12 de dezembro de 2023

ALPORQUIA

 

Também não sabia o que é. Pesquisei e encontrei que se trata de um método de reprodução botânica.

Produz mudas para plantio.

Sim, assisti na TV a explicação de como fazer, mas fui ao Google para obter mais detalhes por curiosidade.

A imagem abaixo é exemplificativa.

Em pouco tempo vai enraizar.

Vi e ouvi no Globo Rural. Porque um telespectador se queixou, por carta, que seu pé de lichia, com 12 anos, ainda não frutificara.



A resposta era que provavelmente o pé de lichia fora plantado através de semente.

E um produtor da fruta, em larga escala, recomendou ao consulente que fizesse exatamente isto: alporquia.

Mas o que mais me chamou a atenção no programa, que voltei a assistir, foi uma reportagem com uma trabalhadora rural, em área isolada e passando por uma estiagem de meses.

Indagada como fazia para se manter e a sua criação, respondeu que depende da graça de Deus.

Literalmente: "nós veve com ele no coração, ele sabe o que precisamu." 

O "veve" é original, não erro de digitação. Delicioso e comovente.

Lubrifiquei os olhos de forma natural.

6 comentários:

Jorge Carrano disse...


Definição no Google:

"Alporquia é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada."

RIVA disse...

Raízes adventícias ????? .....

Rapaz.... fui ali me enforcar ! kkkkkkkkkkkk

Jorge Carrano disse...


E eu convivo com Pacto Adjeto de Hipoteca. rsrsrsrs

Jorge Carrano disse...


Enxertia é diferente:

O enxerto é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto e o porta-enxerto. A reprodução da enxertia é assexuada (Google)

RIVA CAMPEÃO disse...

Quais os gêneros existentes na FLORA ? Ou seja .... se uma planta fosse tirar sua carteira de identidade, quais as opções de gênero haveria ?

PS : estou començando a ficar apreensivo ....

PS2 : impressionante a quantidade de pedintes em Icaraí. Todas as esquinas, nas portas de mercados farmácias e padarias e bancos, até 2 acampamentos na Tavares de Macedo .... sim, acampamentos !


Jorge Carrano disse...


Sobre a pergunta do Riva, peço socorro a algum botânico ou agrônomo que esteja aqui de passagem.

Como já fui admoestado aqui por um biólogo, porque arremessei um enorme sapo que estava em meu terreno, para o terreno baldio ao lado, não vou me aventurar a responder.

Por certo existe reprodução assexuada. Sobre isso já li.

Apenas por curiosidade, porque me lembrei por falar em biologia, meu professor da matéria era um médico legista, chamado Elias. Seres vivos animais e vegetais.

Assistia as aulas com prazer. Ao contrário das equações do segundo grau do Túlio: (-b±√(b²-4ac))/(2a) .