25 de julho de 2025

Capacidade para 5.000 pessoas?


 

Esta construção, em Niterói, no Caminho Niemeyer, acomodará 5.000 pessoas


Como templo religioso acho difícil lotar, quem sabe se fosse um novo estádio do Vasco da Gama, cujo número e torcedores está minguando, estaria bem dimensionado?





Quando projetada, os católicos na cidade talvez totalizassem 5.000, ou até mais, mas acho que o número de seguidores desta religião vem diminuindo na mesma proporção do crescimento dos evangélicos.

A obra nas fotos se referem à nova Catedral de Niterói, cujo projeto é de autoria de Oscar Niemeyer, apresentado em 1997 ao Papa João Paulo II.

O projeto ficou paralisado por 15 anos,  somente sendo retomado em 2012. Para fazer jus a rotulagem,  de senso comum, como "obra de catedral", para construções que se arrastam por anos, estamos em 2025, ou seja há 28 anos da aprovação e benção do projeto, e sem previsão de término e inauguração.

Quem sabe se arrastará ainda por muito tempo, como acontece com o templo "Sagrada Família", projeto de Antoni Gaudí, em Barcelona, que é de 1882? E não ficará pronto em 2026, como previsto.

O "Templo de Salomão", uma réplica do templo bíblico, que pertencente a Igreja Universal do Reino de Deus, em São Paulo, tem capacidade para acolher 10.000 fiéis. Não sei se lota, mas pode ser em eventos especiais. 

Não procurem desrespeito nestas considerações. Não há. Embora não tenha ou pratique qualquer religião, um de meus princípios de vida é respeitar a todas elas.

O objetivo aqui é documentar o andamento da obra, fazendo pilhéria com meu time de futebol. E que comportamento estranho: já fui católico, coroinha, fiz primeira comunhão, e me afastei por desencanto. Sou torcedor do Vasco, e não obstante os resultados recentes mantenho-me fiel.


2 comentários:

Jorge Carrano disse...

Conclusão: a fidelidade é maior ao clube de futebol do que à religião?

Jorge Carrano disse...

• Principais destaques do ranking:
• Flamengo: 20,6% (cerca de 44 milhões de torcedores).
• Corinthians: 13,9% (aproximadamente 31 milhões).
• São Paulo: 10,1% (cerca de 22 milhões).
• Palmeiras: 7,8% (cerca de 17 milhões).
• Cruzeiro e Vasco: 6% cada (aproximadamente 13 milhões cada).