A área de marketing e suas subsidiarias, pesquisa de mercado,
publicidade e merchandising, são vitais para
sustentação e crescimento de vendas de uma marca.
Alguns comerciais veiculados em TV são originalíssimos,
extremamente criativos e com boa dose de humor.
Meu primogênito, com formação a atuação profissional nesta área,
sempre me disse que comercial bom é o que alavanca venda do produto e fixa a
marca na memória do telespectador.
Se você acha o reclame (como se dizia antigamente)
interessante, bem produzido e realizado, mas ao final dos 30 seg. é incapaz de
dizer qual era o produto veiculado, então o comercial não atendeu seu objetivo.
Eu, leigo na matéria, mas curioso e atento, ressalto as
campanhas (das atualmente nas mídias), dos Postos Ipiranga e das Sandálias
Havaianas como inteligentes, bem humoradas e eficientes, tanto assim que me
lembro perfeitamente dos anunciantes.
Das sandálias destaco dois filmetes:
No primeiro uma imagem da entrada de uma casa de festas/shows. Pessoas fantasiadas aguardam
na fila. O porteiro se destaca e anuncia em alto e bom som: “de havaiana não
pode entrar”; lá pelo meio da fila aparece um homem reclamando “mas
eu sempre usei havaianas”); ao que o porteiro, olhando para os pés do fulano,
responde: “sandália havaiana pode, não pode é fantasia de havaiana”.
No outro, uma jovem mulher bonita, belo corpo, trajando maiô,
está chegando na praia e falando com o
namorado ao telefone “estou chegando aqui no posto 10”. Ao mesmo tempo está
saindo da água outra mulher, deslumbrante, de biquíni e com aquele corpo que ressuscita
qualquer defunto (qualquer morto mesmo). Ato contínuo, a mulher que estava ao telefone
pega de novo a cadeirinha que já pousara na areia e emenda, "posto 10 não, posto
9".
Seria uma concorrência desleal e ela não queria arriscar.
Dos postos Ipiranga, gosto de toda a série do “é melhor perguntar
lá no posto Ipiranga”.
Mas dois outros, em especial, gosto bastante. O primeiro é o
do riquinho que para no sinal fechado, com seu carro conversível e uma bela a e
atraente mulher ao lado. Na faixa de rolamento ao lado par um perua chumbrega,
com um cara classe média ao volante. O
da perua olha para o lado, vê a mulher no conversível, e fala “e aí Manú?”. A
mulher se vira, sorri de volta é responde “e aí, tudo bem?”. O rapaz diz, “estou indo lá no posto Ipiranga
para abastecer”. O dono do carro conversível, faz cara de surpreso, de espanto,
e olha atravessado para a namorada ao lado; o sinal abre e os carros partem.
O outro é o do motociclista, com cara de ter entre 20 e 30
anos de idade, que entra no posto Ipiranga, saca seu cartão de crédito e de facilidades,
manda abastecer e pede outras providências ao frentista. A câmera corta para um
coroa, tatuado, cabelos longos, montado numa grande moto incrementada que virando-se para o rapaz, diz: “parabéns, agora já pode tirar as rodinhas”, a
câmera focaliza a moto do jovem, com aquelas duas rodinhas que habitualmente
são colocadas nas bicicletas dos meninos e meninas que ainda estão aprendendo.
Era o pai, orgulhoso pelo desembaraço do filho.
Mas não estou escrevendo sobre publicidade e marketing para
elogiar a genialidade de profissionais de criação das agências do ramo.
Antes pelo contrário, quero é despejar minha ira, meu ódio,
sobre os canalhas, biltres, os infames que inventaram o telemarketing.
Fico irado, viro bicho quando ao atender ao telefone, por
vezes em momentos em que estou concentrado num trabalho, se no escritório, ou
num filme ou notícia, se em casa, e uma mensagem gravada informa que tem uma
boa notícia para mim.
Quando é ligação de alguém ao vivo na linha, despejo toda a
minha raiva sobre o coitado do empregado que não conseguiu nada melhor para fazer
na vida, senão ser um robô, amarrado a um texto do qual não pode se afastar (e
não saberia mesmo que pudesse).
Quando estou bem-humorado, e com tempo, em casa, dou linha e
sacaneio ao máximo fazendo perguntas embaraçosas e informando preliminarmente que
nossa conversa está sendo gravada para eventualidades futuras, inclusive na
esfera judicial, se o caso.
