22 de fevereiro de 2023

FUTEBOL É UM BOM ASSUNTO

Atualmente até mesmo para mulheres. Ficou no passado o tempo da piada surrada porque repetida ad nauseam, que uma mulher pela primeira  vez que foi a um estádio de futebol sentou e perguntou quem era a bola? 

Hoje elas cometam partidas, participam de mesas redondas, comentam arbitragem e até narram (na ESPN).

Sem falar das que jogam, dirigem equipes e arbitram. No Palmeiras tem uma que é diretora. E tem médicas e fisioterapeutas.

Nas torcidas a presença feminina é cada vez maior.

Ontem (21.02.2023) assisti pela TV, assim como o Riva, desde a casa dele em Friburgo, ao jogo Liverpool X Real Madrid, e comentamos via ZAP.

À noite quando já comentávamos, ainda pelo celular,  o jogo de hoje (22.02.2023), que envolve o Manchester  City,  mencionei que o Pepe Guardiola, está adotando em seu time o sistema WM, que tem mais de 50 anos e caiu em desuso.

Ele, que acompanha, é torcedor, e jogou futebol amadoristicamente, não ouvira falar do tal sistema WM.

Ocorreu-me então explicar aqui do que se trata.

Observem o ataque, parece um W;
e a defesa um M

O sistema WM 3-2-2-3 (WM) é um esquema tático do futebol, formado por três defensores, dois meio-campistas recuados, dois meio-campistas avançados e três atacantes, fazendo um desenho de um "W" no ataque e de um "M" na defesa.

Tem na rede mundial, de onde extraí a ilustração.

Aqui no Brasil, o técnico vitorioso Flávio Costa foi quem primeiro utilizou o sistema, porque traduziu material da imprensa internacional.

Nossa diferença de idade (minha e do Riva), de cerca de dez anos, explica porque eu ouvira falar do esquema tático e ele não. Em 1950, fui levado ao Maracanã pelo meu pai para ver Brasil X Espanha, jogo antológico pelo resultado acachapante.

Meu primeiro aprendizado do idioma inglês deveu-se ao futebol: match, half-back, goal keeper, center-half, center-forward, off-side, corner, etc. Sem mencionar, claro o objetivo maior: GOAL!!!

O árbitro era Referee. Ele tirava o toss para decidir quem iniciaria a partida.

Os narradores usavam o vocabulário inglês. Juro!

Voltando às mulheres, o Vasco teve uma líder  de torcida: Dulce Rosalina. E foi naquela época em que, de modo geral, as mulheres eram alienígenas nos estádios. Imagem abaixo.


E tinha o Ramalho que munido de um talo de mamão, convocava o grito da torcida do mesmo Vasco, clube que acompanho desde os 7 anos de idade, ou seja, desde 1947.

7 comentários:

Jorge Carrano disse...


O bom orador do post presidiu dois clubes de futebol: em Niterói o Sepetiba, e em São Gonçalo o Carioca.

Ambos rubro-negros, como o Flamengo time do coração dele.

Disputavam os campeonatos municipais.

Foi Juiz do Tribunal de Justiça Desportiva e, quando faleceu, em 1963, aos 57 anos de idade, era o presidente do órgão julgador.

Jorge Carrano disse...


Parece e é tolice, mas causa estranheza. Não conseguiu fazer dos três filhos e nem da mulher torcedores rubro-negros.

Ao passo que eu consegui fazer dos dois filhos e da mulher torcedores (sofredores) do Vasco.

Minha mulher torce contra o Flamengo mais do que eu. rsrsrs

Jorge Carrano disse...


O futebol se transformou num grande negócio que movimenta milhões de dólares e libras, moedas utilizadas nas transações internacionais.

Empresários (investidores) e publicitários estão mudando a linguagem do esporte: o clube é marca, os jogadores ativos, os uniformes são produtos (mercadorias) itens de venda; e por ai vai.

Jorge Carrano disse...


Antigamente havia incentivo à oratória. Até concurso.

