12 de junho de 2018

Copa? Que Copa?




Por
Ana Maria Carrano





Estamos a poucos dias do início da Copa do mundo de futebol.

 Será desta vez na Rússia e por este motivo a Rede Globo de Televisão vem, exaustivamente, colocando imagens das cidades onde serão realizados os jogos. Belas imagens por sinal. Deixam boquiabertas pessoas que imaginavam um cenário sombrio e gelado. Política à parte é uma nação de tradições e vasta história de lutas contra adversidades.

O país está preparado para receber os milhares de turistas que, com certeza, quebrarão todos os protocolos soviéticos. Parece que vai ser concorrido o campeonato de futebol mais esperado.

Isso lá na Rússia.  Aqui pouco se fala sobre esse evento.

Não se veem ruas decoradas por bandeirinhas verde e amarela, painéis grafitados em paredes e chãos exibindo nossos maiores ídolos no esporte bretão. As lojas exibem o estoque de camisetas e acessórios que sobraram de 2014. Poucos itens citando o ano de 2018.

Finalmente o brasileiro tem mais o que fazer. Outras preocupações e prioridades com o que se importar.


Conforme circula no Facebook, é mais fácil o cidadão comum citar o nome da maioria dos membros do STF do que dos jogadores da seleção.

Domingo 10 de junho, senti esse clima aqui em Teresópolis. Neste dia foi realizado e televisado o último amistoso antes da Copa. Parece que foi às 11 da manhã, horário de Brasília.

Não se ouviram fogos na comemoração de gols; nenhum telão nos bares pelos quais passei a caminho do Supermercado. Silêncio total.



Curiosa que sou, perguntei aos funcionários o placar final e surpreendentemente nenhum deles soube responder.

É. Parece até que estamos amadurecendo. Será?

19 comentários:

Jorge Carrano disse...

Gilmar Mendes de volante seria uma lástima. Ele não marca e deixa livres os adversários. Até mesmo os adversários do povo.

Já o nosso Ricardo Lewandowsky, ao contrário do Robert Lewandowsky, polonês que joga no Bayern, na Alemanha, e que é atacante, joga firme na defesa (de Lula e seus asseclas).

Leonard disse...

Interessante essa comparação dos onze ministros com a seleção com onze titulares.
Assim sendo, sugiro colocar o Ministro Barroso no ataque. É o que melhor atua na função.

Jorge Carrano disse...

Acho que outros fatores, além da situação política-econômica, estão contribuindo para este, digamos, desânimo da torcida.

O 7X1 da última Copa, há 4 anos, vexame inesquecível. Com a agravante, se é que poderíamos ter uma agravante, de que perdemos a disputa do terceiro lugar para a Holanda por 3X0.

Foram 10 gols sofridos em 2 jogos, noa quais fizemos apenas 1 golzinho.

Outra questão, acho, é que a maioria esmagadora do elenco joga fora do Brasil. O que nos deixa sem ídolos próximos, como tínhamos Pelé, Garrincha, Tostão, Jairzinho, Carlos Alberto, Clodoaldo, Gerson, Romário e Bebeto, para citar apenas alguns dos campeões mundiais, nas diferentes Copas.

E, cá para nós, Neymar joga bem, mas não inspira simpatia.

Por último uma visão pessoal: acompanhei as edições de 1958 e 1970, que conquistamos com todos os méritos, de forma indiscutível. Acho que jamais teremos elencos tão bons como os destas seleções.

Jorge Carrano disse...

Leonard,

Que bom que você continua nos prestigiando.

Eu escalaria o Alexandre Moraes, o mais novo, como centroavante trombador. O Bob Barroso é mais técnico.

Jorge Carrano disse...

Aposto que a Kayla escolheu como bonitão da vez o goleiro Alisson.

Jorge Carrano disse...

Pesquisa no portal globo.com :
http://interativos.globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/voce-escala/vc-escala-copa-do-mundo

iscordo pouco dos mais escalados.

Colocaria o Piqué, no lugar do Kimmich. Acho que poucos conhecem o Mbappé, da França. E o Salah, teria vaga neste time?

Kayla disse...

Errou!!! Sou uma das brasileiras que não conhece os jogadores da nossa seleção. O bonitão continua sendo o ma-ra-vi-lho-so Cristiano Ronaldo. Ashuashuashua.
Não importa onde joga, só dá ele no meu cuore. Ashuashuashua

Jorge Carrano disse...

A seleção tem que jogar pela Rede Globo, senão ela sífu:

https://www.conversaafiada.com.br/brasil/desanimo-com-a-copa-desespera-a-globo

Riva disse...

Outro dia vi um bate-papo exatamente sobre esse tema da Ana, e uma das conclusões a que se chegou é de que a população do Brasil está mais idosa em sua maioria (haja vista o desespero em relação ao custo das aposentadorias), e consequentemente mais madura, ou seja, futebol não é mais aquela super prioridade (quase religião) entre os brasileiros.

Eu concordo que seja sim um dos fatores, porque comigo está ocorrendo exatamente isso ...desapego à seleção brasileira de futebol. Ao Fluminense estou tentando.

Mas também acho que o 7x1 machucou demais, uma ferida que ainda não cicatrizou, e que só vai começar a cicatrizar com a conquista na Rússia, muito provável na minha opinião.

Quanto ao STF, prefiro não tecer comentários ..... (fui ali vomitar).

Jorge Carrano disse...

No terreno minado do futebol, dois acontecimentos estão de tal sorte impregnados em minha memória, que se houver reencarnação, na próxima ainda estarei inconformado:
1) queda do Vasco para a segunda divisão.
2) os 7X1 da Alemanha.

Jorge Carrano disse...

Explicações:

1) Nas décadas de 1940/50, o Vasco era destaque nacional e internacional. Grandes elencos e muitas conquistas. Por isso o escolhi para ama-lo até que a morte nos separe. E ser tri-rebaixado é muito duro.

2) Nossa seleção tinha cinco títulos mundiais conquistados e estava jogando em casa.

Jorge Carrano disse...

Não torcerei contra a seleção brasileira, mas torcerei contra a Globo.

Parece que nem preciso torcer, pelo visto:

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/cobertura-da-copa-faz-audiencia-da-globo-despencar-e-e-fica-abaixo-ate-para-programas-de-fofoca-do-sbt/

Jorge Carrano disse...

No Piaui estão radicalizando, contra a nossa seleção.

https://globoesporte.globo.com/pi/copa-do-mundo/noticia/descrente-apos-7-a-1-torcedor-cria-rua-da-argentina-em-apoio-a-messi-no-brasil-veja.ghtml

Ana Maria disse...

Passei para contar que hoje é o aniversário da Kayla.
Para ela deixo aqui também, os meus parabéns. Juízo menina. Rs

Jorge Carrano disse...

KAYLA,

Happy Birthday To You"

Não sabia. Encarnou o perfil low profile?

Beijos

Riva disse...

Kayla, parabéns pelo seu dia especial, desejo a vc muita saúde, muitas alegrias, muita sardinha e camarões.

Quanto ao juízo, não o desejo pra vc. Gosto demais da "inconsequência" ...afinal, ainda não sei o que vou ser quando crescer !

Bjssss

Riva disse...

Complementando, Carrano ...

Meus dias de intensa tristeza com o futebol foram Italia 3x2 em 82 e LDU em 2008 contra o meu Flu.

O 7x1 confesso não doeu, senti sim muita vergonha.
Aquela seleção de 2014 já não significava a Pátria nas Chuteiras pra mim. Como essa de hoje também não.

Kayla disse...

Ah queridinhos, obrigada pelo carinho de vocês. Ontem nem agradeci porque fui vítima de uma festa surpresa. Ashuashua. Uns amigos chegaram sem avisar e ocuparam meu espaço. Parecia o MST. Ashuashuashua.
Qualquer hora eu conto pra vocês. Sabe aquela dor gostosa de bicho de pé? Então. Foi ruim mas foi bom. Ashuashuashua.

Leonard disse...

Realmente esta a Copa mais desanimada desde os anos 70. Me parecia à princípio que era problema de divulgação, mas tenho observado uma consciência do povo que me surpreendeu.
Esta semana recebi este vídeo que resume o sentimento da população.
https://youtu.be/E97xPyaUmZw