1 de outubro de 2021

"Copa do Mundo FIFA" a cada 2 anos ?

E a Eurocopa? E a Copa América? E a Copa  das Nações Africanas?

E as eliminatórias para Eurocopa e Copa América? E para a Copa Africana das Nações?

E o Campeonato Mundial Interclubes?

E a Champions League? E a Copa Libertadores da América? E a UEFA Europa League e a Copa Sul-Americana?

E os campeonatos nacionais? E as Copas Nacionais (na Inglaterra são duas por ano), E a Copa Brasil?

E os campeonatos nacionais? E os regionais? 

Vamos pegar, por exemplo, o Liverpool, da Inglaterra. O clube, em condições normais de temperatura e pressão, ou seja, numa temporada normal, de resultados previsíveis, joga anualmente: Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa, Premier League, Champions Legue e Campeonato Mundial de Clubes (com muitas chances).



Tradicional Copa da Inglaterra
Muitos de seus jogadores são cedidos aos países de origem para as disputas da Eurocopa, Copa América e Copa Africana.



Já imaginaram quantos jogos fazem anualmente os jogadores do Liverpool e outros do mesmo nível, como Manchester City e Chelsea? 


Nos outros países europeus, como Espanha, França e Alemanha, só para citar alguns, os clubes também disputam os Campeonatos e as respectivas Copas nacionais.

O desgaste dos jogadores é grande. Os elencos precisam ter quantidade e qualidade para enfrentar as maratonas de jogos. Estes elencos custam caro. 

Os elencos devem ser grandes, para poderem os clubes disputar, simultaneamente, várias competições. É preciso levar em conta a necessidade de ceder seus melhores para a seleções nacionais, prever suspensões, contusões (por vezes graves).

A quantidade, hoje, de partidas transmitidas pelas TVs é imensa quando se iniciam as temporadas europeias. Estão disponíveis os campeonatos inglês, espanhol, alemão, francês, holandês e argentino (posso ter esquecido algum), no canais ESPN, TNT, Sportv.

Nos finais de semana, quem quiser, tem futebol desde as 8 horas da manhã até as 18 horas. Por vezes fica difíl escolher a partida mais interessante. É uma abundância de futebol.

Aqui no Rio, com a melhoria da qualificação (e número de torcedores) dos clubes da série "B", do campeonato nacional, temos mais uma opção ultimamente.

Caminhamos para a saturação e elitização imposta pelo dinheiro.

Quando lembro do América (no Rio) da Portuguesa (em São Paulo), do Santa Cruz (do Recife), temo pela sorte do Vasco da Gama.

Somos massacrados por jogos de futebol. Diariamente tem uma partida.

Os clubes, com Copa a cada dois anos, serão tremendamente prejudicados, pela obrigação de cederem seus melhores jogadores para as eliminatórias e depois a própria Copa da Fifa.

9 comentários:

Jorge Carrano disse...


O Brasil não inventou o futsal (antigo futebol de salão), mas é maior vencedor deste esporte.

Foi criado no Uruguai.

Exportávamos jogadores para todos os cantos do mundo. Alguns se naturalizaram para poder defender os países que os acolheram.

Nesta edição da Copa do Mundo da modalidade, fomos eliminados pela Argentina nas quartas de final

Jorge Carrano disse...


Também não inventamos o futebol de campo e somos os maiores ganhadores de Copas Mundiais.

No campo os ingleses ganharam uma vez; na quadra os uruguaios não têm nenhum titulo mundial.

RIVA disse...

Calma, em números absolutos ou relativos ?
Olha a população masculina do Uruguai e veja quantos títulos tem em futebol, olímpico e profissional. rsrsrsrs

Quanto à Portuguesa de Desportos, veja o que uma diretoria corrupta causou à instituição com aquele jabá com o Flamerda em 2013 !!! E ainda acusaram o meu Fluminense de ter sido salvo !!!! Canalhas !

O futebol acabou, como nossa geração aprendeu a admirar.

Agora é um teatro FIFA movido a grana, com VAR e muita corrupção. Torce quem for bobo. O resto acompanha ou vai ver um Netflix.

PS: nessa semana perdemos 2 amigos para a Covid, um com amizade de 50 anos aki em Niterói, engenheiro e advogado, e outro em Portugal, músico que para lá foi com a esposa e a filha. Arrasador !!

Jorge Carrano disse...


Riva levantou um aspecto que estava fora de meu monitoramento ao comentar: "Olha a população masculina do Uruguai e veja quantos títulos tem em futebol, olímpico e profissional. rsrsrsrs".

Não tinha nenhuma intenção de desmerecer os vizinhos do Sul. Eles praticam bom futebol e têm a garra que é necessária no esporte.

O que pretendia ressaltar é que inventar é uma coisa, praticar e desenvolver é outra.

O Uruguai criou o futebol in door e neca de pitibiribas em relação a conquistas; os ingleses inventaram o football e ganharam uma Copa e olhe lá.

E já que ele mencionou Netflix, volto a recomendar o documentário "Nosso Planeta" (Our Planet). Algumas imagens são de tirar o fôlego.
Ontem assisti ao capítulo dedicado aos desertos.

A natureza é inexplicável ...

RIVA disse...

Frustrado com o NETFLIX, não sei porque insisti em ver uma série. Arrisquei NOITE A DENTRO, curta de 2 temporadas apenas, e olha como terminou ..... não terminou !!

Pergunta se vou esperar a Temporada 3 ? De jeito nenhum !

Devia ter xeretado o ultimo capitulo da ultima temporada antes de começar a ver ...

Vou voltar a filmes com inicio meio e fim. NOSSO PLANETA pelo que vc diz pode ser visto de qqer maneira, não parece ser seriado, emendando capítulos. Vou checar.

Em relação à inexplicabilidade (existe isso, Profª Rachel ? ) da Natureza, pra mim é inconcebível conceber o INFINITO. O resto vem na cauda desse misterioso cometa chamado EXISTÊNCIA.

PS: o PUB DA BERÊ vai reabrir conforme protocolos divulgados ? Continuamos aguardando a 3ª dose para pensar em frequentar presencialmente um restaurante ou bar.

RIVA disse...

Em tempo ... não achei que vc desmereceu o Uruguay. É que com essas estatísticas e o Placar da Morte da grobolixo, venho questionando os números absolutos e relativos, que essa emissora decadente insiste em usar de acordo com seu interesse do momento.

E não deixar passar em branco o meme de ontem no Twitter, bombou o dia inteiro ..... petralhas que querem a destruição do CAPITALISMO MALVADÃO, lanchando no Mc Donald´s da Av. Paulista !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jorge Carrano disse...


Mais munição para você, Riva (rsrsrs).

Não esqueça que LULA comemorou sua primeira vitória degustando o clássico Romanée-Conti, que com os impostos incluídos, cada garrafa sai por 14.900 euros.

Este preço é o da safra 2015. O que ele bebeu (saberia degustar?)deve ter custado € 14.000 (rsrsrs).

RIVA disse...

14.000 euros = 91.000 reais

Gastei 0,00045 reais nessa compra ...

Com motociatas já gastei 0,015 reais ...

Jorge Carrano disse...


Philippe Coutinho deve ser o primeiro reforço do agora poderoso (financeiramente) Newcastle.

https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/clubes-da-premier-league-pedem-reuniao-apos-venda-do-newcastle-que-pode-ser-destino-de-philippe-coutinho.ghtml