14 de maio de 2018

UMA INCURSÃO NA ALEMANHA, BÉLGICA E HOLANDA - I




Por                  
RIVA






CAPÍTULO 1 – Dietzenbach, Heidelberg e Eltville ( Alemanha)

Tínhamos essa pendência ... visitar um dos nossos filhos, o Breno, que vive na Europa há 7 anos, mais precisamente na Antuérpia, Bélgica, onde se fixou após moradias em Cambridge, Londres, Estocolmo, Ljubljana (essas duas últimas fazendo mestrado em Engenharia Financeira, 1 ano em cada) e Bremen.

Depois de muitas conversas com Breno, o planejamento final da nossa viagem ficou assim, para 13 noites :
- chegada em Frankfurt e pequena viagem para estadia de 3 dias em Dietzenbach, na casa dos sogros do Breno – Remidjo e Dagmar.
- bate-volta de Dietzenbach para Heidelberg e Eltville.
- viagem de carro para Antuérpia (com parada em Frankfurt), onde Breno reside com sua esposa, para ponto fixo e incursões em Gent, Brugge e Bruxelas ... três lindas cidades na Bélgica.
- viagem de carro da Antuérpia para Haarlem (Holanda), com parada em Rotterdam.
- de Haarlem, ponto fixo, incursões em Keukenhof (Parque das Tulipas), Amsterdam e Zaanse Schans.
- Retorno Amsterdam > Frankfurt > Rio de Janeiro.

Como são muitos os detalhes dessa viagem, vou dividir em alguns capítulos, para melhor leitura dos frequentadores do Pub da Berê.

Vamos então entrar no avião ..... um Jumbo (Boeing 747) da LUFTHANSA para um voo de 11 horas Rio-Frankfurt. Como a configuração do avião é 3-4-3 assentos, escolhemos ir no fundo do avião, onde as 3 últimas fileiras são de apenas 2 assentos ... juntinhos, só nós ! E estrategicamente ao lado dos banheiros ... hehehe.

Aqui uma observação sobre o novo terminal do Aeroporto do Rio : distâncias enormes para embarcar. Precisamos de um serviço de transporte interno (carro elétrico) para chegarmos com conforto ao portão de embarque.

Serviço de bordo bom, com 2 escolhas de jantar (frango ou pasta), bebidas diversas incluindo vinhos, chá, café, sucos, e café da manhã. Tela individual em cada assento em diversas línguas, onde você tem câmeras de voo do próprio avião, filmes, álbuns de música, playlists, TV ao vivo e jogos. No assento também tem entrada para plugs USB, para utilização dos seus equipamentos próprios.

O voo é cansativo ... divida-o então na fase antes e pós jantar, filmes, música e sonecas (rsrsrs). Conforme precisa recomendação do Jô Soares, passe vaselina nas narinas para evitar o ressecamento durante um longo voo assim.

O pouso em Frankfurt nos reservou emoções – confesso que gelei ! Uma arremetida, abortando a aterrissagem, onde o piloto informou que tinha uma outra aeronave na pista. Como “especialista” em aviação civil, não acreditei, pois senti o forte vento de cauda que impactava o nosso avião. Na 2ª tentativa pousou, muito forte o vento novamente, com direito a derrapagem emocionante na pista ........

Chegamos em Frankfurt às 14h local – são 5 horas a mais que no Rio de Janeiro – e fomos recebidos por nosso filho Breno e sua esposa alemã Alina logo na saída da imigração. O aeroporto de Frankfurt é bem sinalizado, porém com instalações gigantescas. As distâncias entre portões de embarque podem ser com até 15 minutos de caminhada !

DIETZENBACH

Fomos de carro para a casa dos sogros do meu filho. Dietzenbach é uma pequena cidade a sudeste de Frankfurt, com apenas 33.000 habitantes. Exatamente colada ao bairro onde ficamos, uma floresta com 75 km², para caminhadas a pé ou de bicicleta. Lindas residências com cavalos, vacas, pôneis e carneiros, incrível !

