Especifiquei, no título, que a abordagem ficará limitada ao fruto. Isto em função de matéria que li recentemente, enaltecendo as excelsas virtudes do mesmo.
No campo nutricional, por exemplo, vale ressaltar que o fruto contém duas vezes mais potássio do que e banana e três vezes mais magnésio do que o abacate.
Fui apresentado ao fruto e à grande e frondosa árvore que o gera na casa de meu tio João, irmão de meu pai, que residia em São Gonçalo, numa casa situada ao lado do Abrigo Cristo Redentor.
![]() |
Foto do Google |
Era uma casa em centro de terreno e o pé de tamarindo ficava bem ao lado do portão de entrada.
Bem maior do que esta que ilustra, ao lado, pinçada na WEB.
A seguir (ao lado) inseri detalhe das frutas, ainda presas ao pé, porque é possível que um ou outro, não iniciado, ainda não a conheça. Como meu primogênito, que ao 40 nunca tinha visto ou provado o fruto (caso já narrado no blog).
Assim como o marinheiro Popeye proclamava as virtudes do espinafre, que o fazia ser forte e saudável, assim também acabei propagandista do tamarindo. 😂😂😂
Vou lhes revelar um segredo; é ótimo ser rico em magnésio, em potássio, etc., mas a mim interessa a vitamina "C", da qual sou fã.
Eis a matéria aventada.
O tamarindo é um fruta não muito conhecida pelos brasileiros, mas que merece a sua atenção. Além do sabor único e versatilidade na culinária, ela também é muito nutritiva.
O tamarindo é uma fruta tropical deliciosa e cheia de benefícios para a saúde! Ele tem um sabor agridoce único e é muito utilizado em várias cozinhas ao redor do mundo, especialmente na Índia e África. Inclusive, seu nome vem da expressão “Tamr al-Hindi”, que significa “tâmara da Índia” em árabe.
O tamarindo é uma fruta que tem uma casca dura e marrom e, por dentro, uma polpa pegajosa e ácida, com sementes no meio.
A polpa do tamarindo é bastante versátil e pode ser usada de diversas maneiras, como em sucos, doces, molhos e temperos. Também é muito comum usar o tamarindo para preparar sucos refrescantes ou molhos de carne. Seu sabor doce, porém bastante ácido.
Além do seu sabor único, também vale a pena consumir tamarindo pelas suas propriedades medicinais. A fruta é uma fonte de vários minerais importantes, como magnésio, potássio e ferro, que ajudam na manutenção da saúde geral. Além disso, o tamarindo é rico em fibras que regulam o trânsito intestinal e combatem a prisão de ventre. Entre outros benefícios, também podemos destacar.
Auxilia na digestiva: o tamarindo é conhecido por suas propriedades digestivas que melhoram a digestão e auxiliam no funcionamento do intestino. A fruta é considerada um laxante natural e costuma ser usada como base para sucos, chás e até medicamentos para o tratamento da constipação.
Rico em antioxidantes: a fruta é fonte de muitos compostos antioxidantes, como vitamina C e polifenóis, que combatem os radicais livres, protegem as células dos danos oxidativos e previnem o envelhecimento precoce.
Fortalece o sistema imunológico: o tamarindo é uma boa fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e mantém o corpo mais protegido contra infecções e doenças.
Controle do colesterol e pressão arterial: alguns estudos sugerem que o tamarindo ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, o que pode ser benéfico para a saúde cardiovascular. A fruta também é rica em potássio, um mineral que promove o relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial. Inclusive, 100 g de tamarindo contém, em média, 700 mg de potássio, o que é mais do que o dobro da quantidade presente na banana.
Melhora a saúde da pele: a vitamina C e os antioxidantes presentes no tamarindo também contribuem para a saúde da pele, além de combater o envelhecimento precoce.
Controle de peso: por ser rico em fibras e ajudar na digestão, o tamarindo promove a sensação de saciedade e auxilia na regulação do metabolismo, o que pode ajudar no controle do peso.
Conferir em:
6 comentários:
Especifiquei que o post era sobre a fruta porque tive um professor de latim chamado Tamarindo.
Lecionava, também, Canto Orfeônico, matéria que estava na grade do ginasial na década de 1940.
Tratava das claves, das notas sobre as linhas da pauta (mi, sol, si, ré, fá ) e nos espaços (fá, lá dó, mi).
E as colcheias, fusas, etc.
Creio na tese científica de Linus Pauling um cientista que trouxe inúmeras contribuições para a Química e para outros campos da sociedade. Único cientista que recebeu prêmios Nobel sozinho em áreas distintas.
No entanto, Linus Pauling também ficou conhecido pela defesa do uso de grandes doses de vitamina C na cura de resfriados e gripes. Ele próprio consumia cerca de 18 gramas por dia de vitamina C.
Acompanho o relator e também consumo vitamina C diariamente, e não só por causa de resfriados e gripes.
Na casa da minha avó paterna, na Rua Leite Ribeiro no Fonseca, tinha pés de tamarindo no enorme quintal dos fundos.
Por isso, sempre que lá íamos, vinha aquela jarra enorme com refresco ou suco de tamarindo.
Argh !!!! eu detestava e não conseguia tomar !!
Nunca mais tive contato com a fruta .....
Trecho de um post anterior, sobre tamarindo, no qual menciono a ignorância de meu filho sobre o fruto:
"Jorge, homônimo e primogênito, pediu o suco de tamarindo admitindo não conhecer a fruta. Por mais que tentasse explicar, falar do sabor é complicado porque tamarindo tem gosto de ... tamarindo. Não me recordo de outra fruta que se assemelhe no sabor.
Bem, o Jorge pediu e já implicou com o aspecto. Provou e deu o veredicto: não é só que tem a cor de terra, tem gosto de terra também. Com efeito, colocam tanto adoçante que o paladar da fruta se perde e fica esquisito mesmo".
Está em: https://jorgecarrano.blogspot.com/2013/09/tamarindo.html
Concordo !
PS : acabei de assistir a um horroroso Fla-Flu ! Uma pelada ... ok, estava um calor insuportável, mas o futebol foi "rastejante".
Os 2 times podiam sentar no gramado no apito inicial do juiz e se recusar a jogar às 16h30 de um dia de verão dos piores.
Já o clássico madrilenho foi bem interessante.
E muito bacana e merecida a homenagem ao Marcelo.
Postar um comentário