27 de abril de 2014

DRONES V






Por
Carlos Frederico March
(Freddy)










Quando começamos a falar de drones era absoluta novidade, há um ano atrás. Hoje a cada dia que passa, meu conhecimento do dia anterior se torna obsoleto. É com grande dificuldade que eu faço este pequeno post, abordando apenas os casos que considero mais emblemáticos do momento.

Para começar pelo uso doméstico, mostro o AR.Drone 2.0 da Parrot. Essa empresa se dedicou a comercializar um modelo que pode ser controlado por equipamentos desenvolvidos pela Appel Inc, como iPad, iPhone, iPod Touch, etc. Encontrei-o à venda no Mercado Livre por cerca de 1.500 reais. 





A propósito de fotos, há um termo muito usado hoje em dia chamado “selfie”, que é quando você vira uma câmera ou smartphone para si mesmo com o braço estendido e bate uma foto sua, incluindo em geral algo de interessante como pano de fundo.

Isso já era! Com um drone como o Parrot mostrado acima  você pode tirar uma “dronie”, que é quando você estabiliza o voo de um drone dotado de câmera à sua frente e bate uma foto sua e de quem estiver com você, portanto o controle remoto do mesmo na mão (importante para comprovar ser uma “dronie”!) e mostrando o panorama de fundo em ótima definição.

 
Exemplo de “dronie”(p3.publico.pt)

Na área militar vamos desde o micro até o macro. O modelo da foto abaixo está em pleno desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa da Força Aérea Americana. Essa foto é de julho/2011, imagine o estado do desenvolvimento dessa micro-tecnologia hoje. A intenção é disparar enxames deles a partir de drones maiores. Então eles saem em missão de investigação entrando em quaisquer ambientes por onde algo do tamanho de um pássaro possa entrar voando!

MAV de uso estratégico

Já o modelo a seguir, o Heron de fabricação israelense, está sendo considerado pela Força Aérea brasileira para compra, parece que a encomenda é de 14 unidades ao preço de US$ 395 milhões.  Será usados em missões de patrulhamento em locais de difícil acesso, o que inclui desde a imensa fronteira até observação de favelas em processo de pacificação.

Drone Heron, de fabricação israelense

 Outra ideia mirabolante justificou a compra, pela Google, da Titan Aerospatiale, especializada na fabricação de um tipo de avião não tripulado que voa em elevadíssimas altitudes e são alimentados por painéis solares colocados sobre as asas. A intenção da Google é inseri-los no projeto Loon, de proliferação do uso da Internet em locais de difícil acesso usando em princípio balões atmosféricos.

O modelo Solara, mostrado em imagem artística, tem 50m de envergadura e a Titan promete velocidades de internet de até 1Gbps se usados no projeto Loon.

 
Drone alimentado por painéis solares da Titan

O Facebook também considerou a compra da start-up Ascenta que também desenvolve drones alimentados por energia solar para formar sua rede mundial, que vai se chamar “Facebook for Every Phone”.

Para terminar, pois o assunto se tornou inesgotável, considerem o projeto, também da Google, do carro que vai chegar ao destino sozinho, apenas a partir de programação de ponto de partida e chegada, sem risco de acidentes, em perfeita segurança! É o drone-car! Dizem que estará disponível até 2020, mas do jeito que a tecnologia avança, não duvido que aconteça antes!

Drone-car da Google



Créditos:

Fotos obtidas em pesquisa no “Google: fotos de drones”

18 comentários:

Helga Maria disse...

Pensei que a foto era de um concurso de cachorros e o vencedor segurava seu prêmio.(risos)
É só uma brincadeirinha seu Carlos Frederico.
Helga
Em tempo: estou sabendo tudo sobre drones, só não tenho com quem falar a respeito. Mas quando achar alguém que se interesse pelo assunto vou fazer bonito. (risos)

Jorge Carrano disse...

Para quem não acompanha regularmente este blog, sugiro a leitura dos anteriores posts pobre o tema, desenvolvidos pelo mesmo autor, em:

http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/03/drones-parte-1.html

http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/03/drones-parte-2.html

Ou escreve a apalavra "drone" na janela de pesquisas dentro do blog.

Riva disse...

A pergunta que me faço é a seguinte :
Para que eu compraria um drone, tipo esse de 1500 reais do Mercado Livre ?

Sds PENTAtricolores !!

Jorge Carrano disse...