A temperatura variou entre 12º e 24º, com sol o tempo todo. Ali permanecemos por 3 dias, vivenciando o dia a dia local, simplesmente prazeiroso em todos os sentidos.

A casa onde ficamos é interessante e bonita. Na entrada/frente fica a cozinha, e a sala de jantar e de estar é nos fundos, voltada para um grande e belo jardim. No 2º andar eram 2 quartos e um banheiro, e no 3º andar um lindo sótão suíte, onde ficamos. Interessante que eles descalçam os sapatos que usaram na rua, deixando-os no hall de entrada da casa.






Fomos recebidos com uma beleza de lanche tipicamente alemão, conversamos muito sobre nossas famílias, como tudo começou entre os casais, nossas culturas, e saímos à noite para jantar num restaurante também totalmente alemão. Nem uma palavra sobre o 7x1 .......rsrs.

Um fato engraçado ocorreu na nossa chegada. Os sogros do meu filho estavam preocupados porque entrou um rato em sua casa, antes de chegarmos. Só para encurtar a história, era um rato silvestre, que foi capturado por eles em 2 dias, com uma armadilha caseira que não fere o animal. O sogro do meu filho soltou o animal na floresta.


Nossas incursões começaram no dia seguinte, com uma viagem para a histórica cidade de HEIDELBERG, a apenas 1 hora de distância. Nosso passeio se resumiu a se desbundar andando  a pé pelas lindas vielas da cidade, atravessar sua ponte principal, tocar a famosa estátua do Macaco de Bronze, almoçar na linda praça principal (Marktplatz) e visitar o Castelo de Heidelberg – visita imperdível.



No retorno, jantar caseiro maravilhoso na casa dos nossos anfitriões. (fotos auto explicativas da beleza local)






ELTVILLE am RHEIN

No segundo dia, um domingo, nós fomos visitar a impressionante Abadia de Eberbach ( https://en.wikipedia.org/wiki/Eberbach_Abbey ), simplesmente notável. A infraestrutura para os visitantes é impecável, com guias, prospectos em várias línguas, um restaurante interno que posso classificar sem exagero como de 4 estrelas, e lógico, uma loja na saída com lembranças irrecusáveis.





Após a visita de aproximadamente 2 horas e meia, fomos visitar o Centro de Eltville, às margens do Reno. Lotada de moradores e turistas, barraquinhas de comidas típicas, uma festa. Nada como sentar à beira do Reno para um vinho branco Chardonnay, uma água mineral, boa companhia, e apreciar a paisagem.








Encerramos nossa estadia em Dietzenbach com um jantar com os sogros do meu filho, no restaurante Panorama, italiano. Ao lado do restaurante, uma torre panorâmica, onde se consegue visualizar Frankfurt à distância – o Banco Central, a Torre.

Algumas observações:

- vale pontuar a excelente qualidade das estradas e da sinalização na Alemanha. Impossível se perder, com a orientação de um GPS tradicional – Google Maps foi o que utilizamos, com uma precisão de informação impecável. Estradas, em sua maioria, sem limite de velocidade. Carros passam ao seu lado a 200 km/hora !!
- para nossos celulares nós usamos cartão SIM da operadora ORANGE, comprado na Bélgica. O roaming dos celulares na Europa é gratuito, ou seja, seu celular funciona em qualquer lugar, mas é necessário ativar o roaming quando estiver fora do país de origem da compra do cartão.

Encerro aqui o 1º capítulo dessa viagem, para não ficar muito longo, pois ainda temos muito para contar.

17 comentários:

Jorge Carrano disse...

Aguardem a sequência de relatos, com fotos, nos dias subsequentes.

Viajaremos juntos com Riva, sua esposa e um dos filhos.

Jorge Carrano disse...

Riva,

Tivemos no Pub da Berê, há alguns anos, uma confrade, de nome Helga Maria, que morava na Serra Gaúcha, descendente de alemães.

