A divulgação do vídeo de uma reunião do presidente com ministros e alguns outros dirigentes de bancos públicos, trouxe a tona uma questão relevante.
Quando cabem e quando são inoportunos e censuráveis os palavrões? Desprezo a liturgia do cargo, falta de postura de estadista, no caso da malsinada reunião.
Em certos momentos, à boca pequena, numa conversa com interlocutor com o qual se tenha intimidade, o palavrão pode ser a melhor alternativa para dar a exata medida do que se pretende relatar, elogiar ou criticar.
Por exemplo, se quero dar a medida correta do quanto acho burro e despreparado o presidente, o que seria mais claro e preciso do que dizer que ele é burro p'rá caralho?
Se quero elogiar um amigo por uma atitude não muito digna, mas extremamente aceitável - como por exemplo ter comido a empregada da casa de um amigo comum - nada como sublinhar o elogio com o qualificativo: "você é muito filho da puta".
Observe que neste contexto não há ofensa a genitora, não há reprimenda, o que vem à luz é um quase elogio, um cumprimento. É ou não é?
Chico Anysio tem um show, ou parte de um, dedicado ao emprego do palavrão, do palavrão bem empregado.
Num certo momento, ao exemplificar com a situação de dizer como um camarada mora longe, ele explica:
"Se você diz que o cara mora na puta que o pariu, já se sabe que é longe. Todavia, se você diz que o cara mora na casa do caralho aí então é que o sujeito mora longe mesmo.
E arremata, com sua graça inigualável: à puta que o pariu você pode ir a pé, é perto; já para ir a casa do caralho tem pegar uma Kombi.
Mas ouça e veja, via YouTube, que tem mais graça:
Notas:
1. Nunca proferi um palavrão em conversa com cliente;
2. Nunca disse um palavrão diante de meus filhos enquanto eram menores de idade;
3, Aqui no blog evito muito o uso do palavrão em respeito as damas e pessoas que têm pruridos a flor da pele.
4. Hoje é exceção porque eles são o tema da postagem.
8 comentários:
O tema é colocado justo quando um seguidor, amigo e colaborador do espaço, questiona a censura.
Linguagem e motes, sob a ótica da moral e bons costumes, sempre foram mantidos nos padrões socialmente aceitos.
Diria que temos um código de autorregulamentação. Nem muito rígido e nem muito flexível.
Bem, sou da época em que falar sacanagem, a própria palavra na acepção de putaria, significava pimenta na boca.
Usávamos sujeira ou, no máximo, safadeza.
Vocês viram a falta de compostura e respeito na troca de mensagens, via zap, entre vereadores do Rio de Janeiro?
O tempora o mores.
Acabo de chegar, hoje sábado, dia 30 de maio, de minha caminhada no calçadão.
Que multidão!
Parecia um domingo no alto verão. Não só na calçada como também na areia lá próximo do mar.
Todos, ou a grande maioria,crianças inclusive, de máscaras.
Finalmente lançada com êxito, hoje, a Espaçonave Dragon Crew com dois astronautas da Nasa na primeira missão tripulada da agência espacial americana em 9 anos.
E é a primeira nave fabricada por empresa privada, para exploração espacial, no caso a SpaceX, que recebeu da agência espacial americana uma verba de US$ 3 bilhões de dólares.
Teremos numa data não muito longínqua, voos turísticos espaciais.
A previsão que o astronauta que irá a Marte já nasceu. Pode ser que eu não assista pela tV, mas meus netos certamente verão.
O octacampeonato alemão para o Bayern parece mera questão de tempo. Neste sábado, o gigante alemão fez o que dele se esperava e goleou o Fortuna Düsseldorf por 5 a 0, em Munique, pela 29ª rodada.
Ninguém impedirá este oitavo título consecutivo.
A Bundesliga tem dono há oito anos.
Está se propagando como a Covid-19.
Nos USA já foi decretado toque de recolher em 25 Estados. É quase o isolamento provocado pelo coronavírus.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/31/toronto-londres-e-berlim-tambem-tem-protestos-antirracistas-apos-morte-de-george-floyd-nos-eua.ghtml
Vasco abre vantagem sobre o Flamengo, em número de sócios:
https://extra.globo.com/esporte/vasco/vantagem-do-vasco-sobre-flamengo-em-numero-de-socios-aumenta-mesmo-em-periodo-sem-jogos-devido-covid-19-24455106.html
Os dois astronautas da cápsula Crew Dragon, da SpaceX, entraram neste domingo na Estação Espacial Internacional (ISS), após um acoplamento bem-sucedido, na primeira vez em quase uma década que uma nave americana tripulada conclui esta manobra.
A escotilha entre as duas naves foi aberta às 17h02 GMT. Pouco depois, os astronautas entraram na ISS, onde se reuniram com os atuais residentes da estação.
Doug Hurley, 53, e Bob Behnkhen, 49, que decolaram da Flórida na véspera, em um foguete Falcon 9, são os primeiros astronautas a chegar à ISS em um veículo de uma empresa privada.
(portal Isto É)
Postar um comentário