físicas para encarar mais uma semana intensa de competição. “Foi uma semana cansativa, mas estou ótimo fisicamente e bem preparado. Sei que será uma semana exigente, mas muito especial”, concluiu."
Nota: matéria colhida no Diário do Rio, em https://diariodorio.com/joao-fonseca-estreia-no-rio-open-embalado-pelo-primeiro-titulo-atp/?utm_campaign=News+Di%C3%A1ria&utm_content=Jo%C3%A3o+Fonseca+estreia+no+Rio+Open+embalado+pelo+primeiro+t%C3%ADtulo+ATP+-+Di%C3%A1rio+do+Rio+de+Janeiro&utm_medium=email&utm_source=dinamize&utm_term=News%2C+18%2F02%2F2025
8 comentários:
Antecipei, por motivos óbvios, a publicação deste post.
É importante que seja divulgado antes da partida de estreia do João, hoje à noite.
Para engrossar a torcida.
Vamos que vamos, João.
Interessados em postagens antigas sobre tênis, podem pesquisar utilizando a janela do blog, colocando palavras chaves: grand slam, maria sharapova, gustavo kuerten, etc...
Assistam à partida no Sportv3, canal 37 da Sky.
João perdeu, mas não arrefeceu meu entusiasmo.
Enfrentou um bom jogador.
João Fonseca admite nervosismo e medo em derrota no Rio Open: "Não fui eu dentro de quadra"
Brasileiro lamenta atuação contra Alexandre Muller na primeira rodada do torneio carioca, diz que estava 100% fisicamente e aponta lado mental como responsável pelo revés.
Publicado em:
https://ge.globo.com/tenis/noticia/2025/02/19/joao-fonseca-admite-nervosismo-e-medo-em-derrota-no-rio-open-nao-fui-eu-dentro-de-quadra.ghtml
Nitidamente o João está sem coaching e sem mentoring, processos vitais na carreira solitária de um tenista.
Levou uma surra no 1º Set diante de uma plateia em estado de choque. Aí parei de ver o vexame. Depois soube que tentou se recuperar diante do bom jogo do francês.
Isso me lembrou minha época de tenista. Achava que estava jogando bem, com meu estilo saque voleio, e aí me meti a disputar um torneio no falecido IPC de Icaraí, quadra coberta de saibro.
Pois bem, a pequena arquibancada lotada e a minha raquete ficou pesando uns 200 kilos !!!! Levei 2 pneus de 6x0 e nunca mais joguei torneios, caí na real do meu amadorismo como tenista.
João tremeu ontem, foi nítido, erros infantis, batendo na bola com o aro da raquete (erro grosseiro) .... espero que tenha servido de aprendizado para ele e para sua equipe (se é que tem uma).
Aguardemos sua trajetória.
Ele fez um papel bem aceitável no Australian Open (Grand Slam), quando enfrentou a partida mais longa de sua carreira profissional no duelo que o eliminou do torneio. Ficou em quadra por 3h37min na derrota para o italiano Lorenzo Sonego por 3 sets a 2, com parciais de 6/7 (6/7), 6/3, 6/1, 3/6 e 6/3.
Depois foi para a Argentina onde conquistou o ATP de Buenos Aires, de firma categórica.
Ontem estava irreconhecível.
Guardadas as devidas proporções, foi uma espécie de 7x1 na vida dele.
Vindo de uma ótima conquista na Argentina, muito elogiado pelos grandes tenistas, jogando em casa, família na arquibancada esperando a grande vitória, quadra lotada, e aquele 1º Set parecia o 1º tempo de Brasil x Alemanha em 2014 ! Lembrei mesmo, tanto que parei de ver o jogo.
Postar um comentário