Se não me engano ela certa feita mencionou que a família dela era da região administrativa de Freiburg, da pequena cidade chamada Rheinau.

Já procurei em meus e-mails e rastreie o blog mas não encontrei esta informação. Encontrei apenas um comentário da filha dela - Herta - através do qual fiquei sabendo que ela falecera.

Se a Herta ainda estiver passando por este sítio, peço que confirme a informação sobre a origem da família.

Obrigado.



Jorge Carrano disse...

Outro amigo aqui do blog também andou nestes últimos dias passeando em terras germânicas e falou da viagem em seu blog:

https://calfilho.blogspot.com.br/2018/05/kiel.html

https://calfilho.blogspot.com.br/2018/05/dortmund.html

Riva disse...

Todos os banheiros públicos que utilizamos são notáveis em limpeza e qualidade de equipamentos.

São operados e mantidos por empresas privadas ( envolvidas com qualquer tipo de produto, não necessáriamente de limpeza), e na entrada você coloca 50 centavos de euro na máquina. Automaticamente ela libera a sua passagem, e a maioria delas também libera um voucher com desconto em qualquer das suas lojas ou na compra dos seus produtos.

#simplesassim


Jorge Carrano disse...

Tem gente, Riva, que não sabe o exato significado de primeiro mundo.

Jorge Carrano disse...

Amigos,

terça-feira , 15 de maio
Dia Internacional da Família

Riva disse...

Tim Tim !

Um outro detalhe que me impressionou : sinais de trânsito sonoros para pedestres cegos em todos os cruzamentos ...

#simplesassim 2

Jorge Carrano disse...

Em todas as cidade mencionadas no post? Dietzenbach, Heidelberg e Eltville ?

Riva disse...

Na verdade esse lance dos sinais de trânsito é na Bélgica e na Holanda ...próximos capítulos rsrsrs.

Jorge Carrano disse...

Spoiler?

Essa é nunca vi, o próprio autor antecipa os acontecimentos (rsrsrs)

Ana Maria disse...

Parabéns pelo diário de viagem. Preciso e interessante. Nas fotos incluidas observei que as ruas são largas e a densidade demográfica é baixa. Como isso pode acontecer na velha Europa?

Riva disse...

Ana, acho que depende de horário, não sei.

Das cidades que fomos, Frankfurt e Amsterdam têm muitas pessoas nas ruas. muita movimentação mesmo também de carros, VLTs, bondes, etc.

Nas demais, é incrível como TODOS usam bicicletas. Vimos desde crianças de 6/8 anos até pessoas bem idosas andando pelas ciclovias. Interessante também as bicicletas com uma caçamba com assentos, onde levam os filhos pequenos, cachorro e compras. É um automóvel para eles !

Meu filho e sua esposa, na Antuérpia, usam bicicleta para ir e voltar ao trabalho e para passear nos fins de semana.

Riva disse...

Link para muitas informações sobre o fantástico Castelo de Heidelberg:
http://www.taindopraonde.com.br/2015/07/o-castelo-de-heidelberg.html?m=1

Jorge Carrano disse...

Outra cidade alemã e outra visão do país, de outro amigo.

http://calfilho.blogspot.com/2018/05/dortmund.html

Jorge Carrano disse...

Sobre a Alemanha - e cerveja - vale uma visita ao post em

http://jorgecarrano.blogspot.com/2013/04/weihenstephan.html

RIVA disse...

Não sei porque omiti um dado muito legal da ABADIA DE EBERBACH - ali foram filmadas várias cenas do filmaço O NOME DA ROSA. O livro também é fantástico !!

PS
Deu pra perceber que estou passeando pelo GE ? rsrsrs Um livro maravilhoso !

Jorge Carrano disse...

Deu para perceber sim, caro Riva.
Foram visitadas, estes dias, as postagens da série "Memórias do Pé Pequeno". rsrsrsrs.