10 de fevereiro de 2025

Comprometimento, técnica, habilidade e amor a arte

Espanta a capacidade criativa de mestres de obras, escultores, pintores e outros artesãos que no passado, com limitados recursos materiais, manejando ferramentas e instrumentos rudimentares, construíram monumentos notáveis, admirados mundialmente.


Catedral de Notre-Dame - Paris


Museu Nacional - Quinta da Boa Vista - Rio de Janeiro


Teto dourado da igreja de São Francisco de Assis - Salvador



Tragédias naturais, fadiga de materiais, falta de manutenção adequada e casos fortuitos, alarmam, preocupam e produzem lamento e dor nas cidades, nos países e no planeta.

Conheci as três icônicas construções antes dos trágicos eventos destrutivos. O mais recente deles na igreja de São Francisco de Assis, na cidade de Salvador, onde parte do teto despencou.

A propósito desta igreja, também conhecida como "igreja de ouro", tenho uma curiosidade para comentar. Ao visita-la, com um casal amigo, fomos informados pelo Zelador, que se quiséssemos melhor apreciar o reluzente ouro que reveste internamente boa parte do templo, e obtermos melhores fotos, teríamos que pagar uma taxa. Que pagamos. Fazia diferença mesmo.

Incêndio na Notre-Dame


Incêndio no Museu Nacional



Destroços do teto da igreja

Chegamos aos finalmentes, para justificar o título do post.

A Catedral de Notre-Dame foi inteiramente reconstruída, respeitando o projeto original. O mesmo se dá no  Museu  Nacional (Quinta da Boa Vista), onde até mesmo parte do valioso acervo está sendo recuperado. E o interior da igreja de São Francisco de Assis certamente será restaurado, havendo  recursos financeiros para tal fim.

Comprometimento, técnica, habilidade e amor a arte, por parte de artistas, restauradores, pintores e artesãos qualificados não faltarão.

Hoje existem mais recursos materiais e instrumentos para refazer, do que quando da época em que foram feitos.

Só é possível por em dúvida o trabalho dos restauradores vis a vis a arte, o talento inato, a criatividade dos protagonistas originais. Geniais.


4 comentários:

Jorge Carrano disse...

Ao ser perguntado sobre como fizera a escultura de Davi (com quase 4,5 metros em um só bloco de mármore, guardada na academia Artes de Florença), Michelangelo disse: "Foi fácil, fiquei um bom tempo olhando o mármore até nele enxergar o Davi. Aí peguei o martelo e o cinzel e tirei tudo o que não era Davi!"

Jorge Carrano disse...

A palavra gênio está vulgarizada.

Jorge Carrano disse...

É preciso cautela e critério para emprega-la, caso contrário não teremos como adjetivar, por exemplo, Michelangelo .

RIVA disse...

Realmente impressionante, e como eng. civil eu diria, inacreditável !
Lalibela, na Etiópia ..... como pode isso ?
https://www.youtube.com/watch?v=aU9F5gi-U0s

Guardadas as devidas proporções, lembro a 1ª vez que fui aos parques da Disney e observei a perfeição da técnica utilizada na construção/reprodução de obras antigas. Isso nos dias atuais com tanta tecnologia agregada às ferramentas e equipamentos.

Mas e há milhares de anos ? Como fizeram ?

Tenho minhas teorias e crenças sobre o assunto, mas aí iríamos entrar num profundo debate sobre interpretação de textos bíblicos.

Existe um livro chamado E A BÍBLIA TINHA RAZÃO de Werner Keller ....levei 8 anos para terminar de ler ! Recomendo.