31 de dezembro de 2021

57 anos de parceria

 



Hoje, 31 de dezembro de 2021, estou completando 57 anos de casamento, com a mesma mulher.

Aliás que a esta hora (são 08:35h), no longínquo 1964, estava na pensão onde me hospedava, em Cachoeiro de Itapemirim, tomando o monástico café matinal (café com leite e pão com manteiga), e iria tomar banho para me paramentar para o casório.

Esta pensão tinha uma comodidade - ficava defronte a casa da noiva - e uma facilidade - a diária era barata, a altura de meu salário, na Cia. Fiat Lux.

Banho tomado, barba feita, vesti meu primeiro terno no dia. Explico. Casei em duas cerimônias distintas, uma civil e outra religiosa.

Precisamente às 10:00 horas, com as portas e janelas abertas (como previsto em lei), na casa de meus sogros, o Juiz de Paz formalizou nossa união civil.

Somente às 18:00 horas, na igreja, haveria o ato religioso e iria ver minha noiva vestida como tal, de buquê nas mão. Eu com outro terno, desta feita preto e gravata cinza claro, quase prateada. Pela manhã o terno era azul marinho.

De lá para cá, dois filhos e dois netos, muitas alegrias, várias apreensões (febre das crianças, orçamento apertado, coisas que tais), algumas privações e apertos e eis-nos aqui comemorando uma união bem-sucedida de 57 anos.

Se somados aos 57 anos de casamento os 4 em que éramos namorados e noivos, cada qual morando numa cidade, em Estados diferentes, perfazemos 61 anos de respeito, tolerância e parceria, contados do primeiro beijo.

Uma certeza nós temos: gostamos muito um do outro. Acho que é mais do que amor, é um somatório de trocas. A despeito das dificuldades iniciais, realizamos algumas conquistas.

Aos 81 eu e 80 minha mulher, não sabemos quando terminará esta sociedade aqui no planeta Terra, mas enquanto for possível estaremos juntos, firmes e fortes.



3 comentários:

Jorge Carrano disse...


A lua de mel (naquela época existia) foi em São Lourenço-MG.

Quem podia fazia em Paris. E quem podia mais ainda, casava em Paris.

Riva & MV disse...

Parabéns ao casal ! Um exemplo de parceria, rara nos dias atuais.
Saúde e que celebrem entre nós por muitos anos !

Abs e Bjs

Jorge Carrano disse...


Reiteramos aqui nossos agradecimentos veiculados via ZAP.

Esperamos poder celebrar entre vocês e, melhor ainda, com vocês como nos 50 anos.

Quem sabe em futuras bodas mais para frente.