6 de novembro de 2020

NATUREZA IV

 



Calanques d'En Vau no Parque Nacional das Calanques, França

Calanque é uma palavra francesa que significa enseada rochosa ou enseada e em 2012 foi estabelecido um parque nacional que está repleto delas. Estendendo-se ao longo da costa do Sul da França entre Marselha e La Ciotat, a paisagem do Parque Nacional de Calanques é um conjunto espetacular de falésias enormes, que incluem alguns dos penhascos marítimos mais altos da Europa. O Mar Mediterrâneo deságua em baías e enseadas estreitas na base dessas falésias e os tons de azul que se misturam parecem quase vívidos demais para serem reais. A imagem apresenta o Calanque d'En Vau, não muito longe da cidade de Cassis, na Riviera Francesa.


Caatinga - Nordeste - Brasil
Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Este nome decorre da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco: a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos. A caatinga ocupa uma área de cerca de 850.000 km², cerca de 10% do território nacional, englobando de forma contínua parte dos estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte do norte de Minas Gerais.

Rio São Francisco - Brasil
O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e da América do Sul. O rio passa por cinco estados e 521 municípios, sendo sua nascente geográfica no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais. Seu percurso atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas e, por fim, deságua no oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 quilômetros quadrados. Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de 2 814 quilômetros, mas chega a 2 863 quilômetros quando medido ao longo do trecho geográfico.


Deserto de Atacama
Deserto de Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1 000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto do mundo. É o deserto não polar mais seco do mundo, pois chove raramente na região, em consequência de as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva.


Lago Jackson, Parque Nacional de Grand Teton, EUA
O pôr do sol ilumina o lago Jackson tendo ao fundo as montanhas Teton. Uma subcordilheira das Rochosas, estas montanhas parecem brotar diretamente do chão ao cume, sem nenhum contraforte. Na margem leste do lago Jackson há prados alpinos e pastagens arbustivas usadas para alimentação de gado. Mas, seguindo para o oeste, os viajantes topam com as encostas íngremes das montanhas Teton. Diante de toda a grandiosidade das montanhas, este lago também tem a sua: com mais de 10.000 hectares de superfície, é um dos maiores lagos de altitude dos EUA e apenas uma dentre muitas razões para uma visita ao Parque Nacional de Grand Teton.

Hout Bay - Cape Town, South Africa
Hout Bay é um subúrbio à beira-mar da Cidade do Cabo, na província de Western Cape da África do Sul. Ele está situado em um vale na costa atlântica da Península do Cabo, vinte quilômetros ao sul do Distrito Central de Negócios. O nome "Hout Bay" pode referir-se ao subúrbio, à baía em que está situada ou a todo o vale.

Cambará do Sul - RS - Brasil
Cambará do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Cambará do Sul nasceu em 17 de abril de 1864, a partir da doação de 20 hectares de terra à igreja, feita por Dona Úrsula Maria da Conceição, em pagamento a uma promessa feita ao padroeiro São José. Até 1963, a área pertencia ao município vizinho de São Francisco de Paula.


Vista aérea da cachoeira de Tumpak Sewu em Java, Indonésia
Nestas bandas do mundo, o monte Semeru pode roubar a maior parte do estrondo e deixar escapar a maior parte do vapor, mas nem tão longe do mais alto vulcão ativo de Java fica uma catarata retumbante que não lhe deve nada em imponência. As águas de Tumpak Sewu emergem de uma mata tropical extremamente densa e caem, num semicírculo de torrentes em camadas, no fundo de um cânion. A cena é primordial e, como é de esperar, seu acesso não é fácil. Porém sua recompensa pela caminhada um tanto cansativa é a visão de uma série de cascatas cujo nome em javanês significa mais ou menos "mil quedas d'água".

Um comentário:

Jorge Carrano disse...


Tirante vulcões e paisagens associadas a geleiras, temos no Brasil uma enorme variedade de cenários deslumbrantes, naturais ou, casualmente, com intervenção humana rústica (ponte, abrigo, deck).

Se o caso é de conhecer lugares bonitos, por natureza, podemos gastar apenas reais.