25 de julho de 2025

Xandão perdeu o senso

 

Há um processo em curso no STF que, ao que tudo indica, pelo conjunto probatório, resultará em condenação de Bolsonaro et  caterva, agrade ou não a Trump, ele mesmo acusado de autogolpe de estado em face da invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, inconformado com o resultado das urnas.

Não estou inventando nada. Nem a probabilidade de condenação de Bolsonaro e seus asseclas e nem a responsabilidade de Trump pela invasão do parlamento deles lá.

Interessados em detalhes podem acessar a Wikipédia em :

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_ao_Capit%C3%B3lio_dos_Estados_Unidos_em_2021#:~:text=O%20edif%C3%ADcio%20hist%C3%B3rico%20do%20Capit%C3%B3lio,dos%20partidos%20Republicano%20e%20Democrata.


Mas voltando ao nosso caso de tentativa de golpe, e às robustas provas colhidas, que independem mas foram confirmadas pela colaboração premiada - para uns "delação premiada" - do Cel. Ajudante de Ordens do beneficiário do golpe, se este lograsse êxito.

Será sentenciado, como de resto seria em qualquer Estado soberano, democrático, com judiciário independente. Por tudo quanto já noticiado.

Então por que o ministro Alexandre se empolgou, extrapolou e de forma açodada, sem o necessário e percuciente exame da situação, decretou medidas cautelares cujo controle de observancia estaria fora de seu alcance?

Não tenho vocação, talento, disposição e um mínimo conhecimento do processo penal, mas o só fato de em sede de embargos declaratórios S. Excia. rejeitar, não acolher os embargos opostos, mas reafirmar os limites impostos na decisão embargada por falta de clareza parece-me um escorregão jurisdicional.

O ministro Alexandre de Moraes não pode e não deve se deslumbrar.

Parafraseando  Friedrich Hegel, que lecionou que aquele que exagera nos argumentos prejudica a causa, ouso afirmar que aquele que excede limites decisórios também prejudica a causa.


Meu pai, sabiamente, nunca me proibiu de fumar. Ele sabia que seria inócua sua recomendação/proibição. Porque eu não fumaria diante dele, mas e nas ruas, na escola, nas festinhas, que controle ele exerceria?


2 comentários:

Jorge Carrano disse...

Além da tentativa de golpe, Trump é suspeito de pedofilia, envolvido que foi com Jeffrey Epstein.
Bolsonaro deveria ser mais seletivo na busca de apoios.

RIVA disse...

Saudade do Circo do Carequinha ... éramos felizes e alegres.