9 de janeiro de 2026

Podiam fazer aqui ao lado...

 

Por falar em IA, você leu estas matérias?

https://www.infomoney.com.br/politica/tjrj-banca-curso-de-ia-para-magistrados-na-italia-ao-custo-de-r-518-mil/

https://jcagudos.com.br/noticia/13243/magistrados-do-tj-rj-aprofundam-expertise-em-ia-na-italia.html

Lembram do voto do ministro Fux, no julgamento da tentativa de golpe contra a democracia, inocentando Bolsonaro? Pois é, murmuravam-se a sorrelfa que mele havia recorrido a IA (Inteligência Artificial), a fim de obter argumentos, eis que à luz do  que constava dos autos era impossível absolver.

Ele foi, com magistrados do Estado do Rio, para Milão, na Itália, fazer um curso de  IA. Não precisava, bastava vir a Niterói, cidade onde exerceu judicatura, em primeiro grau, em tempos idos.

Pois é, bastava um contato (um convênio ou mesmo um contrato)  com a UFF. A Universidade Federal Fluminense tem equipe qualificada na matéria e está mesmo lançando um curso de graduação no assunto.

Veja:

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/niteroi/noticia/2025/12/02/uff-cria-graduacao-em-inteligencia-artificial-recurso-ja-amplamente-utilizado-nas-escolas-de-niteroi.ghtml


Muita grana para um curso com carga de 25 horas, mas o apelo, claro, era Milão. Até eu que sou mais bobo e não uso toga preferiria ir para a Itália as custas do erário.




E tem mais:

https://diariodocomercio.com.br/mix/brasileiro-cria-ia-mais-inteligente-que-o-chatgpt-capaz-de-ler-centenas-de-artigos-ao-mesmo-tempo/

Um comentário:

RIVA disse...

... com escala em Roma, claro .......