8 de novembro de 2024

Quincy Jones dies at 91

Foi no dia 3 passado, em sua (his)  casa em Bel Air, Los Angeles. 

Quincy Jones &
Harry Belafonte
 Ele foi (é pois sua obra está aí disponível), um grande maestro e arranjador, respeitado no universo do jazz e do pop americano.

Por isso, pelo respeito e prestígio que desfrutava conseguiu agregar em torno de um  projeto, uma causa beneficente, e reunir um enorme elenco de 45 cantores para gravar o LP "We are the world", com renda destinada à causa humanitária.



A canção "Nós somos o mundo" foi composta por Michael Jackson e Lionel Richie, e gravada em 28 de janeiro de 1985 por 45 cantores* norte-americanos, para o projeto USA for Africa, que tinha como objetivo arrecadar fundos para o combate à fome e as doenças no continente africano.

Foi Quincy Jones que fez o arranjo da canção e também a regência do luxuosíssimo grupo vocal. 

Ouça a gravação original. Se você é da velha guarda, como eu, irá se emocionar. Utilize o link abaixo, colando na barra do navegador, ou clic sobre a imagem do LP.



https://www.youtube.com/watch?v=TO5l6edm2nA


Quincy Jones com Stevie Wonder

* Entre outros, participaram da gravação: Lionel Richie, Stevie Wonder, Paul Simon, Kenny Rogers, James Ingram, Tina Turner, Billy Joel, Michael Jackson, Diana Ross, Dionne Warwick, Willie Nelson, Al Jarreau, Bruce Springsteen, Kenny Loggins, Steve Perry, Daryl Hall, Huey Lewis, Cyndi Lauper, Kim Cames, Bob Dylan e Ray Charles.

2 comentários:

Jorge Carrano disse...

Quincy Jones foi músico, maestro, arranjador, compositor e produtor musical. Como se dizia “jogava nas 11”. Sabia tudo.
Todo mundo gostava dele. REST IN PEACE.

Jorge Carrano disse...

Tina Turner, que integrou o grupo mencionado nesta postagem voltará a este espaço interpretando HELP, num trabalho do Riva sobre a famosa canção.