7 de setembro de 2019

Balanço Geral




Por
Ana Maria Carrano





O administrador do blog, apesar de ter começado sua postagem de 06 de setembro, falando generalidades, acabou descambando para uma retrospectiva de sua vida.

Gostei da ideia, afinal estamos quase no final deste ano da Graça de 2019 e essa época é propícia a balanços comerciais, retrospectivas jornalísticas  e reflexões sobre o ano em curso.

Na velhice o sentido é mais lato, pois a análise abrange toda uma vida.

Onde foi que eu errei... ou acertei?

Aproveitando o roteiro do “brother”, poderia me definir como Cristã; contra pena de morte, mas a favor de trabalho obrigatório para presidiários; contra corrupção seja lá qual for o viés político; tolerante a burrice, mas com aversão a falta de caráter; convicta que o Amor é a única solução para a Humanidade.

Torço pelo Fluminense, pela Mangueira e para dar praia no domingo, mas superficialmente, pois nenhum desses quereres tem importância na minha vida.

Acho que até aqui não afastei ninguém que possa fazer diferença na minha jornada, o que, aliás, é um dos meus objetivos.

Gostaria de passar esta existência sem deixar mágoas, ressentimentos ou quaisquer sentimentos negativos. Trabalho para isso com afinco, embora isso não signifique ter que me calar quando a discordância ou antagonismo possa trazer prejuízo a mim ou a pessoas que amo.

Não sei se poderia dizer que estou contente comigo, mas, em minha defesa devo dizer que estou melhorando. Na juventude errei mais do que acertei e fui equilibrando este placar conforme amadurecia.

Não tenho e nunca tive ambições de ser um “pinheiro no alto da colina”, mas me esforcei para ser uma excelente “relva no vale”.

Hoje, olhando para trás, sinto que as coisas poderiam ter se desenrolado diferente, mas não seria de certo a minha vida.

Na verdade eu nem precisava ter ocupado esse espaço com essas considerações subjetivas e totalmente sem importância, bastaria copiar e colar a letra de “ My way”, música celebrizada por Frank Sinatra, mas que na verdade é uma canção francesa de autoria de Claude Françoise com título original de “Comme d’habitude”

Eis portanto o que posso afirmar nesta retrospectiva. Seja lá como vivi, eu o fiz do meu jeito.


My Way
Frank Sinatra

My Way
And now, the end is near
And so I face the final curtain
My friend, I'll say it clear
I'll state my case, of which I'm certain
I've lived a life that's full
I've traveled each and ev'ry highway
And more, much more than this
I did it my way

Regrets, I've had a few
But then again, too few to mention
I did what I had to do
And saw it through without exemption
I planned each charted course
Each careful step along the byway
And more, much more than this
I did it my way

Yes, there were times, I'm sure you knew
When I bit off more than I could chew
But through it all, when there was doubt
I ate it up and spit it out
I faced it all and I stood tall
And did it my way

I've loved, I've laughed and cried
I've had my fill, my share of losing
And now, as tears subside
I find it all so amusing
To think I did all that
And may I say, not in a shy way
Oh no, oh no not me
I did it my way

For what is a man, what has he got?
If not himself, then he has naught
To say the things he truly feels
And not the words of one who kneels
The record shows, I took the blows
And did it my way!
Yes, it was my way

Meu Jeito
E agora o fim está próximo
E portanto encaro o desafio final
Meu amigo, direi claramente
Irei expor o meu caso do qual estou certo
Eu tenho vivido uma vida completa
Viajei por cada e todas as rodovias
E mais, muito mais que isso
Eu o fiz do meu jeito

Arrependimentos, eu tive alguns
Mas aí, novamente, pouquíssimos para mencionar
Eu fiz o que eu devia ter feito
E passei por tudo consciente, sem exceção
Eu planejei cada caminho do mapa
Cada passo, cuidadosamente, no correr do atalho
E mais, muito mais que isso
Eu o fiz do meu jeito

Sim, em certos momentos, tenho certeza que você sabia
Que eu mordia mais do que eu podia mastigar
Todavia fora tudo apenas quando restavam dúvidas
Eu engolia e cuspia fora
Eu enfrentei a tudo e de pé firme continuei
E fiz tudo do meu jeito

Eu já amei, ri e chorei
Cometi minhas falhas, tive a minha parte nas derrotas
E agora, conforme as lágrimas secam
Eu acho tudo tão divertido
E pensar que eu fiz tudo isto
E devo dizer, sem muita timidez
Ah não, ah não, não eu
Eu fiz tudo do meu jeito

E para que serve um homem, o que ele possui?
Senão ele mesmo, então ele não tem nada
Para dizer as coisas que ele sente de verdade
E não as palavras de alguém de joelhos
Os registros mostram, eu recebi as pancadas
E fiz tudo do meu jeito

Sim, foi do meu jeito


6 comentários:

Jorge Carrano disse...


A letra da canção, consagrada na interpretação de Frank Sinatra, é do compositor e também cantor Paul Anka.

Ao encontrar acidentalmente, hoje cedo, no calçadão, com o Paulo Bouhid, ele aludiu ao fato.

Não sei se a observação do Paulo se prende somente a preocupação com o direito de autoria ou se também pesou a origem síria dele - Paulo - ser a mesma do Paul Anka.

Valeu, Paulo!

Ana Maria disse...

A música original é dos franceses Claude François e Jacques Reveaux Com talento o Paul Anka fez a versão com tema completamente referente da letra original.

Jorge Carrano disse...


O mote da postagem de ontem era sobre fatos, planos, situações e nomes que ficaram no quase. Não se consumaram. Como quase um titulo conquistado, quase certo, quase cai, etc.

Está em: https://jorgecarrano.blogspot.com/2019/09/quase-quase.html

Não era intenção tratar da história de vida, como observado pela sua irmã, neste post.

No meio do texto o blogueiro se perdeu e deu no que deu.

Riva disse...

Belo texto, Ana.

Vou grokar o meu também.

Não sei porque me lembrei de um post que fiz sobre "generosidade" ou algo parecido, quando perguntei aos leitores a quem seria agradecido em sua vida. Falo isso nesse comentário porque, para mim, esse reconhecimento, é parte integrante desse nosso "My way".

Ainda continuamos eu e a MV ruins da garganta - na verdade é um mix de gripe, alergia e faringite. Depois de consultas telefônicas aos nossos médicos, resolvemos pela manhã ir na clínica Otorrinos Reunidos para uma checagem da situação.

Sem exagero, chegando lá saí correndo para não ser contaminado (e contaminar) as 569 pessoas e crianças na recepção !!

O BRASIL está gripado, acreditem !!

Ana Maria disse...

Lembro do seu post sobre generosidade que me propiciou a oportunidade de agradecer a pessoas que me ajudaram na vida.
Concordo que ser do bem, faz parte do way ir life.

Ana Maria disse...

Corrigindo o corretor. Way of life.