Até 2031, segundo projeções baseadas em pesquisas, mais de 50% da população brasileira terá mais de 60 anos.
Aqui na nossa Niterói, os idosos com mais de 60 anos, já superam os jovens com menos de 15 anos.
Aliás que segundo leio, o IBGE, via a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, apurou recentemente o fenômeno de envelhecimento já ocorreu em 531 municípios brasileiros.
Quem, como eu, anda bastante a pé pela cidade, pode observar que é muito grande o número de idosos que já dependem de acompanhantes, parentes ou contratados, para se deslocar.
Sem mencionar os que já se valem de bengalas ou andadores.
Hoje mesmo (dia 18/08), caminhando no calçadão, cruzei com dois idosos amparados por cuidadores. Um deles, um senhor bem idoso, curvadinho, mas elegantemente trajado, era amparado por uma cuidadora devidamente vestida com seu uniforme branco, andando lentamente de mãos dadas.
Inobstante o prejuízo (?) que uma reforma da previdência possa causar a parentes e amigos, servidores públicos, é urgente e inadiável uma mudança das regras.
Até na Russia, onde o regime socialista soviético (ao longo de 69 anos) criou benefícios hoje impossíveis de manutenção, porque lá como aqui a longevidade aumentou muito nos últimos anos, as condições para aposentadoria serão mudadas.
Alguns benefícios sociais já foram suprimidos porque a expectativa de vida alcançou a marca de 71,9 anos, na média. Entre as mulheres já é de 77,1.
E Putin começa a enfrentar alguns inevitáveis protestos.
O próximo presidente terá, queira ou não, com protestos ou sem protestos, na negociação ou na marra, que mexer nas regras básicas de idade mínima e tempo de contribuição.
Para sobrevivência do sistema.
Imagens: Google
Imagens: Google
2 comentários:
Não espalha !!
Podem criar alguma coisa para diminuir nossa expectativa de vida ...
Caro Riva,
Já criaram. Chama-se bala perdida.
Postar um comentário