30 de maio de 2019

ITALIA pela primeira vez – Parte 3



Por
RIVA




TOSCANA

Chegamos em FLORENÇA (capital da Toscana) vindos de Veneza tipo 13h e fomos de táxi para nosso hotel, um Bed & Breakfast bem localizado em relação aos transportes públicos. Excelente viagem de trem, confortável, bom espaço para as malas. O Brasil na contramão .....


Fomos muito bem recebidos pelo Gianlucca, proprietário do local – confortável, extremamente limpo, ele mesmo preparava nosso café da manhã, super atencioso e dando inúmeras dicas da região.

Fizemos da cidade de Florença nosso hub para incursões pela Toscana, ficando hospedados por 7 dias. Exploramos o Centro Histórico da cidade por 2 dias a pé, visitando seus principais e famosos pontos turísticos (prefiro que vejam na web, são muitos), inclusive subindo a colina no Piazzale Michelangelo, onde se tem uma ótima visão de toda a cidade. A Cattedrale di Santa Maria del Fiore é um desbunde. Não subimos no Duomo porque os ingressos estavam esgotados, e aviso, não tem elevador, é de escada mesmo.











Autor e sua esposa admirando Florença
Aqui um alerta: todos os principais pontos turísticos da ITALIA têm uma enorme procura, então os ingressos devem ser comprados pela internet com muita antecedência – meses até. Leiam atentamente as opções, porque alguns têm entrada grátis. “Velhinhos”, como eu e a MV, geralmente têm desconto ... pergunte.

Alugamos então um carro por 4 dias para rodar diversas cidades da Toscana.

Em Florença usamos uma estratégia boa de quem já esteve por lá. Estacionamos sempre o carro fora da parte histórica ou do Centro, mais precisamente no bairro Costanza. Era sem custo e com estação de Tram integrada, onde o ir e vir era tranquilo. Além disso, ao lado da auto estrada que corta a Toscana de norte a sul.

Pois bem, nesses 4 dias fomos às seguintes localidades na Toscana:

- dia 1: descemos a famosa rota de Chianti, indo a Greve de Chianti, Montefioralle e Radda
- dia 2: Siena e Moltalcino
- dia 3: Assisi (ou Assis)
- dia 4: Volterra e San Gimignano e devolvemos o carro
- dia 5: fomos de trem para Pisa e Lucca

A Toscana é lindíssima, paisagens deslumbrantes, cidadezinhas chocantes de tão bonitas, históricas, estradas lisas e limpas, gastronomia específica da região, vinhos maravilhosos ; poucas cidades são grandes, mas requerem um estudo de aproximação antes, como Siena, por exemplo. Em todas elas tivemos que estacionar o carro fora dos Centros Históricos, e caminhar muito percorrendo e contemplando as belezas locais. Sempre com muitas subidas e descidas – não é para amadores não rsrsrsrs ! A MV se saiu muito bem mesmo.


Siena
Uma observação: ir à ITALIA significa caminhar muito, mas muito mesmo, a não ser que esteja preparado pra gastar uma grana com transportes. Dá perfeitamente para fazer quase tudo caminhando, mas cansa. Houve um dia que caminhamos 17 km !!!! Nosso dia a dia era acordar 7:30h e voltar para o hotel 22:30h. Aí banho, organizar fotografias, ver mensagens (5 horas de fuso horário a mais), e íamos dormir tipo 0:30h.

Difícil destacar uma das cidades que visitamos nessa linda região da Toscana. Eu, particularmente, fiquei encantado com Assis, Volterra e Radda.


Radda
Volterra
Assis
Assis então ainda teve uma carga emocional bem grande. É a terra de São Francisco e Santa Clara. Mal chegamos, fomos direto para a Basílica de São Francisco, e assistimos um rito dos freis franciscanos de arrepiar, musicado com órgão litúrgico. MV ficou emocionada. Não sou católico, mas foi demais !!

Pisa é emblemática. Um dos pontos turísticos mais visitados no planeta, então vocês podem imaginar o que encontramos por lá – uma multidão. Visitamos a torre, a bela catedral e o Batistério.

Pegamos um trem e fomos conhecer Lucca, bem próxima ; uma cidade pequena, charmosa, e cercada por muralhas com 10m de altura. Faz-se toda a pé, e voltamos para Florença.


Pisa


Lucca
Vou colocar algumas fotos, tentando mostrar a beleza local – fizemos 2.680 fotos nessa viagem.


Montalcino
Montefioralle

Greve
San Gimignano


Nossa Parte 4 será o fim da viagem, em Roma e Vaticano.
  

6 comentários:

Jorge Carrano disse...


Riva,

Na comuna de Montalcino é produzido um dos melhores vinhos que já degustei (como convidado): Brunello.


Jorge Carrano disse...



E San Gimignano é tida e havida como fabricante dos melhores sorvetes do planeta.

Pode ser que não, mas que são deliciosos isto não se discute.

Riva disse...

Carrano, nunca bebi tanto vinho na minha vida !
Em Montalcino, chegamos e fomos logo visitar a Fortaleza, lindíssima.

Lá dentro da Fortaleza tem um local para degustação de vinhos, e petiscos. Comemos um carppaccio maravilhoso com erva-doce, pão e ......Brunello !!!!!

Jorge Carrano disse...


Cin Cin !

É mais popular do que salute, não é?

Cheers!

Prost!

Jorge Carrano disse...


Sobre sorvetes.

Muita gente elege o de San Gimignano, como o melhor do mundo.

Artur Xexeo, em crônica, colocou o assunto em debate.Dei mau pitaco, sem desmerecer os italianos.

Acesse o endereço abaixo (é preciso selecionar e colar na barra do navegador)

Estando no texto do Xexeo, clique em cima para ampliar o corpo das letras.

https://2.bp.blogspot.com/-O-F2hL3jRP8/V0yPU--vBvI/AAAAAAAATkk/WzvGG6bTaQYsegQj_htY3gs3tC0z9VZvgCLcB/s1600/XEXEO0003.jpg


RIVA - faltam 31 pontos disse...

Estou relendo nossa viagem à ITALIA. Vou te enviar pelo Whapp uma foto da quele carpaccio regado a Brunello.

Abrs