A amendoeira-da-praia (Terminalia catappa), amendoeira, castanheira, chapéu-de-sol, é uma árvore de grandes dimensões que pode atingir 35 metros de altura. É típica de regiões tropicais. Especula-se que sua origem esteja na Índia e na Nova Guiné.
É muito comum por todo o Brasil, especialmente na Região Sudeste, pois gosta do calor para se desenvolver. Também é extremamente comum em regiões praianas.
Tem a copa bastante larga, fornecendo bastante sombra. Possui folhas caducas. Os seus frutos comestíveis, embora um pouco ácidos, são muito apreciados pelos morcegos.
Comestíveis quando maduros. Ficam vermelhos. |
Primavera/verão |
Outono/inverno |
Na orla de Icaraí, em Niterói - RJ, renovam seus ciclos de vida, ano após ano, desde minha infância.
No outono trocam a folhagem já amarelada, alaranjada ou mesmo avermelhada. As folhas caem e forram o piso.
7 comentários:
Nunca me incomodei de ter que varrer diariamente, na época de troca da folhagem, a rua diante de minha casa em São José de Imbassai, em Maricá.
Eram duas as amendoeiras que lá estavam plantadas quando adquiri a casa.
No verão causticante muitas pessoas paravam debaixo delas para refrescar, antes de seguirem o caminho, pela longa rua de terra, que se não me engano se chamava Av. Palmira de Carvalho.
A bem dizer andei fazendo compostagem com as folhas caídas, acrescentando cascas de legumes que consumíamos (cenoura, batata, chuchu, etc) e cascas de ovos.
Wanda sonhava em termos verduras sem agrotóxicos. Mas qual o quê, as lagartas comiam tudo que plantávamos, tão surgiam os primeiros brotos. KKKKKKK
Paguei uma fortuna por esterco de galinha que me disseram ser o mais potente adubo orgânico. KKKKKKK
São lindas mesmo, e são ao mesmo tempo inimigas mortais de nós, motociclistas !
??????
Boiei.
Folhas de amendoeiras são armadilhas mortais para os pneus de uma motocicleta, até em baixa velocidade. É chão na certa !!!
Não conhecia esta faceta ... mais uma razão para apreciar as amendoeiras (KKKKKKKK).
Ainda bem que você não está incluído na aversão do blogueiro porque não é motoqueiro.
Porrannnn, essa sua foi cruel !! rsrsrsrsrs
Já vi um cara arrancar com a moto e não viu que estava em cima de umas folhas de amendoeira. O tombo foi feio ! É chão na hora !
Mas já que vc entrou no assunto motoqueiros, há que se fazer uma estátua em homenagem a esses caras. O que fizeram e fazem por todos nós nessa pandemia faça chuva ou sol, é digno de admiração.
Se não fossem eles nos entregando e/ou buscando remédios, compras, refeições, documentação, enfim, têm sido uma das molas mestres na continuidade de muitos negócios, fundamentais para todos nós.
Refiro-me aos irresponsáveis no trânsito, ziguezagueando entre os demais veículos, em alta velocidade, sem respeitar a sinalização.
Aqueles que arrancam os retrovisores laterais de automóveis e são responsáveis por uma infinidade de acidentes no trânsito.
Sem contar o prazer de trafegar com a descarga aberta ferindo nossos tímpanos.
Postar um comentário