9 de abril de 2021

Cidade antiga

 



Recebi um vídeo, com fundo musical de uma peça de Vivaldi, dando conta de que a cidade de Veneza completa este ano 1.600 anos de existência.

Ouçamos o Antonio, um dos mais ilustres e famosos filhos de Veneza. Clique sobre a imagem abaixo:

Claro que no vídeo que recebi via WhatsApp, estão a Ponte dei Sospiri, a  Piazza San Marco e, claro, as gôndolas.




Fiquei curioso para saber se Veneza está, entre as continuamente habitadas, relacionada entre as mais antigas do mundo.

Na pesquisa fiquei sabendo que a cidade mais antiga ainda existente é Jericó, na Palestina.



Lá são encontrados vestígios da existência de assentamentos datados de mais de 9.000 anos a.C.

Marco Antonio deu a cidade, de presente, para Cleópatra. Esta por sua vez, mais tarde, arrendou-a a Herodes. Todos personagens conhecidos.

Olhando as imagens de Jericó (antiga e moderna) assalta-me a dúvida. A engenharia estaria entre as profissões mais antigas? Ou seria a arquitetura? Ou a advocacia, que molda o convívio social? Medicina, talvez?

Claro que não trato dos artesãos  provavelmente os mais antigos prestadores de serviços. Há quem diga que a prostituição é a mais antiga das profissões.

Neste rumo não demora estarei indagando quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

As cidades do continente americano mais antigas estão no México. No Brasil as mais antigas, criadas ou construídas no primeiro século desde a descoberta são várias. Dentre elas Vila Velha, São Mateus e Vitória, no Espírito Santo; Olinda e Recife, em Pernambuco; São Vicente, Santos e São Paulo, em São Paulo; no nosso Estado a cidade do Rio de Janeiro é a mais antiga.

A Vila Real da Praia Grande, a nossa Niterói, é de 1819. Em 1834, tornou-se a capital da província do Rio de Janeiro.

A fusão do Estado do Rio de Janeiro com o antigo Estado da Guanabara, e a construção da ponte, descaracterizaram a cidade.


5 comentários:

Jorge Carrano disse...


Vou pesquisar para identificar a cidade mais antiga que conheço. Seria Veneza?

Riva disse...

Assim que pudermos viajar, tenho imensas dúvidas quanto ao destino ... primeiro torcer para a cotação do euro ou dólar estar favorável - acho difícil, mas .....

Temos viajado virtualmente quase todos os dias pelo YouTube, lugares lindos, espetaculares, mas atenção porque muitos são belos em tomadas aéreas, impossível a apreciação como um turista de superfície.

Dito isso, os alvos de hoje são, fora da ordem de preferência :

- Italia SEMPRE
- Croácia
- Israel
- Espanha
- Reino Unido
- Bélgica + Holanda

Repare que os US estão de fora, incrível isso numa lista minha ! rsrsrs ... mas tudo sempre depende de orçamentos. Nunca fui ao Chile em virtude disso, preços.

Qto ao tema do post, não tenho ideia quais as cidades mais antigas. Não me parece que Veneza seja, sei lá. Creio que as do Oriente Médio sejam. Vou até perguntar ao amigo Google.

Jorge Carrano disse...


Nós, praticamente, encerramos o ciclo de viagens, que de resto está interrompido há algum tempo.

A idade avançada e o câmbio são os fatores.

Não me vejo podendo, mantida a racionalidade, o bom senso, viajar de primeira classe.

Longas viagens na classe comercial estão fora de hipótese. Infelizmente!

Riva disse...

É realmente brabo o desconforto, mas em todas as minhas últimas viagens tenho sempre escolhido aquelas 2 últimas fileiras quase no banheiro, explico.

Nessas fileiras a configuração das poltronas nos aviões largos (wide body), devido ao estreitamento ali da fuselagem, passam de 3 para 2 poltronas, e o conforto é muuuuito maior. Além de estar pertinho dos banheiros e da cozinha pra tomar uma água.

Fica a dica !

Agora, quanto ao dólar e euros, não posso dar dica rsrsrsrs. Apenas torcer !

Mas não deixem de viajar. Se não querem viagens longas, façam por aqui, dezenas de lindos lugares. Viajar é bom demais.

Jorge Carrano disse...


"Viajar é bom demais", não boto reparo a esta frase.

Só que na nossa faixa de idade a mobilidade complica. Viajantes com destino para Berlim, houve troca do portão de embarque. Onde fica o 12? Toca a correr. Com carrinho? Falta folego.

Até para urinar complica. É mais demorado, exige paciência e maiores cuidados higiênicos. E idas mais constantes ao sanitário. Somos dois velhinhos.

Com o passar dos anos a receita mingua e as despesas crescem. Só com remédios de uso contínuo (para dois) que não podem faltar, o orçamento fica comprometido.

Viagens mais curtas são uma opção, por isso nossas últimas foram dentro do Brasil e da América do Sul. Cidades históricas mineiras, sul do país (a Serra Gaúcha é uma boa opçao), e no continente, Bariloche, Mendonza, Lagos Andinos, Viña del Mar ... Buenos Aires (argh !!!) ...

Viajar é bom, mas cada coisa a seu tempo.

Quem vos fala fez viagem (casal) São Paulo-Salvador, numa "Brasilia". Mas eram os anos 80.

Aproveitem!