O tema seria predadores e me ocorreu a partir de imagens que por esta ou por
aquela mantive em arquivo.
A ideia é a seguinte. Espero que meus colaboradores efetivos ou ocasionais
escrevam textos relacionados com as imagens abaixo, ou que de alguma maneira as
mesmas sirvam de ilustração.
Vale crônica, piada, ou mesmo um conto.
Os melhores sem dúvida serão publicados, para o que já solicito
autorização.
Voilá:
Nota: a primeira foto é da fofógrafa Marina Scarr.
12 comentários:
Perdão, amigos, mas não posso deixar de registrar minha, como direi, magoa, com nosso confrade Luvanor Belga, que abrilhantava este blog com seus comentários bem redigidos, respeitosos, pertinentes e oportunos e, de repente, não mais que de repente (como diria ele mesmo de alma poética), desapareceu sem deixar vestígios.
Casualmente localizei o Luvanor na grande rede, comentando futebol do blog do Juca Kfouri.
Bem, faz muito mais sentido participar do blog do Juca do que deste modesto "Generalidades", pois a opinião repercute muito mais.
Vejam a opinião do ex-debatedor deste espaço, publicada no blog citado:
luvanor belga
13/09/2012 às 7:08 PM
Afinal, Senhores, nada a lamentar. O Guardiola parece que, após deixar o Barça, continua sem emprego. Contrata ele, Verdão!!! A safra de técnicos brasileiros, fora o Muricy (com Neymar), tá ridícula.
Link para o comentário no blog do Kfouri http://blogdojuca.uol.com.br/2012/09/culpado-eu/comment-page-2/#comments
Estou enciumado, Luvanor. Apareça!
O homem é o lobo do homemem (Leviatã - Thomas Hobbes - filófoso inglês).
Abraços
Carrano
Tô mandando minha contribuição para a seleção de textos sobre as fotos!
Abraços
Freddy
O Freddy suscitou - via email - uma dúvida, que me assaltou também ao editar o post.
A ave pernalta que aparece na última foto, parece muito mais querer resgatar um indivíduo da sua espécie do que tentar se alimentar com o indefeso (vivo ainda?).
Puxa-lo com o bico parece muito mais um gesto de piedade, de solidariedade, do que de fome.
Acataremos, respeitosamente, outras opiniões.
Freddy,
Seu texto, obviamente, está classificado e será publicado.
Obrigado
Se os dinossauros não tivessem desaparecido por um fenômeno (acidente) qualquer do universo, eles seriam hoje os maiores predadores do planeta?
:D Fernanadez
Caro Fernandez,
Ninguém jamais viu um pterodáctilo voando com um eoráptor no bico.
Este último, por ser (segundo os estudiosos) um tipo carnívoro, à falta de um açougue, certamente comia outro seres vivos, de sua espécie ou não.
O assunto levantado por Fernandez é de difícil resposta. Decerto enquanto viveram e dominaram o planeta, eram os maiores seres vivos existentes. No entanto, nem todos eram predadores, no sentido de se alimentar de outras espécies. Quem estuda afirma (sou obrigado apenas a acreditar) que aqueles realmente enormes eram herbívoros e sua altura e pescoço desproporcional se deviam exatamente à evolução tê-los dotado de recursos para se alimentar de folhas e frutos em altíssimas árvores.
Aceito opiniões divergentes.
Abraço
Freddy
Pesquisei no Google e verifiquei que este eoráptor citado acima pelo blogueiro era carnívoro. E de porte pequeno.
:D Fernandez
Os maiores dinossauros carnívoros eram menores que os maiores herbívoros, segundo as pesquisas. Um exemplar de grande carnívoro é o famoso Tyrannosaurus Rex, que tinha um tamanho realmente respeitável, mas bem menor que um braquiossauro, por exemplo.
O mais curioso de tudo é que os atuais pássaros são evolução dos dinossauros aviários, uma das poucas espécies que sobreviveram à Grande Extinção que pôs termo ao período Cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos atrás, quando um asteroide caiu perto do que hoje é o Golfo do México e causou o desaparecimento da maior parte dos seres vivos sobre o planeta.
Portanto tecnicamente os dinossauros não foram extintos, já que um de seus ramos ainda sobrevive em milhares de espécies.
Abraços
Freddy
Então o que eu disse no início dos comentários ser um fenômeno do universo, tem um culpado: um asteroide. E tem idade: 65 milhões de anos.
:D Fernandez
Com certeza, Fernandez!
Assim como eles foram dizimados por um fenômeno do Universo, há cerca de 200 milhões de anos atrás uma outra extinção em massa (sem teoria conclusiva acerca do motivo) destruiu o que havia antes e criou condições para que eles, dinossauros, se desenvolvessem e dominassem a Terra.
E assim caminha a Natureza, em grandes ciclos de vida e morte ao sabor de inesperadas catástrofes universais.
Abraços
Freddy
Um pequeno adendo...
Aqui estamos nós dissertando sobre eventos ocorridos há milhões e milhões de anos atrás, mas a Humanidade tem uma história registrada de apenas uns, sei lá, 6 mil anos!
Que petulância!
=:o) Freddy
Postar um comentário