4 de janeiro de 2023

Meu vocabulário francês

 

As poucas palavras e expressões francesas, listadas a seguir, foram e são suficientes para viver.

Ménage à trois - relação sexual entre três pessoas (cuidado com a seleção)

Rendez-vous - lupanar, prostíbulo, puteiro

Desolé - desculpe

Pardon - perdão

Savoir-vivre - conhecimento e prática de convívio social

Femmes - mulheres

Excusez-moi - desculpe, licença 

Santé - saúde (no brinde)

Merci - obrigado

Je ne parle pas français - eu não falo francês (acrescente um pardon)








Com esse parco vocabulário fui, vi e voltei de Paris:



Bateau Mouche

Champs-Élysées

Arc de Triomphe

Louvre

Torre Eiffel



7 comentários:

Jorge Carrano disse...


Se você for somente aos pontos turísticos com fotos na postagem perderá muitas outras coisas boas que a cidade oferece.

E não me refiro a outras atrações igualmente famosas não mencionadas, como a Catedral de Notre Dame, o Musée d'Orsay, a Basílica Sacré-Cœur, e uma infinidade de outras, sem esquecer o Moulin Rouge.

Refiro-me na verdade, por exemplo, às confeitarias que eram um prazer para o Luis Fernando Veríssimo.

A propósito de gastronomia francesa, sugiro a leitura de TÍTULO : TRAÇANDO PARIS
ISBN : 9788585418120
IDIOMA : Português
ENCADERNAÇÃO : Brochura
FORMATO : 14 x 21
PÁGINAS : 160
ANO DE EDIÇÃO : 1997
AUTOR : Luis Fernando Verissimo

Além de brilhante cronista, Veríssimo era amante de jazz.
Era imperdível para mim.

Meu dileto amigo Carlos Augusto Lopes Filho, é a pessoa de minhas relações (ultimamente virtuais) que mais conhece e entende a França e particularmente Paris.

Assim, se você pretende visitar a cidade, ou voltar a ela para conhecer melhor, utilize o link a seguir:

http://calfilho.blogspot.com/2015/03/a-magia-de-paris-9.html

(Copy and paste)

Jorge Carrano disse...


O relacionamento com os franceses não é fácil, é verdade, mas se você for educado, pedindo perdão por não falar o idioma, avisar que é brasileiro e arriscar o inglês, tem muita chance de conseguir se comunicar e obter informações.

Jorge Carrano disse...


A ideia do post era fazer graça, mas ninguém riu.

Portanto, perdão. É melhor estudar francês.

RIVA disse...

KKkkkkkkkkk

Minha experiência com eles foi em 79 em Paris. Pedia informação em inglês e eles respondiam em francês, que não entendo patavina ( o que é patavina ?).

Voltei em Paris para uma entrevista de trabalho há poucos anos e quase não vi franceses na rua ....kkkkkkkkkkkkk..........só coreanos, hindus, árabes, africanos, uma outra cidade, uma espécie de NY europeia.

Aprendi que sortie é saída e que jambom é presunto !!

RIVA disse...

Complementando :

http://jorgecarrano.blogspot.com/search?q=viagem+rel%C3%A2mpago

Esse é o link da minha viagem relâmpago a Paris.

FLUi

Jorge Carrano disse...


Esse link colocado pelo Riva, precisa ser selecionado e copiado na barra de seu navegador.

Não basta clicar nele.

Ou seja, copy and paste.

Jorge Carrano disse...


Riva,
E se você precisar entrar?

Tente Interdit . KKKKKKK