16 de maio de 2024

O PARAÍSO EXISTE SIM

Por

Riva

Chegamos de uma viagem de 20 dias na Europa, e o objetivo era o casamento de um dos nossos filhos.

Um voo de 11 horas de ida e volta pela KLM, sem escalas para Amsterdam. Nosso roteiro de carro foi :

- Bélgica – 8 dias. Além da Antuérpia, fizemos um bate-volta a Maastricht, na Holanda.

- França – 4 dias. Fomos para a lindíssima região da Alsacia (atravessando Luxemburgo), onde visitamos Strasbourg, Riquewhir (nosso ponto fixo), Ribeauville, Kaysersberg, Colmar e Eguisheim.

- Alemanha – 3 dias. Dietzenbach (ponto fixo), Frankfurt, Würzburg (na Rota Romântica) e Colonia (pitstop para conhecer a catedral, a caminho da Holanda).

- Holanda – 5 dias. Ponto fixo na linda Oudewater e bate-voltas a Amsterdam, Delft, Gouda e Utrecht.

Ficamos em ótimos hotéis com bom custo-benefício, frequentamos ótimos restaurantes muito pesquisados no Google Maps – informações bem confiáveis em relação a qualidade, a cardápio e avaliações.

Aliás o GMaps é nosso guia nas viagens, com preciosas e precisas informações do ir a vir a centenas de locais nas cidades – restaurantes, pontos a visitar e seus custos, conduções a pegar, rotas de carro, etc.

Muitos detalhes de qualidade em mobilidade, de tráfego urbano e em rodovias, sinalização, que nos fazem pensar porque não são também implementados no Brasil. Alguns exemplos :

- O convívio perfeito de pistas de ciclistas com Trams, ônibus, automóveis, ciclomotores, pedestres.

- A sinalização visual e sonora para deficientes.

- Em mergulhões a velocidade é reduzida para 30 km/h para redução de barulho aos moradores do entorno.

- Pistas de velocidade nas estradas com ranhuras longitudinais para redução de ruído dos pneus aos moradores das proximidades.

- Banheiros públicos limpíssimos ... e pagos. Mas você sempre recebe um voucher em euros para utilização em alguma compra no local.

- Se vc pretende realizar uma mudança, paga uma taxa à prefeitura e ela sinaliza em frente à sua casa que dia tal em tal horário o local tem que estar vazio para a sua mudança. Se alguém colocar carro ali, multa pesada e reboque.

- Estacionamentos com entrada e saída via filmagem da placa do carro, sem ticket.

- Tudo isso sem falar na limpeza das vias públicas – exceto Amsterdam.

A Holanda ! Ah, sim, o Paraíso existe e está a 11 horas de voo.

No caminho da Alemanha para a Holanda fizemos uma parada em Colônia para conhecer a famosa catedral gótica. De tirar o fôlego. A de Strasbourg também é linda.

Nossa 2ª vez visitando o país e encantados com tudo. A beleza das cidades, organização, a alegria estampada nos rostos da população, sua História preservada e contada, a simplicidade do dia a dia, educação, as crianças, muuuuitos cães, os canais, impossível não se contagiar.

Foram 2.700 fotos e filmagens, portanto nem sei o que escolher como representativo para colocar no post, mas vou tentar algumas poucas.

Antuérpia - Bélgica

Gent - Bélgica

Riquewihr - Alsacia
Entrada do Museu Van Gogh - Amsterdam

Catedral de Colônia
Oudewater - Holanda

Fomos surpreendidos (quase morri) com a chegada dos nossos outros 2 filhos para o casamento – os sacanas mantiveram em segredo o plano !! Foi demais a família reunida fora do Brasil...a última vez que conseguimos isso foi em 1997 !!

A região da ALSACIA é lindíssima, difícil dizer qual a cidade/vilarejo mais bonito. Região de vinícolas de alta qualidade. Aliás, bebe-se vinho ao invés de água .... rsrsrs.

O único ponto negativo da viagem foi a chegada ao Rio. A distância do portão de chegada à imigração é enorme, sem esteiras, um absurdo. Um mix de burrice com desumanidade. Fomos salvos por um daqueles carrinhos elétricos de golfe, que nos resgatou no caminho. E as malas levaram uma eternidade para chegarem à esteira rotativa. Mas pelo menos chegaram !!

Well, se alguém do PUB da BERÊ quiser alguma informação adicional, estou à disposição.

Jorge Carrano disse...

"A Holanda ! Ah, sim, o Paraíso existe e está a 11 horas de voo."

Cravou o autor, amigo e seguidor do blog.

Como se trata de pessoa culta, viajada, de bom nível social, tenho que acreditar que se trata de lugar especial.

