Desde um passado remoto alguns clubes brasileiros passaram a "reforçar" seus elencos com jogadores importados de países aqui do nosso continente.
Os mais jovens há mais tempo (licença Apolinho), hão de lembrar: Silvio Parodi, no Vasco; Romerito, no Fluminense e Benitez no Flamengo.
Benitez |
Romerito |
Parodi |
Agora o Vasco traz o francês Dimitri Payet.
Esses veteranos jogadores, que brilharam em ligas europeias, aceitam vir jogar no Brasil porque perderam mercado na Europa e porque podemos pagar um pouco mais do que no passado.
Outro fenômeno mais recente é o repatriamento de bons jogadores que migraram para o exterior, ganharam dinheiro, e estão voltando aos seus antigos clubes, ou não, ainda entregando resultado.
Exemplos conhecidos como Lucas Moura, no São Paulo, Alex Teixeira, no Vasco, Marcelo, no Fluminense e Fernandinho no Athletico Paranaense, demonstram que alguns deles ainda têm lenha para queimar.
A importação, pura e simples, de jogadores como Luiz Soárez, De Arrascaeta e Gustavo Gómes elevam o nível de nosso futebol, que está longe de ser vitrine para o mundo, limitado a revelador, celeiro de promissores.
Gómes |
Luis Soárez (Luisito) |
Se tivéssemos uma liga nacional forte, estaríamos vendendo transmissões para o resto do mundo, como a Premier League.
4 comentários:
Mais fortes seremos se a CBF descer do tijolinho e mudar o calendário do Brasil, igualando-o ao da Europa.
Enquanto existir essa diferença, seremos canibalizados, times, torcidas, Campeonato Brasileiro, seleção, fortalecendo os clubes da Europa e enfraquecendo os do Brasil.
Enquanto isso :
1
Ratazanas continuam atuando sem punição, pois não tem seu trabalho profissionalizado. Ontem 2 penalties claros para o FLU, nem VAR chamaram. Hoje com o Vasco a mesma coisa ... e se o Galo empata, como ia ficar ? Nem VAR entrou também.
2
Pep Diniz na linha de tiro. Não convocou jogadores do ATM, mas convocou 7, eu disse SETE do seu empresário particular !! No mínimo "pegou mal demais" !!
3
Estão enaltecendo a Liga Árabe, mas vejam o que já ocorre na web em relação a isso : politização, polarização e militâncias.
https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/08/20/carta-para-neymar-teus-milhoes-perpetuam-a-repressao.htm
(copie e cole na sua barra de navegação).
A mudança do calendário, para adequá-lo ao europeu exige estudo cuidadoso. Não é tão simples.
Senão vejamos:
As estações do ano não coincidem e o verão europeu tem outras prioridades que não o futebol.
Seria impensável futebol aqui nos dias de Natal e Ano Novo. A Premier League, por exemplo, não para.
E o calendário escolar que influi nas férias e viagens das famílias, e na disponibilidade de assentos nos transportes internos?
Harmonizar turismo e futebol com praias cearenses no verão brasileiro e como Carnaval baiano é complicado, penso eu.
Enfim, valeria a pena fazer um estudo sobre as implicações.
Acho que melhorar o nível de nosso futebol, com melhores gramados, arbitragem profissional, elencos mais equilibrados (com melhor distribuição de receitas de transmissões, como na Inglaterra), e vender o Campeonato Nacional para o exterior, aumentaria a receita, com reflexos na montagem de elencos por aumento da capacidade remuneratória.
Não para competir com os árabes, mas com a Europa daria.
Sistema de transportes e rede hoteleira, no Brasil continental precisariam ser estudados mais profundamente.
Ontem assisti um lance bizarro na arbitragem do jogo Goiás 1x1 Furacão.
Numa jogada dentro da área do Furacão, o zagueiro meteu a mão na bola e na sequência o Goiás fez o gol.
A ratazana mulamba Marcelo de Lima Henrique, do Rio, marcou penalty ! Mas cercado pelos jogadores do Furacão, foi ao VAR e .... anulou o penalty, e consequentemente, o gol do Goiás !!
Uma aberração, e ficou por isso mesmo.
Uma situação dessas seria impossível passar em branco se a profissão de árbitro de futebol existisse aqui na República das Bananas.
Quanto à mudança do nosso calendário, é a única solução. Não existe outra que evite o desmonte dos nossos times do Brasil. Então, TEM QUE SER POSSÍVEL REALIZAR. Nada é impossível, haja vista o FLU em 2009 e acho que o Vasco esse ano.
PS : vergonhosa e incompreensível a convocação do Neymar para esses 2 jogos. Bem como dos 7 que pertencem ao empresário do Pep Diniz.
Quem é Neymar?
Postar um comentário