29 de agosto de 2023

Dom Rodrigo Dias de Vivar

 

Li e ouvi falar muito deste personagem, herói, nascido em Vivar, na província de Burgos, então capital do Reino de Castela.

Estatua em Burgos

Conhecido como El Cid, a parte lendária deste fascinante  personagem espanhol, que talvez perca em popularidade apenas para o "Cavaleiro de Triste Figura", criado por Cervantes, é bem retumbante, épica.

Meu falecido amigo/irmão Mario Castelar batizou um de seus filhos de Rodrigo, inspirado pelo herói de sua simpatia.

Biografia de El Cid (Campeador)

El Cid (1043-1099) foi um cavaleiro espanhol do Reino de Castela, um dos maiores guerreiros da Idade Média, eternizado como um herói a serviço dos reis cristãos.

Rodrigo Díaz de Vivar, conhecido como El Cid, nasceu na pequena aldeia de Vivar, localizada ao norte da província de Burgos, capital do Reino de Castela, na Espanha, por volta de 1043. Era filho do soldado Diego Laínez, que ajudou a conquistar terras da região vizinha de Navarra, e neto de Rodrigo Álvares, membro da alta nobreza castelhana.

Quando ficou órfão aos 15 anos ele foi levado para a corte do rei Fernando I de Leão, Castela e Galícia, onde se tornou amigo do infante Sancho. Estudou em uma escola próxima de Burgos, onde aprendeu noções de direito e latim.

O treinamento militar era fundamental na educação dos nobres – a classe social de onde saiam os cavaleiros medievais. O jovem Rodrigo aprendeu, com habilidade, a cavalgar, manejar o escudo, a , lança, a espada e o arco e flecha.

Já nosso Cid, (vida e obra no link abaixo), está mais para vilão, no momento. Mas pode se redimir, e se não se transformar em herói, será pelo menos considerado defensor da democracia, arrependido dos atos criminosos praticados.

 (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mauro_Cid)


Nota: tem um filme interessante, direção de Anthony Mann, com Sophia Loren no elenco, baseado no lendário cavaleiro. 

Um comentário:

Jorge Carrano disse...


E tem o nosso Capitão Rodrigo, de "O Tempo e o Vento", de Érico Veríssimo.