12 de outubro de 2023

FAUDA (série televisiva - Netflix)

Estou republicando, por óbvio, esta postagem  de agosto de  2021, em face do ato terrorista do Hamas contra Tel Aviv, que causou espanto e surpresa pela ferocidade, causando mortes, destruição e capturando brande número de reféns.

A barreira de defesa israelense na fronteira com a Faixa de Gaza foi transposta para surpresa geral.

Até então consideradas inexpugnáveis, as linhas de defesa (armas e redares) de Israel não foram capazes de deter os invasores.

Pior, o serviço de inteligência reputado como dos mais eficientes do planeta, falhou redondamente.

A operação planejada e executada pelo Hamas, que mobilizou muita gente e muitos equipamentos, foi organizada sem deixar pistas ou suspeitas.

Sabem o que lembra? O atentado  contra as torres gêmeas em New York, no 11 de setembro. Pela audácia, planejamento e realização, tripudiando do sistema de defesa do espaço aéreo americano.

Não estou aqui e agora criticando o Hamas, senão pela ação brutal, violenta e até desumana.

Reconheço como legítimas as aspirações dos Palestinos de possuírem  um território para chamar de seu, estabelecer uma pátria, um Estado independente, e conviver em paz com seus vizinhos.

Ou seja, defendo a coexistência de dois países soberanos convivendo civilizadamente.

Só me entristece a necessidade de tanta crueldade, por falta de diálogo, sensibilidade e compreensão de parte a parte, e inoperância da risível ONU.


FAUDA (série televisiva - Netflix)

Publicada neste espaço virtual, em agosto de 2021, Link a seguir:

 

Personagens da série televisiva "FAUDA"


Estamos assistindo a série "FAUDA", produção israelense que tem como pano de fundo o conflito entre judeus e palestinos. Falada em árabe e hebraico, claro que dependo das legendas para acompanhar.

Pelo que apurei "fauda" é palavra árabe e significa caos. Faz sentido.

São três temporadas (com 12 episódios cada) já disponíveis, e existem notícias sobre uma quarta temporada que estreará no segundo semestre de 2022, basicamente com o mesmo elenco em razão da camaradagem estabelecida.

Alguns acusam a produção de ser parcial, tendendo a valorizar a visão judaica do conflito, o que não me admiraria, tendo em vista que a realização é israelense.

Entretanto, como mero expectador consigo identificar, aqui e ali, um certo distanciamento e comportamentos familiares e ideológicos  até apreciáveis, nos dois lados do conflito.

Minha mulher, sem muito entusiasmo está acompanhando comigo. Estarrecida com as crueldades, falta de humanidade, de parte e parte, diga-se, perguntou se tudo aquilo era real, isto aconteceu mesmo? Era assim?

Argumentei que no caso a ficção imita a vida. Difícil para ela digerir a história, custa crer.

Estavam as coisas neste pé, e eis que irrompe no noticiário da TV, durante a retirada das tropas americanas no Afeganistão, ações do ISIS (Estado Islâmico) praticando atos de violência, extrema agressividade, que acompanhamos na série em questão.

Muita ação, sexo numa medida bem inserida no contexto, amor, lealdade, ciúme, traição, ambição, extremismo, radicalização, perversidade, amor filial e maternal/paternal, tudo isto bem equilibrado no enredo.

Estou me acostumando com as siglas de grupos armados terroristas, para uns, de defesa, para outros, expressões e significados que aparecem no seriado. E agora no noticiário afegão. Vejam a seguir:

Jiade ou Jihad é um conceito essencial da religião islâmica e significa "empenho", "esforço" ou "luta" — o significado exato dependerá do contexto. É habitualmente entendida como "guerra santa" travada contra os inimigos da religião muçulmana. Aquele que segue a jihad é conhecido como mujahid. Wikipédia

Hamas é um movimento islamista palestino, de orientação sunita, constituído de uma entidade filantrópica (dawa), um braço político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam. Especialmente ativo em Gaza, é o mais importante movimento islamista da Palestina. Wikipédia

Al-Qaeda ou, na ortografia aportuguesada, Alcaida é uma organização fundamentalista islâmica internacional, fundada cerca de Agosto de 1988 por Osama bin Laden, Abdullah Azzam — e vários outros combatentes da ... Wikipédia

Estado Islâmico, antes denominado Estado Islâmico do Iraque e do Levante ou Estado Islâmico do Iraque e da Síria, é uma organização jihadista islamita de orientação salafita e wahabita criada após a invasão do Iraque em 2003. Wikipédia

Estado Islâmico de Coraçone (ISIS-K), também Estado Islâmico – Khorasan ou Estado Islâmico – Província de Khorasan, é uma organização militar salafita jihadista, um ramo do grupo Estado Islâmico, ativo no Afeganistão e no Paquistão. Wikipédia

Talibã é um movimento fundamentalista e nacionalista islâmico que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão, a partir de 1994 e que, efetivamente, governou cerca de três quartos do Afeganistão entre 1996 e 2001, ... Wikipédia

A série "FAUDA": foi desenvolvida por Lior Raz e Avi Issacharoff a partir de suas experiências pessoais vividas enquanto cumpriam o serviço militar na Unidade Duvdevan das Forças de Defesa de Israel. A série estreou-se em Israel no dia 15 de fevereiro de 2015. Contando a história de Doron, um comandante da Unidade Mista'arvim, e sua equipe quando tentam capturar um terrorista do Hamás conhecido pelo apelido de "O Pantera".

A primeira temporada da série foi filmada na localidade israelita de Kafr Qasim, durante a Operação Borde Protector. Já está sendo pré-produzida a quarta temporada.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/26/estado-islamico-khorasan-conheca-o-grupo-extremista-rival-do-taliba-que-espalha-terror-no-afeganistao.ghtml


Um comentário:

Jorge Carrano disse...


Vou evitar o spoiler, mas acho difícil haver uma quinta temporada, em face do desfecho da quarta.

Eu assistiria, inobstante as cenas deprimentes, as atrocidades.

Incrível, é tanta matança por ocupação de território árido. Com efeito a área em conflito é inóspita, sem belezas naturais que apreciamos.

Se fosse briga pela conquista da Costa Amalfitana vá lá que seja ...