30 de janeiro de 2022

Resgatado pelo poeta popular

 

Resgatado por Ney Lopes e consagrado nas vozes de Dudu Nobre e Zeca Pagodinho, cada qual a seu estilo, o zagueiro Don-Don* jogou no Andaraí.

O samba, sucesso merecido, pode ser apreciado no YouTube, na interpretação de seu autor - Ney Lopes - e do Dudu Nobre, que além de cantor é também ele bom compositor.

Quando Niterói se grafava Nictheroy, o nome do bairro da zona norte carioca era escrito na forma Andarahy.

Andarahy Athletico Club
O Andarahy A.C. desapareceu do cenário, em boa parte, pela sonora goleada sofrida para o Vasco, em partida válida pelo Campeonato Carioca de 1937. O jogo terminou 12X0 para o Vasco.

Vejam mais detalhes colhidos em NetVasco (https://www.netvasco.com.br/news/noticias14/44810.shtml):

"No dia 28 de dezembro de 1937, o Vasco goleou o Andaraí por 12 a 0 nas Laranjeiras. O jogo, na prática, deveria ter sido ganho por WO pelo Andaraí, pois o táxi que levava um grupo de jogadores cruzmaltinos para o campo do Fluminense sofreu um acidente, e o Vasco só teve o time completo mais de uma hora depois do horário marcado para o começo da partida. Pois o Andaraí, demonstrando fair play, preferiu esperar. Reza uma das lendas mais folclóricas da história do futebol que o ponta Arubinha, revoltado com a goleada, entrou escondido em São Januário e enterrou um sapo no gramado do estádio, rogando uma praga para o Vasco ficar 12 anos, um por cada gol, sem conquistar títulos. O Vasco amargou sete campeonatos em jejum, só voltando a ganhar o Carioca em 1945, quando o Andaraí nem participava mais do Carioca."

Dez anos depois desta goleada sofrida pelo Andarahy, foi a vez do nosso simpático "Cantusca" ser impiedosamente massacrado pelo Vasco.

Jogando em São Januário, em 6 de setembro de 1947, o Vasco venceu o Canto do Rio pelo placar de quatorze a um (Vasco 14 x 1 Canto do Rio).

Este é o maior placar entre times profissionais, no Rio de Janeiro, até hoje.

Tem gente que me pergunta por que optei pelo Vasco para torcer. Preciso explicar? Na década de 1940, o "Expresso da Vitória" era o grande vencedor. 

Aos 7 anos, portanto em 1947, quando comecei a acompanhar o futebol carioca, o Gigante da Colina tinha um timaço. Entre outros feitos, neste ano ganhou do poderoso Arsenal, da Inglaterra, por um a zero, com gol do Nestor.

Só para arrematar, embora nada tenha a ver com futebol, nasci no bairro do Andaraí, na Rua Ferreira Pontes, em 1940, às 9:45 h de um lindo domingo de sol, segundo registros.

Nota do blog manager: não consegui apurara a grafia correta do nome do jogador. Encontrei Don Don, Don-Don e Dondon.

4 comentários:

Jorge Carrano disse...


Excepcionalmente neste ano, comemorarei meu aniversário no carnaval.

O Canto do Rio não teve melhor sorte no futebol profissional.

Hoje o futebol carioca é disputado por clubes de outras cidades, como Saquarema, Volta Redonda e outros.

RIVA disse...

Esse 14x1 ficou famoso, embora hoje, resgatado por vc, ninguém sabe disso.

Frequentei o Caio Martins por alguns anos, jogos do Cantusca.

Assisti numa 4ª feira à noite o Cantusca ganhar do Bonsuça por 2x1 e dar a volta olímpica no campo !! Explica-se ....não ganhava de ninguém por muito tempo, e quando conquistou essa vitória comemorou como um campeonato.

Estrahnamente meu FLU raramente ou nunca jogou no Caio Martins contra o Cantusca, não sei o motivo. Vários times iam, inclusive Vasco, América e Bangu.

Jorge Carrano disse...


O Vasco da Gama, atualmente, é uma caricatura do que foi no passado, em especial nas décadas de 30, 40 e 50.

RIVA disse...

Não considero o VASCO uma caricatura em relação ao que foi.

Há um enfraquecimento da maioria dos clubes de futebol, à exceção de alguns que foram "ajudados" por grande investidores e até por "nós mesmos", como no caso da CAIXA e BNDES.

Já escrevi por aki e no Twitter sobre o projeto de europeização do nosso futebol, arrasador, que culmina com no máximo 4 ou 5 grandes forças, e o restante coadjuvantes. Isso sem falar na criminosa tranformação dos nossos estádios em teatros, onde além de "matar" a comemoração natural das torcidas, afastou os mais pobres da sua maior diversão no Brasil, acabando com as gerais e aumentando absurdamente os preços dos ingressos.

Então, dentro dessa análise, como o Vasco e outros que a ele se juntarão mais cedo ou mais tarde, estão Cruzeiro, Grêmio, Bahia, Sport, Santa Cruz, Fluminense, Botafogo, que com certeza um dia transformarão a série B num grande e interessante campeonato.

PS: hoje 15% da nossa população tem mais de 70 anos e dessa forma podem exercer o direito de não votar em outubro. Somos mais de 30.000.000 !! Uma alternativa a mais além do voto branco e nulo.