31 de maio de 2023

LULA E O NOBEL

 

Está tão evidente que todo mundo já fala sobre o assunto. Lula quer porque quer ganhar o NOBEL da PAZ.

Vive em imagens e conversa mais lá fora do que aqui com parlamentares, o que já lhe custou revezes no Congresso.

Mas é um desastrado, despreparado (também) em política internacional, e nos expõe a vexames diplomáticos com sua incontinência verbal.



Reunião de líderes Sul-Amricanos


Na Cúpula de líderes da América do Sul, ora realizada no Brasil foi tão desastrado quanto contraditório acarinhando Maduro, e conseguiu a proeza de receber críticas de  Lacalle Pou e de Gabriel Boric, presidentes do  Uruguai e do Chile, respectivamente de direita e de esquerda, em pronunciamentos claros e firme que fizeram sucessivamente.

Ora, o que não tem na Venezuela é respeito aos direitos humanos, pilar das democracias. Aqui valorizada por Lula.

Lula precisava falar que as críticas à ditadura venezuelana não passam de "narrativas"? Uma ditadura até sangrenta, condenada por todos os organismos internacionais?

Nada, de meu ponto de vista, contra reintegrar a Venezuela nos debates. Somos vizinhos e temos interesses e responsabilidades comuns. Só para exemplificar a preservação da Amazônia. Além da vasta fronteira entre nós, rota de tráfico e contrabando.

Mas daí a abraçar o ditador!? Bastava cumprimenta-lo estendendo a mão e pronunciando "seja bem-vindo",  protocolarmente. Como deveria tê-lo feito com os demais 10 participantes.

Dentro de casa, anfitrião, foi criticado, censurado, levando-nos ao vexame - não pela primeira vez - se lembrarmos de sua fala sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, quando afirmou que a manutenção é de interesse dos USA e da Europa.

Não receberá o honroso e rendoso Nobel,  e tampouco será eleito o "Homem do Ano"  da revista Time.

Homem do Ano em 1940


12 comentários:

Jorge Carrano disse...


Enquanto jogava conversa fora na Cúpula dos presidentes de países sul-americanos, era de novo derrotado no Congresso.

Depois de haver sido criticado duramente pelos presidentes do Uruguai e do Chile, ontem à noite, em entrevista à imprensa reafirmou, enfaticamente, que o regime venezuelano é democrático e que tudo que é dito, mundo afora, sobre a Maduro não passa de "narrativas".

Que vergonha. Cala a boca Lula! Talk too much.

Jorge Carrano disse...


Seu governo dissolvendo na Câmara e ele pretendendo criar moeda única, com cocaleiros.

Comparar a União Europeia com o Mercosul, com todo o respeito é como comparar, por exemplo, um vinho tinto Bourgone "Les Grands Chaillots", com o nosso "Sangue de Boi".

Calma Lula, muita calma nesta hora. De Caetés para o mundo há uma longa distância. Vá com calma.

Alódio Moledo dos Santos disse...

Calado ele é brilhante, mas só calado, porque falando consegue desagradar a Europa, Israel e até latinos americanos, como o presidente do Uruguai e até o esquerdista presidente chileno

Anônimo disse...


Preservo a identidade de quem comentou, conforme a seguir, em homenagem ao amigo.

Vai como Anônimo:

Carrano: acabei de ler o seu blog. Concordo contigo em gênero, número e grau. O "cara" do Obama desandou a falar besteiras. Meteu o "bedelho" (como dizia minha avó) na guerra entre Russia e Ucrania, achando que os dois países iriam ouvir sua "magnífica oratória" e decretariam a paz. Doce ilusão.

Falou mal dos EEUU. e da Comunidade Europeia, nossos tradicionais aliados. Num discurso de improviso, só faltou dizer que a Ucrânia era a culpada pela guerra.

Agora, não reconhecer que a Venezuela é uma ditadura é o pior dos absurdos.
Ele acha que todo mundo vai concordar com as bobagens que fala.

É pena, pois desde que foi eleito pela primeira vez era uma esperança de um governo mais voltado para as classes menos favorecidas, para os verdadeiros pobres. Que desse uma sacudida nas elites e fizessem com que elas olhassem para os outros que estão à sua volta.

Não tenho elementos para afirmar se ele, pessoalmente, esteve envolvido em algum tipo de corrupção. Mas, membros dos seus governos estiveram sim, disso não há dúvida, pois alguns dos envolvidos em esquemas de propina devolveram vultosas somas ao Governo.

Foi condenado, preso, cumpriu parte da pena, teve a sentença anulada por incompetência do Juízo, e o juiz que o condenou, evidentemente parcial, foi considerado suspeito ( mas conseguiu eleger-senador. Brasiiiiil!!!!).


Lula voltou à Presidência e se deve considerar o rei da cocada preta (cuidado com o vocabulário racista).


Esquece-se de que a diferença de votos para o ex-presidente troglodita foi bem pequena e que muita gente votou nele (aí me incluo) apenas para afastar o perigo de outra ditadura sobre o país.

Acha-se com o direito de dizer um monte de besteiras e pensa que todos vão bater palmas para ele. Triste ilusão... cuidado que a ameaça de golpe não cessou e que você está dando munição pra cadáver estendido no chão...

Melhor ficar calado ou limitar-se a ler os discursos que for fazer, escritos e revisados por assessores competentes...

Chega de improvisos...

Jorge Carrano disse...


Quanto ao comentário acima, o amigo não pediu o sigilo, mas como comentou via ZAP imagino que preferisse ser preservado por razões pessoais.

RIVA disse...

Pincei nos comentários :

"Esquece-se de que a diferença de votos para o ex-presidente troglodita foi bem pequena e que muita gente votou nele (aí me incluo) apenas para afastar o perigo de outra ditadura sobre o país."

Que outra ditadura ?

Jorge Carrano disse...


Essa me arvoro a responder, com convicção, pedindo vênia ao autor do comentário: ditadura de direita, tão nociva quanto a de esquerda, com o apoio oportunístico ou beneplácito de parte das Forças Armadas.

E tal apoio sem caráter ideológico, apenas fisiológico, eis que não havia sinais de perigo para a democracia.

Bolsonaro foi um erro nosso (porque me incluo como seu ex-eleitor).

Jorge Carrano disse...

Minhas criticas ao Lula não significam apoio a Bolsonaro, a quem abomino, execro.

Lula apenas rejeito, por enquanto, neste terceiro mandato.

RIVA disse...

Aguardo a resposta do comentarista anônimo .... QUE OUTRA DITADURA ????

Diferente dessa do JUDICIÁRIO ?

RIVA disse...

Complementando ....

"E tal apoio sem caráter ideológico, apenas fisiológico, eis que não havia sinais de perigo para a democracia."

Ainda enxerga dessa maneira ?
FA batendo continência para Maduro ? Narrativas ?

Como disse o Rei da Espanha ...... por que não te calas ?

Jorge Carrano disse...


Não vamos chamar para o debate a Anônimo que sequer foi consultado por mim sobre a licença para publicar seu comentário (que por sinal endosso por inteiro).

Eu assumi e, de fato, sou o Anônimo.

Ele não entrou aqui, portanto há de ser respeitado.

Jorge Carrano disse...


Quanto a fala do rei Juan Carlos colocada no contexto, lembro a você, caro Riva, que este mesmo veículo (blog) tem espaço disponível para aperfeiçoamento da exegese mais consentânea com o pretendido. Se for o caso.

De minha parte antes prefiro encerrar, eliminar, deletar o blog do que deixar de manifestar minhas opiniões.

# Abraço.