Odeio o telemarketing e desejo o fogo do inferno para o cara
que inventou esse tormento, como faria Dante.
11 comentários:
Hoje comemora-se, com pompa e circunstância, o golpe militar que extinguiu a monarquia e mudou o regime do país.
Este golpe militar foi válido (rsrsrs).
O Paulo Bouhid enviou-me o link a seguir (copy and paste). É ótimo:
https://www.youtube.com/watch?v=WBzBCbUOG0Y
Tem as fantasias, tipo me engana que eu gosto. Querem um exemplo?
O azeite Gallo, tem um tipo comercializado sob o rótulo de "Colheita ao Luar".
Perdeu um consumidor eventual. Se já compramos aqui em casa alguma vez, nunca mais o faremos.
E tem um safrado "Colheita ano de 2013". (milesimée?)
Ah! Seria um vintage?
E aquele diretor de marketing da Nissan que disse preferir o Vasco na segunda divisão. É ou não um gênio?
A Nissan era patrocinadora, com logomarca estampada na camisa do time.
SE a Nissan ainda patrocinasse o Vasco, seu diretor de marketing estaria feliz com o resultado e hoje que deixou o clube ainda afastado da subida para a série "A".
Em mais uma partida bisonha, o Vasco perdeu para o Ceará, de 2X0, com o técnico Joel Santana o tempo todo segurando o queixo, só mudando de mão. Ora com a esquerda ora com a direita.
Assume logo Eurico! Pior do que está não ficará.
Precisamos de um técnico e onze jogadores comprometidos com o clube, com amor e respeito pela camisa.
E ainda tem, façam-me rir, o "Colheita Madura" rótulo do azeite Gallo.
Eu também parei de comprar azeite Galo depois daquela colheira ao luar. Perdeu a credibilidade.
Para mim o grande mestre em Marketing chama-se EURICO MIRANDA !
Jamais esquecerei o VASCO entrando em campo contra o São Caetano, 2002, Maraca lotado, GROBO transmitindo, e o logotipo do SBT estampado nas camisas do VASCO.
Não existe "case" semelhante no planeta ! Foi genial !
POSTOS IPIRANGA : não aguento mais os bebês peidorrentos !! Chato bagarai, como dizem no Twitter rsrsrsrs.
Também sobre os Postos Ipiranga, comenta-se no TWITTER que a bandalha na PTBRAS só foi descoberta, porque perguntaram lá no Posto Ipiranga ...
Agora que descobriram a fonte, uma galera está indo lá no POSTO IPIRANGA perguntar também sobre o BNDES e sobre a FRIBOI ..... (pano rápido).
Eu também gosto de sacanear esses telefonemas.
- Dona Isa está, por favor ?
- Quem deseja ?
- É do Banco PQP
- É ela falando - respondo eu
- Senhor, eu gostaria de falar com a Dona Isa
- Sou eu !
- Senhor, por favor ...
- PORRA, meu nome é Isa. Algum preconceito ?
E o babaca desliga ! kkkkkkkkkk
Fogão, vulgo Bostinha, já era .... mas sério, o futebol do Rio está lamentável.
Ontem o FLU deu 459 chuveirinhos na área do Botafogo e coneguiu acertar 1 cabeçada. Nada mais que isso. Horrível.
O Botafogo, estranhamente, não entrou para ganhar. Entrou em campo para não perder, e não conseguiu. Acabou ...
Bom domingo a todos !
Realmente, Riva, o comercial dos menininhos é ponto fora da curva. Está fora da margem de erro que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Quanto a relação, acho que podemos incluir: Correios, Banco do Brasil, CEF, Eletrobrás e qualquer outra empresa pública dirigida (aparelhada/partidarizada) por membros do PT.
Se gritar pega ladrão, não fica um.
Não deixem de assistir, pois é divertido:
https://www.youtube.com/watch?v=X4QjjhHKSeE
É só selecionar o endereço acima e colar na barra no navegador.
O melhor marqueteiro que apareceu nos últimos tempos foi o Duda Mendonça.
Inventou o "lulinha paz e amor" e conseguiu eleger o metalúrgico, semi-alfabetizado, parecido com um sapo barbudo (licença Brizola), presidente da república.
E depois ainda o apresentou ao Romanée-Conti.
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