Dois colegas estudantes participaram de concursos em âmbito secundário e universitário: João Luiz Farias Neto e Mário Castelar da Silva.

Não eram um Cicero, mas discursavam bem mesmo, cada um em seu estilo.

O Colégio Plínio Leite tinha na grade uma "Sessão Literária", na década de 1950. Todos os alunos do secundário deveriam, nestas sessões presididas por vezes pelo próprio professor e diretor Plínio Leite, fazer um discurso, dizer uma poesia, contar uma história.

Fazer alguma coisa que obrigasse e oralizar em público.

Para encerrar e exemplificar o gosto do personagem da postagem pela oratória, comento que no meu aniversário de 9 ou 10 anos, somente nós em casa, mais meus padrinhos e minha avó materna que vieram do Rio, e uns dois vizinhos igualmente crianças, antes de cortar o bolo meu pai fez uma alocução.

Lembro bem (alias tenho foto) ele de pé, vestindo terno (sem gravata) falando e gesticulando (seu estilo). O registro fotográfico foi do Fonseca, fotógrafo oficial do governo, que passou por nossa casa gentilmente, sem saber que a cerimônia era simplérrima e circunscrita a poucas pessoas.

No post de amanhã publicarei fotos feitas pelo Fonseca, profissionalmente, em face da presença de governadores no evento.


RIVA disse...

Realmente NUNCA ouvi falar desse WM em toda a minha vida !

Na verdade, nunca me foquei em esquemas táticos, pois na verdade todos jogavam da mesma forma na minha época - ou 4-3-3 (a maioria) ou 4-4-2. E os retranqueiros em 4-5-1.

Acho até que os comentaristas da época - e eram super comentaristas - não se tocavam muito nesse assunto, como hoje é, e na verdade a maioria hoje nunca sequer chutou uma bola de meia !!!!!

Pra encerrar meu comentário, a ÚNICA vez na minha vida que uma estratégia de jogo me impressionou, foi o Rinnus Michels com o CARROSSEL HOLANDÊS na Copa de 74, que perdeu a final porque entrou de salto alto (depoimento do próprio Johan Cruyff - é assim mesmo que se escreve kkkkkkk ? ).

Se houvesse na época o tal MAPA DE CALOR que hoje utilizam para analisar os jogos, vcs iam ficar impressionados como eu fiquei.

Era simplesmente 10 atrás da bola, tipo pelada ou racha de rua. Sem posições definidas, o objetivo era a posse da bola de qualquer maneira e o GOL. O jogo que mais demonstrou essa estratégia foi Holanda 4x1 Uruguay. Revejam na web.

PS: e o meu FLU aumenta o ASILO !!




Jorge Carrano disse...


Riva,
Um certo Luís, monarca francês, chamou seu bibliotecário e indagou o que ele sabia sobre apicultura hindu do século XIII.

Este respondeu que nada sabia sobre o assunto.

Luís reverberou: mas como não sabes? Te pago milhares de luíses anuais para você me dizer que não sabes?

O bibliotecário respeitosamente respondeu: majestade, vossa alteza me paga pelo que eu sei; o que eu não sei nem toda a riqueza de vosso reino seria capaz de me pagar.

riva em minúsculas disse...

Ainda em Friburgo, e sem nenhuma vontade de descer a Serra. Por aqui máximas de 27 ou 28º e mínimas de 18º, céus azuis, às vezes uma trovoada refrescante.

Ainda traumatizado pela qualidade dos jogos que assisti essa semana - Liverpool x Real Madrid e Manchester United x Barcelona - tive a ousadia de assistir FLU x Portuguesa e boa parte de Botafogo x ATM.

Uma mediocridade total.

O FLU ainda escapou pelo 2º tempo melhorzinho que fez, mas era ataque contra defesa, diferente dos jogos na Europa, quando qualquer time joga para vencer, independente do adversário.

O Botafogo botafogueou contra um time 100% reserva do ATM. Ridículo !!

Realmente estamos muito atrasados, impressionante !

FLUi