29 de março de 2024

TREM BALA, quem viver verá.

 

Em 1994 começou a circular o Eurostar, trem que circula no Eurotunel, que liga Londres a Paris, mais precisamente, Folkstone, Kent à Coquelles, Pas-de-Callais, sob o Canal da Mancha.




Aqui estou, no ano 2000.

O Eurotunel tem pouco mais de 50Km. de extensão e a viagem dura em torno de 35 minutos.

No mesmo ano de 1994, voltou a circular entre o Rio de Janeiro e São Paulo, o já então chamado "Trem de Prata". 



Vagão restaurante

Nesta segunda fase o trem ligava as estações da Barra Funda, em São Paulo, à Barão de Mauá, mais conhecida como Leopoldina, no Rio de Janeiro.

Até 1991, quando as viagens foram suspensas, o trem então chamado de "Santa Cruz", ligava as estações Roosevelt (ou da Luz) em São Paulo e Pedro II (ou Central do Brasil), aqui no Rio de Janeiro.

Agora vejam só, lá longe, na Europa, tivemos (eu e minha mulher) oportunidade de viajar no Eurostar, partindo de Londres para Paris, onde terminamos uma viagem turística.

Já aqui no Brasil, nunca viajei no "Trem de Prata" posto que por minha conta e risco não teria o que fazer em São Paulo,  e as viagens a trabalho, muitas, eram patrocinadas pela pessoa jurídica, na Ponte Aérea.



Trem Bala - Projeto


Como o início das obras para colocar em circulação o "Trem Bala" está previsto para 2027 e a conclusão apenas em 2032 quando, se vivo estiver, contarei 92 anos de idade, pergunto: vou perder cerca de duas horas, quem sabe de minhas últimas com vida, dentro de um trem para São Paulo?

Duas horas é o tempo previsto para o percurso, que terá pelo projeto ainda em discussão, 9 estações entre saída e destino.


Mais detalhes em:

https://www.poder360.com.br/infraestrutura/saiba-como-esta-o-projeto-do-trem-bala-entre-rio-e-sao-paulo/

4 comentários:

Jorge Carrano disse...


As passagens para viagens no Trem de Prata eram concorridas.

Jorge Carrano disse...


A foto inserida no texto foi tirada por minha mulher quando atravessamos o Canal da Mancha, via Eurostar, no ano da virada do século.

Já lá se vão 24 anos. Eu era feliz e não sabia. Viajar é tudo de bom, quando se tem saúde e $$$$

RIVA disse...

Meu caro BM e possíveis usuários do PUB da BERÊ :

Trem não sei, mas BALA tem sim e muito por aqui.

PERDEMOS NO RIO O NOSSO SAGRADO DIREITO DE IR E VIR.

Todos os dias assaltos, arrastões, assassinatos, tiroteios. Passou do ponto há muito tempo.

Não é 1º de abril não, É VERDADE !!

Jorge Carrano disse...


Nada a comentar.

Apenas confirmo que estamos num 1º de abril. Mas o caro Riva, não falta com a verdade e nem exagera.