1 de janeiro de 2023

A ADEG informa ...

 No Vasco da Gama: sai Tesourinha e entra Friaça.

Era assim que o locutor oficial do Maracanã, em nome da ADEG, informava aos torcedores as substituições ocorridas nas equipes contendoras.

Eram tempos saudosos, em especial para os torcedores do Vasco da Gama, que tinha indubitavelmente o melhor elenco do Rio de Janeiro.

Mencioinei dois dos muitos jogadores, selecionáveis, que compunham o elenco cruz-maltino no final dos anos 1940 e início dos anos 1950.

Por São Januário transitaram Jair (Jajá de Barra Mansa), Heleno de Freitas (legenda no Botafogo), Ademir Menezes (Queixada), Ipojucan (de uma lentidão que irritava Flavio Costa, mas um fenômeno de técnica com a bola), Chico, Djair, Djalma II, Edmur, Danilo Alvim (o príncipe do corte de cabelo), Maneca, Sabará, Silvio Parodi (paraguaio), Pinga, ufa!!!

Jair Rosa Pinto
Heleno de Freitas






Nesta foto estão Ipojucan, o maior ao centro, mais Ademir, Chico e Sabará

Para os  que são jovens a menos tempo que eu informo que a ADEG era um órgão público que administrava estádios, em especial o Maracanã.

Claro que além de cuidar do serviço de som do estádio, emitia e vendia os ingressos.

Abaixo um pinçado na internet.

Como o Vasco foi o primeiro campeão  carioca da era Maracanã, sua torcida ficou com o privilégio de ocupar nas arquibancadas  o setor a direita das cabines. Vejam nota ao final da postagem.

Por que relembrar agora esta época do Vasco glorioso, do "Expresso da Vitória" e da ADEG.

Simplesmente para criar um link, uma deixa, uma oportunidade de proclamar:

A ADEG informa: no Brasil, sai Bolsonaro e entra Luiz Inácio.

Segundo apuração de nossa reportagem a substituição atende aos aspectos técnicos, táticos e mentais ...


Notas: 

1. Sobre o privilégio do Vasco contestado recentemente pelo Fluminense.

"E como ocorreu essa ‘ocupação de território’ em um dos estádios mais famosos do mundo? A tradição remonta a 1951, ano seguinte à inauguração do Maracanã. Segundo pesquisa realizada pelo jornalista Fábio Grijó, do SporTV, o Vasco teve o direito a escolher o lado em que desejava que sua torcida ficasse por ter sido o primeiro campeão carioca da Era Maracanã. Com o título de 1950, em 28 de janeiro de 51, conquistado na final diante do América pelo time que era a base da Seleção da Copa disputada no Brasil (Ademir Menezes, Danilo Alvim, Chico, Barbosa, Augusto, Maneca, Eli, Alfredo II).

https://www.netvasco.com.br/n/165556/vascainos-ganharam-direito-de-ocupar-arquibancadas-do-lado-direito-das-tribunas-do-maracana-em-1951-diz-pesquisador#:~:text=A%20tradi%C3%A7%C3%A3o%20remonta%20a%201951,campe%C3%A3o%20carioca%20da%20Era%20Maracan%C3%A3.

2. Torço pelo Vasco desde 1947.

3. Minha primeira ida ao Maracanã (levado por meu pai), foi no jogo Brasil X Espanha pela copa de 1950. O jogo das touradas em Madrid, marchinha de sucesso na época.

4 comentários:

RIVA 2023 disse...

Passando apenas para deixar um FELIZ ANIVERSÁRIO para meu mano FREDDY, esteja onde estiver.

Saudade eterna ! Tim-Tim !!

Jorge Carrano disse...

Peço licença para me filiar aos cumprimentos dirigidos ao Freddy, ativo participante deste espaço, e do pub virtual, como colaborador, autor que foi de vários interessantes, oportunos, informativos e enriquecedores posts.

Além de debatedor corajoso, assumindo posições, e inteligente e culto nas diversas intervenções.

RIVA 2023 disse...

Queridos frequentadores do PUB, boa tarde. Estarei jiboiando essa semana, trabalho só dia 9.

Hoje reli todos os últimos posts de cada ano do GE, e olha, já reli umas 5 vezes esse da Alessandra, maravilhoso, muita sensibilidade, vira a gente do avesso ....

Pra vcs o link :

http://jorgecarrano.blogspot.com/2014/12/desapego.html

Boa leitura ... sugiro um vinho pra acompanhar, e se puder, alguém pra conversar sobre, debater o tema maravilhoso.

James, mais um, por favor - eu vou de whisky.

Boa semana pra vcs.

Jorge Carrano disse...


Comentário transformado em post, Riva.

Obrigado.