28 de abril de 2021

NATUREZA VII

 



Cachoeira da Muralha no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Brasil

Um pedaço do paraíso que foge totalmente ao convencional, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica no cerrado, uma vasta região de savana tropical no coração do Brasil. Situado num platô elevado cuja idade é estimada em 1,8 bilhão de anos, o parque tem cristais de quartzo salpicando a paisagem com reflexos que fazem a região brilhar quando vista do espaço. Aqui há muitas cachoeiras. Variando de 75 a cerca de 120 metros de altura, elas caem em cascata por entre algumas das formações rochosas mais antigas do planeta. As cascatas da foto são da cachoeira da Muralha, parte de um grupo maior de cachoeiras chamado catarata dos Couros.



Cataratas de Nauyaca, Dominical, Costa Rica

Estas espetaculares cataratas tropicais não ficam longe da aldeia de Dominical. As cataratas de Nauyaca, consideradas as mais impressionantes da província de Puntarenas, são uma ótima razão para conhecer o interior partindo da famosa costa de Dominical. Mas o que ela tem de tão interessante? Algumas das melhores ondas da Costa Rica e quilômetros de praias de areia branca aos pés de uma floresta exuberante. O desenvolvimento da cidade – que foi de pacata aldeia de pescadores a reduto de mochileiros e, agora, a um lugar em que as pessoas lutam para preservar o equilíbrio ecológico – é um exemplo da evolução da Costa Rica ao longo das últimas décadas.



Cala Coticcio, ilha Caprera, Itália
Há duas rotas para esta encantadora enseada conhecida como cala Coticcio: uma por terra, a outra por mar. Uma longa e às vezes íngreme trilha para caminhada termina no azul cintilante do Mediterrâneo. Os barcos também singram as águas em torno da ilha Caprera para chegar à minúscula praia. E apesar de todos os turistas atraídos para esta joia ao largo da costa da Sardenha, é provável que ela continue deslumbrante, pois Caprera faz parte da área de preservação mais ampla do Parque Nacional do Arquipélago de Maddalena. A ilha tem poucos habitantes humanos, mas muitos pássaros (e, apropriadamente, muitas cabras) a chamam de lar. As águas cristalinas abrigam uma riqueza de vida marinha. Elas também são protegidas, já que a reserva natural se estende para além da costa.



Praia numa ilha do arquipélago de Vestmannaeyjar, Islândia
O arquipélago de Vestmannaeyjar, na costa sul da Islândia, compõe-se de quinze ilhas nascidas de vulcões submarinos. Cerca de 30 escolhos e leixões lhes fazem companhia nas águas frias. Pouca gente vive aqui neste arquipélago, mas isso provavelmente convém muito à abundante fauna local. O principal dentre os residentes selvagens é o papagaio-do-mar. Na verdade, essa ave gosta tanto deste arquipélago que mais de 20% de sua população mundial migram para cá na época da reprodução.





Costa do Mar Negro, na Bulgária

A Riviera Italiana e a Francesa são trechos históricos da costa do Mediterrâneo, mas mais a leste estão as margens de outra Riviera. Ao longo de grande parte do Mar Negro na Bulgária estão mais de 320 km de litoral, onde as cidades turísticas são ladeadas por faixas de areia dourada. Por esta Riviera Búlgara estão espalhadas áreas rochosas, como em nossa imagem, onde penhascos escarpados acabam em rochas esculpidas pelo mar e pedras lavadas pelas águas azuis do Mar Negro.




Praia La Celvia na Costa Smeralda, Sardenha, Itália
Diz-se que nesta região da costa nordeste da Sardenha estão os imóveis mais caros do mundo. E, embora a flotilha de iates de luxo seja uma prova disso, o que atrai todas as atenções é mesmo a beleza da Costa Smeralda. Aqui, na segunda maior ilha do Mediterrâneo, baías e praias de água azul-vivo atraem inúmeros banhistas. Ao longo dos milênios, o granito à beira-mar foi sendo corroído em formas fantásticas. Em La Celvia, a praia que vemos na foto, as rochas formam um promontório e leixões que emergem das águas. A formação rochosa que vemos no centro é conhecida como "rocha do elefante".



Vista aérea da baía de Akvaryum, Bodrum, Turquia
Suas águas límpidas inspiraram um nome muito apropriado para esta baía: em turco, "akvaryum" significa "aquário", e de fato a baía de Akvaryum parece um ótimo local para espiar o mundo submarino. Nossa foto mostra um cantinho acidentado de litoral rochoso, mas por aqui nem tudo são locais para mergulho. Esta é a região do Egeu, no sudoeste da Turquia, uma área de riqueza histórica que também tem o burburinho das cidades modernas. Bodrum é uma movimentada cidade à beira-mar que outrora foi o antigo assentamento grego de Halicarnasso. Aqui, a história vai fundo: o local foi conquistado por ninguém menos que Alexandre, o Grande, e, de quebra, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, o Mausoléu de Halicarnasso, não ficava muito longe desta baía idílica.



Baía de Nui vista da ilha de Ko Phi Phi Don, Tailândia
A magnética beleza do arquipélago tailandês de Ko Phi Phi tem sido uma bênção e uma maldição. Hordas de turistas já visitaram as ilhas desde que elas ganharam a atenção do mundo após o lançamento do filme "A Praia", em 2000. O dinheiro do turismo começou a entrar a rodo, e o que antes era um grupo de pacatas aldeias de pescadores e plantações de coco transformou-se num dos mais populares destinos turísticos do sudeste asiático.

Infelizmente, essa popularidade trouxe consigo graves problemas ambientais. Em junho de 2018, a praia da baía de Maya, na ilha de Phi Phi Le (justamente a praia de "A Praia"), foi fechada por prazo indeterminado para poder recuperar-se dos danos causados por anos de turismo predatório. Enquanto isso, agora os ambientalistas estão replantando coral natural na baía.

3 comentários:

Jorge Carrano disse...


Na Baía de Nui vista da ilha de Ko Phi Phi Don, na Tailândia, o que se vê é uma pedra coberta de vegetação.

Aqui em Niterói um babaquara qualquer implicou com o arbusto que nasceu e cresceu, por conta de ação da natureza, e mandou arrancar o arbusto, sob alegação de que causaria danos à Pedra de Itapuca. KKKKKKKK

Vejam o post de 2018 sobre o assunto.
https://jorgecarrano.blogspot.com/search?q=pedra%2C+itapuca

RIVA JACARÉ disse...

O BRASIL é um hospício .... cheguei a essa dramática conclusão.

E os mais loucos estão tanto no poder quanto próximos do poder por muitos e muitos anos.

Se não quiser enlouquecer, suma daqui !! Ou aliene-se 100%.
Estou tentando a 2ª opção, mas pensando na 1ª também. Falta o sinal verde da MV.

RIVA JACARÉ disse...

Complementando ..... há quanto tempo não ouvia/lia esse termo BABAQUARA !! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk