FUNAFUTI (foto acima) é a capital oficial de TUVALU, um grupo de nove atóis coralinos na Polinésia, Oceano Pacífico, 4.000km ao nordeste da Austrália. Seu ponto mais alto é 5 m acima do nível do mar. Trata-se de uma monarquia constitucional que faz parte da Commonwealth, ou seja, S.M. Elizabeth II é a chefe de Estado, tem um Governador Geral, mas quem manda mesmo é o primeiro ministro escolhido pelo Parlamento composto de 15 membros.
A população de Tuvalu (os tuvaluanos) atingiu em 2009 a espantosa cifra de 12.273 habitantes, um pouco menor que Restinga Seca/RS, quase todos descendentes de samoanos. Os missionários ingleses acabaram com a religião local, e hoje 87% da população é protestante, 6% não tem religião, e 0,6% são ateus. Já é um começo!
A economia de Tuvalu (PIB 14,8 milhões de dólares) é baseada na exportação de COPRA (fibra do coco seco) e PANDARA ou PANDANO (espécie de palmeira de folhas e frutos comestíveis).
Aquele país vendeu seu domínio na Internet (TV) para uma empresa americana, por 50 milhões de dólares pagáveis em 12 anos, o que elevou seu PIB em 50%! Outra fonte de renda é a venda de sua bandeira para navios estrangeiros.
Não existe estação de TV em Tuvalu (eles são felizes e não sabem). Há somente um jornal impresso que circula de 15 em 15 dias, cuja tiragem é de 500 exemplares.
Mas por que estou falando de Tuvalu para vocês? É que a diplomacia do nosso Grande Líder Lula criou uma embaixada em Tuvalu, mais especificamente na capital Funafuti, por meio do Decreto 7.197 de 02 de junho de 2010.
Creio que o Itamarati está esperando a população de Tuvalu atingir a cifra de 20 mil para então alugar uma oca naquele país e instalar definitivamente a embaixada. Vai ser mais um grande feito da nossa diplomacia, equiparável ao acordo nuclear com o Irã.
E quem? Quem vocês acham que será o Consul Tuvaluense em Funafuti, hein? Quem???
Ninguém melhor que um PRIMO de 1º grau do nosso querido Presidente, desempregado do ABC há mais de 9 anos, que JÁ FOI DESIGNADO (já percebe salário), e JÁ SE INSTALOU em Tuvalu desde julho passado - mesmo sem ser embaixador - já que o cara é adendo da Embaixada em Wellington, para trabalhar duro nesse recanto polinésio - verdadeiro oásis no sudoeste do Globo terrestre! Pode???
Coitado!... Não vai poder assistir às novelas da Globo, por enquanto... Judiação!
______________________________ _________
Decreto 7197/10 | Decreto Nº 7.197, de 2 de junho de 2010.
Dispõe sobre a criação da Embaixada do Brasil em Funafuti, em Tuvalu, cumulativa com a Embaixada em Wellington.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea "a", da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 43 do Anexo I ao Decreto no 5.979, de 6 de dezembro de 2006, DECRETA:
Art. 1º Fica criada a Embaixada do Brasil em Funafuti, em Tuvalu, cumulativa com a Embaixada em Wellington.
"LXXXVI - Funafuti (Tuvalu), com a Embaixada em Wellington." (NR)
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 2 de junho de 2010; 189º da Independência e 122º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Nota do editor: Transcrito tal e qual recebido por e-mail de fonte idônea.
Há matéria no Google, certamente gerada e divulgada por petistas, chamando atenção para o que chamam de "a correta interpretação do decreto", que cria sim a representação em Tuvalu, mas cumulativamente com a embaixada em Wellington.
Bem, quem chamou de "polêmica embaixada" não fui eu. Porque de minha parte estou agora absolutamente tranquilo que se vier a ter algum problema em Tuvalu, será só dar um pulinho na Nova Zelândia, e na representação em Wellington resolver o problema.
http://boatosementiras.blogspot.com.br/2010/10/embaixada-em-tuvalu.html
http://boatosementiras.blogspot.com.br/2010/10/embaixada-em-tuvalu.html
Um comentário:
Nada mais me surpreende.
Postar um comentário