Como não conheço, meu Paraíso, na Terra, fica em outro local.

Se declino vai encher de gente e transformar o lugar. KKKKK

Jorge Carrano disse...

Nas duas primeiras fotos, na horizontal, as legendas estavam trocadas.

Quem acessou antes e conhece Gent e Antuérpia há de ter notado.

Quem passar por aqui agora já verá corrigido.

Já me desculpei com o autor/viajante.

Jorge Carrano disse...

Você já está estudando neerlandês, língua holandesa?

Dá para entender alguma coisa?

Riva disse...

Sem condições rsrs. Até se aprende o significado de muitas palavras importantes (principalmente nos cardápios kkkk), mas falar nem pensar.

Nossa sorte era nossa nora, alemã, mas fala italiano, português, francês e traduzia holandês...ufa ! Nós salvava sempre.

Jorge Carrano disse...

É muita audácia (coragem), viajar por alguns países, tipo Hungria, República Tcheca, Holanda e outros, sem dominar o idioma.

Por vezes o inglês salva, mesmo quando canhestro.

Veja este caso, juro que real: o cara entra numa drogaria, em Londres, pretendendo comprar vitamina "C" efervescente.

Sem saber como era efervescente em inglês, criou: "when you put in water, it makes shiiiiiiii.

A atendente compreendeu e apontou a prateleira.

Bem, a vitamina em causa é considerada produto OTC (over the counter) dispensando receita médica.

Jorge Carrano disse...

Nada como ter uma nora alemã rsrsrs.

Estive na Alemanha e só aprendi uma palavra: danke.

Extremamente útil depois de perguntar em inglês. rsrsrs

RIVA disse...

Caro BM e quem estiver no PUB .... não existe mais qualquer problema de comunicação nas viagens.

Posso atestar, por exemplo, que nesses países Alemanha, Holanda e Bélgica, TODOS no comércio falam inglês. Parece mandatório.

E temos o Google Translator. Vc fala em português no celular, o App converte para a língua local, e o atendente entende o que vc quer. Super simples.

Na Italia, há alguns anos , não sabia como pedir um medicamento para inflamação na gengiva em italiano, e os italianos geralmente no comércio não entendem o inglês, e o Google Translator resolveu tudo pra mim na farmácia.

Acabou esse problema, basta ter um celular e internet.

RIVA disse...

Já que não há comentários, vou complementando com algumas informações para pelo menos enriquecer o conteúdo, caso haja consulta de algum cliente do James.

Impressionante as autobans da Alemanha, sem limite de velocidade máxima. Andamos a 185 km/h por um bom tempo, mas dando passagem para alguns com mais velocidade.

O carro do meu filho é um Audi A3 a diesel, com uma incrível autonomia de mais de 1.000 km, pois faz até 25 km/l !! Um massacre !

Se vc gosta de aspargos, essa a melhor época para visitar Alemanha, Holanda e Bélgica. E eu adoro aspargos, verdes, brancos .... pratos maravilhosos, sopas, etc...

Achamos os restaurantes muito caros, em relação a 5 anos atrás (está certo assim, Profª Rachel ?).
Tirante a ¨Street Food¨ e os "Food Trucks", qualquer prato num restaurante não é menos de 15 euros. Um casal então, mais beber alguma coisa, entradinha, custará pelo menos 50 euros. Converteu ?

Quem converte não se diverte !!! Essa a máxima para quem ousa viajar para a Europa. Foi porque quis .....

Qual a estratégia então ?
Uma, apenas uma refeição por dia, o restante o café da manhã (fora do hotel) e um lanche (sandubas mesmo).
Se encontrar uma boa Street Food, cai dentro ! Encontramos excelentes em qualidade e custo umas 3 ou 4 vezes. A melhor foi uma vietnamita.

Eu, no entanto, queria aproveitar alguns bons momentos, um belo local, companhia, um entardecer, as janelas das casas com aquela luz amarelada, ... cenas convidativas maravilhosas na Holanda, e aí não tem como fugir de um bom vinho, um bom presunto, salsichas, ostras, pães maravilhosos, aspargos gratinados, numa mesinha vadia na beira de um canal qualquer ... sim, o Paraíso existe, aproveite enquanto pode, aquela vozinha do Donald na minha orelha esquerda !

Vai que nunca mais venho, então ........

Preciosas informações, Riva.

Como o Esperanto não vingou, o inglês acabou ocupando o espaço, em muitos lugares.

Mas o Google Translator é uma boa.

Jorge Carrano disse...

Mudando o foco, no meu Paraiso terrestre, não seria necessário programar todos os jogos para o mesmo horário. Não haveria mutreta, fraudes, malas pretas, etc.

