28 de maio de 2019

ITALIA pela primeira vez – Parte 2



Por
RIVA




VENEZA e VERONA


Chegamos no aeroporto de Veneza no horário planejado e fomos de táxi até o hotel em Marguera, bairro fora da ilha famosa, por ser mais barato, menos dificuldade no transporte de malas, e além disso estávamos próximos de pontos de Tram (VLT), ônibus direto para a ilha, ou da estação de trens para acessar a ilha rápido.


Hotel
Fomos para a ilha depois de fazer o check in no hotel, e iniciamos nossa visita à Veneza. No dia seguinte viajamos de trem (bate e volta) para Verona. O 3º dia foi dedicado integralmente a Veneza.

O que posso dizer ?

VENEZA é emblemática, muito bonita, com características especiais de transporte. Quando chegamos achei que estava em Pequim ....... nunca vi tantos grupos de turistas com guia ao mesmo tempo, a cidade um caos de tanta gente. Bem complicado circular.

Visitamos os pontos principais da ilha, desistimos da visita as outras ilhas – Murano e Burano, pois já conhecíamos tudo a respeito pelo YouTube e não valia a pena dado nosso planejamento.

Fizemos quase tudo caminhando, exceto o primeiro grande percurso de vaporeto (transporte marítimo) pelos canais. Bons e charmosos restaurantes e bares. Evitamos os próximos de locais famosos por serem mais caros. Impressionados ? Sim com a beleza local. As fotos representam melhor nossa visita à cidade.



Casal viajante - Isa e Riva

Ponte dos Suspiros
VERONA – lindíssima. Fundada pelos celtas, foi uma colônia romana em 89 a.C., com o nome de Augusta. É um dos patrimônios históricos da humanidade, decretado pela UNESCO.

Arena de Verona

Vista panorâmica de Verona


Uma viagem de apenas 1 hora de trem de Veneza. Fomos pela manhã e voltamos no fim da tarde. Eu, particularmente, fiquei muito impressionado com a beleza da Arena de Verona, onde acontecem grandes espetáculos musicais e teatrais – o Pearl Jam tocou seu rock and roll lá há alguns anos. É um mini Coliseu.

Tem também a “fábula” de Romeu e Julieta para curtir com fotos da varanda, e uma estátua de Julieta onde todos tiram fotos segurando os peitos dela – já bem gastos com o passar de mãos.

Em Verona não deixe de subir ao Castelo de São Pedro pelo funicular. Uma bela visão da cidade.

Enfim, se o seu foco é VENEZA, não deixe de conhecer VERONA, muito próxima, de carro ou de trem.

Insisto aqui que é importante uma pesquisa sobre restaurantes, bistrôs, bares. As opções são centenas, então deve-se checar as avaliações numa App para premiar a viagem.

Depois desse dias em Veneza e Verona, fomos de trem para Florença, nosso ponto fixo para rodar a TOSCANA de carro por 7 dias. Uma viagem em 1ª Classe muito agradável em trem-bala a 250 km/hora, com preços bem em conta, e muito melhor que ir de avião ou de carro.

Isso fica para a Parte 3.

6 comentários:

Jorge Carrano disse...


A vantagem, Riva, das apalpadas nos peitos da Julieta, é que eles jamais ficarão flácidos e caídos, por cauda da redução de tamanho (rsrsrs)

É tara mesmo? Ou tem alguma lenda ou crendice envolvida?

Riva disse...

Em Veneza, como estávamos hospedados fora da ilha, caminhávamos uns 5 minutos até um ponto de Tram (VLT), saltávamos na estação de trem, e aí sim íamos para o Centro Histórico da ilha.Um percurso tranquilo que levava no total uns 45 minutos.

Sempre utilizamos o App no celular para nos guiar sem erro para os principais pontos de Veneza.

Como tínhamos pouco tempo para conhecer esses locais, pegamos um vaporeto até o local mais distante e viemos voltando a pé até a estação de trem, que nos levava de volta ao hotel.

É uma cidade muito charmosa com centenas de locais para beber e comer, fora as comprinhas de lembranças. Muitos camelôs também.

Riva disse...

Me disseram que é uma forma de garantir seu retorno a Verona .... não confirmei.

Mas lenda mesmo é essa história de Romeu e Julieta rsrsrsrs.

Riva disse...

Um detalhe muito importante ... quando vc compra passagens de trem, é necessário validá-las antes de entrar no trem, nas dezenas de maquininhas espalhadas pela estação de trem.

Se vc não fizer isso, a passagem não tem valor, o fiscal dentro do trem vai multar vc em ..... 200 euros !!!!!!

Isso não é somente na Italia ... na Bélgica e na Holanda também era assim.

Jorge Carrano disse...


Riva,

Já foi pior. A multa já foi de 2.000.000,00 (dois milhões) ... de liras.
Antes da criação da zona do euro e da União Europeia (rsrsrs).

Flávia March disse...

Lindíssima Verona!!!! Fiquei impressionada com a beleza do lugar pelas fotos. Que saudade de um trem bala... Kkk bjos!