21 de junho de 2023

Billie Holiday X Ella Fitzgerald

 

Amante de jazz e por extensão de música popular norte-americana e de cunho religioso, tais como fox-trot, ballad, work song, blues, spiritual, gospel, etc. executadas por big bands ou interpretação solo, já ousei até a manter uma coluna sobre o assunto num jornal virtual.

A primeira coluna tinha como título este que repito aqui no blog "Billie Holiday X Ella Fitzgerald".

Focava a questão de gosto pessoal e pretendia dizer que estilos e vocalizações diferentes podem conviver porque certamente satisfarão algumas pessoas.

No que me concerne o sentimento, o canto que "vem da alma", é o diferencial. O registro ou extensão vocal têm valor relativo.

Desta forma para mim, no caso das duas citadas, não seria uma ou outra; seria uma e outra.

Assim como Brook Benton e Ray Charles não se exluem interpretando  "Rainy Night in Georgia".

Comovo-me com ambos. Abaixo com Brook Benton para quem não conhece. 



Este post deveria ter como título "Ne me quitte pas" e aí veio a dúvida, ilustrar com que interprete? Édith Piaf ou Nina Simone?

Uma ou outra tanto faz porque ambas interpretaram e gravaram com sentimento.

Sim, a música em questão não é do cancioneiro americano, mas na temática do blog, ao final e ao cabo se aplica. 

Os dois links permitem acessar e comparar.  Prefiro Nina, agora, ontem preferia Piaf. Amanhã depende...




Bem, o que iria ponderar sobre "Ne me quitte pas" ficará para outra ocasião, por exemplo quando os versos abaixo poderão ser pertinentes para encerrar o blog, por exemplo.

 Ne me quitte pas

Je ne vais plus pleurer

Je ne vais plus parler

Je me cacherai là

Ou em tradução, pouco mais ou menos:

Não me deixes

Eu não vou mais chorar

Eu não vou mais falar

Eu vou me esconder ali


5 comentários:

RIVA disse...

Não sou amante do jazz e de muitas outras modalidades.
Sou amante da música.

Como vc pontuou acima, aquela que mexe com meus poros.

Com certeza jamais acontecerá com funk, por exemplo.
E na hora de fazer downloads, sou muito seletivo.

Tenho cerca de 11 horas de músicas na minha playlist do Spotify. Selecionadas uma a uma !

Pesquiso e ouço as sugestões do Spotify, todas !! Há anos.

Algumas vezes virei do avesso em apresentações ao vivo, momentos inesquecíveis. Posso citar três :

1) O coral da Catedral de Santiago de Compostela, na Missa dos Peregrinos dos domingos. Tenho boa parte gravada em video.

2) Culto dos Mórmons em Salt Lake City - um coral de 150 vozes masculinas e femininas.

3) Show do QUEEN no Rock in RIO 1, em 1985 : Freddy Mercury com o povo cantando LOVE OF MY LIFE.



Jorge Carrano disse...


Se na interpretação vocal de algumas músicas tenho dúvidas quanto quem canta melhor; na política não tenho dúvidas: nem Bolsonaro e nem Lula.

RIVA disse...

Caraca !

Estamos conversando sobre música e lá vem vc com Bolsonaro e Lula !!! Desapega, amigo.

Desafinou todos os instrumentos da orquestra ....... rsrsrsrsrsrs
Até quebrou a batuta do maestro !!


Boa sorte com o Vascão hoje.

Jorge Carrano disse...


Sorte é o encontro da oportunidade com a competência.

Ao Vasco falta uma componente: competência.

RIVA disse...

Interessante a palavra "componente" que vc usou no feminino.

Pode ser usada tanto no feminino quanto no masculino, não é, Profª Rachel ?