Testemunhas em casamentos, seriam absolutamente desnecessárias.

E, como nas peladas da infância, as partidas de futebol seriam sem juízes.

Vamos ao espírito da coisa, honra, dignidade, além de natureza e mulheres exuberantes, porque "perdoem as feias mas beleza é fundamental" (licença poetinha), seriam valores sedimentados, inatos, genéticos.

Jorge Carrano disse...

Estes valores enfatizados, em especial a honra, são responsáveis pela releitura de "Xógum".

Registro, com satisfação, que esta postagem recebeu, até o momento, 43 acessos, que vem a ser o maior número alcançado nos últimos meses.

RIVA disse...

Que legal saber dos acessos. Acho que o tema "viagens" é uma unanimidade, porque abrange cultura, dicas, beleza, informações importantes, etc.

Uma pena não poder mostrar fotos nos comentários, porque clico muitas fotos relacionadas a algum ponto ou fato interessante nas viagens, e são mais de 2.000 fotos.

Na Alsacia, por exemplo, nunca tinha visto os famosos ninhos das cegonhas no topo das casas. Temos muitas fotos e filmes.

A decoração das janelas das casas é um espetáculo de beleza e criatividade. Muitas fotos também.

Todas as cidades/vilas visitadas na Alsacia foram percorridas a pé. Sempre deixamos o carro num estacionamento bem localizado (e mais barato rsrs) e saímos gastando a sola do tênis (nem pensar em outro tipo de calçado).

Pega um mapinha da cidade e percorre o Centro Histórico e pontos principais pesquisados no Google Maps.

Idem na Holanda. Nos hospedamos em Oudewater, e ficamos a 20, 30, 40 minutos de Amsterdam, Delft, Gouda, Utrecht. A bela Maastricht era perto da Antuérpia, e fomos a partir de lá, no início da viagem.

Amsterdam voltamos para conhecer o Museu VAN GOGH, imperdível. Muito organizado, pede o equipamento para ir caminhando nos diversos andares, e com o número que tem na obra, a gravação (tem em português) vai te explicando tudo sobre o quadro.
Na saída esquece o Café no interior ... um copo de água custa 3 euros !!

Amsterdam é diferente das lindas cidades do interior da Holanda. Muita gente nas ruas de várias origens, a limpeza não é um "brinco", mas é emblemática. Fizemos questão de retornar na PANCAKE AMSTERDAM para devorar a panqueca de maçã local .... para comer de joelhos. Mas fique atento sempre com sua mochila, é diferente.

Um ponto alto na viagem é a visita a igrejas e catedrais. Não sou católico (a MV é), mas são locais arrebatadores, lindos, e em 3 deles tinha alguém tocando o órgão ...filmei, vira a gente do avêsso!! Numa delas tinha uma pesoa num piano e outra cantando .... demais.

E como sou engenheiro cicil, fico de boca aberta com as construções ...como conseguiram isso sem energia elétrica, sem equipamentos ..... nesse aspecto, a catedral de Strasbourg impressiona mais do que a de Colônia (mais famosa por suas dimensões).

Muito pra contar e mostrar !

PS : e para não deixar o futebol de fora, na 5ª feira retornei ao Maraca depois de 6 meses para rever meu FLU na Libertadores. Muita emoção !

Jorge Carrano disse...

Imagino que Riva, o autor da postagem, mobilizou toda a família para acessar, porque os acessos não param (rsrsrs).

Caminhamos para recorde de visitas a um mesmo post na primeira semana de publicação.

Anônimo disse...

Ou será que ele distribuiu brindes? Jogou aviãozinho?

Jorge Carrano disse...

Imagino quem seja a piadista.

Reconsidere voltar ao pub.

RIVA disse...

Um acréscimo ...nos 8 dias na Bélgica revisitamos a bela GENT.

Quanto à quantidade de acessos, o BM me lembra quando tínhamos uma banda de rock nos anos 80.

Colocamos uma música intitulada EDIFÍCIO SAINT MARTIN para tentar tocar na MALDITA, a Rádio Fluminense FM, e a música "arrebentou" na rádio, de tantos pedidos para tocar dos ouvintes.

Aí a radialista Monica Venerabile falou ao vivo na rádio que "devido à ingenuidade da banda de pedir aos familiares e amigos, do cachorro ao papagaio, para ligar e pedir para tocar a música, ela seria retirada do ar", e colocou para tocar pela última vez nossa música !

Quanto aos acessos, acredito ser o tema. Vou contar +1 episódio engraçado conosco na viagem.

Fui ao abanheiro numa lanchonete e lá dentro, trancado, tinha um potinho com giz e convidava os usuários do banheiro a deixar uma mensagem. Não pestanejei !!
Peguei o giz e escrevi bem grande PAULO & ISA !! (Riva e MV).

Meu filho foi ao mesmo banheiro e voltou chocado kkkkkkkkkkkkk pois era pra escrever numa tábua negra que tinha pendurada atrás de mim, na porta do banheiro, e não na parede !! (tenho a foto da pichação).

Fiquei curioso ...quem seria A piadista ? rsrsrsrs ....pq anônima ?

Curioso II : qual o Paraíso do BM ?

Jorge Carrano disse...

Se a anônima quisesse teria se identificado. Tenho que preservar, como faço com outros seguidores que utilizaram ou utilizam codinomes ou apelidos.

Alguém lembra do Luvanor Belga? Era o heterônimo do neto de famoso poeta (também ele poeta), que frequentou o blog durante muito tempo.

Tenho que ser discreto, confiável.

Jorge Carrano disse...

Riva está muito açodado para que eu comente sobre o "meu" Paraíso.

Como não existe, fisicamente, geograficamente, com latitude e longitude, fronteiras, habitantes, língua oficial e outros elementos de uma pátria, uma nação, uma aldeia, um lugarejo, um bairro, um lugar que eu pudesse eleger como meu Paraíso, no planeta Terra, precisarei de tempo para criar, como uma colcha de retalhos.

Começaria pelo povo, idioma, viés de caráter e valores éticos, morais e filosóficos, até montar a paisagem, o meio ambiente, a natureza, com rio de um lugar, cascata de outro, montanha de acolá, floresta ou bosque conhecidos de viagens e passeios, etc., levará tempo. E exigirá revisão, por certo, eis que lapsos de memória irão ocorrer.

Talvez recorra à IA. E certamente rirei muito, porque meus dados conhecidos não explicitam sentimentos. Sentimentos mudam.

E aí, Riva, contornei?

Caramba amigo, vc está pior que o William Waack pra enrolar ..... kkkkkk

Esperava uma indicação precisa do seu Paraíso !

Como comentei com vc em off (pelo Zapp), estou naquela fase de ficar vendo e revendo as 2.500 fotos e videos da viagem, ainda muito nítidas em nossa memória do momento que foi clicada, do ambiente, de tudo.

As ultimas 3 vgs que fizemos foram maravilhosas, todas para a Europa. Sempre íamos para os EUA, mas em 2012 ganhamos passagens para Portugal e nas últimas fomos para essa região Bélgica Holanda Alemanha, e uma vg exclusiva para a linda Italia.

Mas a Holanda ....ah, escolhemos 2 cidades pequenas nas 2 vgs para fazer de ponto fixo, e as escolhas foram 100% assertivas : Haarlem e agora Oudewater.

Na próxima vez, se houver, certamente será o norte da Holanda, pois nessas 2 vgs por lá exploramos o sul da região.

A gente sempre brinca entre nós : "é tudo igual" kkkkkkkk. Eu diria que é "tudo maravilhosamente igual" kkkkkkk.

Meu caçula está indo passear pelo norte da ITALIA - Dolomitas e adjacências, e depois TOsCANA.
A ITALIA merece umas 5 vgs, sem exagero, pretendo conhecer mais se puder. Já dissecamos a Toscana em 2019 com 7 dias de carro por ali. Mas há muuuito pra ver ainda nessa terra lindíssima e cheia de História.

Enfim .... viajar, viajar, sempre que puder.

PS : não fui ao Maraca hoje. Vendo pela internet o jogo contra o poderoso Sampaio Correia, que está com um belo uniforme.

Jorge Carrano disse...

Taí, Riva, um gosto seu que endosso sem pestanejar. A Itália é um país repositório de história, que tem uma gastronomia simples e saborosa, bons vinhos, lindas mulheres, adoram o futebol e sabem festejar.

Bem, em cada uma de suas regiões o que não falta é o que admirar. Cria e difunde moda ... e tem a Ferraria, sonho de consumo de muitos, homens e mulheres. Vermelha ou amarela.

Estou assistindo a uma série (excelente) intitulada "Ripley", ambientada na Itália, com foco em Atrani. Mesmo que não houvesse um roteiro bem bolado, só o passeio pelo pais justificaria assistir.

Jorge Carrano disse...

Não me perdoo por haver esquecido de um aspecto fundamental: ARTES.

Assim mesmo, com "A" maiúsculo, caixa alta e no plural.

Claro que continuo falando da Itália.

Riva,
Meus registros apontam o post abaixo, como um doa mais acessados. Mas eram outros tempos.