Se for possível desenvolver um drone do tamanho de um mosquito, com um pequeníssimo ferrão capaz de inocular veneno ou um virus qualquer, eu compraria.
Faço rapidamente um lista de vitimas de meu drone/mosquito com germe ou virus de paralisia mental (exemplo Roberto Dinamite).
Bem, para Dilma e Lula precisaria pesquisar alguma coisa dolorosa mas não necessariamente mortal. Acho que precisam sofrer para pagar o mal que fazem a sociedade.

Freddy disse...

Poderia responder a Riva com diversos exemplos.

Pra que alguém investiria milhares de reais em aeromodelos, trenzinhos elétricos, carrinhos de controle remoto? Para se distrair.

Existe um vídeo, não vou buscar o link, que mostra uma equipe de alpinistas no Dedo de Deus, com um dos participantes controlando um drone igual a esse do Mercado Livre e fazendo filmagens incríveis do grupo lá em cima do dedão!

Com um drone desses você poderá se sentir sobre uma asa delta ou um parapente, admirando serenamente o visual das nossas belas praias (um exemplo) lá de cima, sem precisar correr o risco.

Dou outro exemplo mais "profissional". Um fazendeiro de pequeno porte pode usar esse modelo de drone para vistoriar diariamente sua propriedade, sem precisar de helicóptero ou de abrir caminho na mata para permitir a passagem de veículos.

Que Riva não veja (para ele) motivo para comprar um drone eu entendo, mas também sei que tem um mercado imenso ansiando por isso!

Acho que já na Copa da FIFA se ouvirá falar muito deles, mas no ano que vem... drone será a ordem do dia no noticiário mundial!

<:o) Freddy

Ana Maria disse...

Jorge, no livro "Ponto de Impacto" , o autor (Dan Brown), descreve uns drones do tamanho de mosquitos, utilizados por Órgãos de segurança dos EEUU. Serviriam como gravadores, câmeras e até para injeções letais. Já deve existir tal geringonça fora da ficção..
Além disso, aqui em Teresópolis tem sido observado um pequeno avião com maior quantidade de manobras que um aeromodelo. A suposição e que se trata de um drone que estaria à venda por cerca de 2000,00

Freddy disse...

http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/carros-sem-motorista-da-google-ja-sao-capazes-de-andar-em-cidades-12319966

O "carro-drone" vai ficar pronto antes do que a gente pensa!
<:o)
Freddy

Freddy disse...

Drones chegaram para ficar!
Site mostra cidades do mundo através de filmagens por drones:
http://travelbydrone.com/

Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Na semana passada um drone sobrevoava a Granja Comary, onde fica a concentração do selecionado brasileiro.
Desconfiavam que o tal veículo aéreo não-tripulada estivesse dotada de câmera fotográfica.
Mas a segurança temia pela possibilidade de um atentado, segundo o "Gente Boa", d'O Globo.

Jorge Carrano disse...

E agora mais esta:
http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/06/empresa-vende-drone-polemico-que-dispara-spray-de-pimenta.html

Freddy disse...

Nem tudo são flores com o uso de drones, especialmente os militares. A reportagem no link abaixo dá conta de 400 acidentes, incluindo drones perdidos em voo sem que nunca mais tenham sido achados, errando alvos, acertando bases americanas, e até caindo em escola nos EUA.

http://oglobo.globo.com/mundo/eua-registram-mais-de-400-acidentes-com-drones-militares-12950003

Freddy disse...

Gente, já está perdendo a graça falar de drones como se fora uma novidade. Já tem até resultado de concurso de fotos tiradas por drones, como podem observar no link:

http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/as-mais-belas-imagens-feitas-por-drones-13217440

Fechemos o caixão!
<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Leiam esta matéria:
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,aeronautica-fez-alerta-sobre-area-de-veiculo-nao-tripulado-proxima-a-base-aerea-de-santos,1543879

Tem relação com o desastre aéreo que vitimou Eduardo Campos?

Jorge Carrano disse...

Onde isto ira parar?
http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/drone-origami-que-pode-ser-dobrado-guardado-no-bolso-veja-video-16222289

Jorge Carrano disse...

Uma caixa com 4,5 kg de medicamentos levada até uma clínica médica em uma região rural remota dos Estados Unidos foi o primeiro produto a ser entregue oficialmente por um drone – veículo voador não tripulado.

Foi a primeira entrega feita por drones autorizada pela FAA (Associação de Aviação dos EUA), em parceria com a Nasa, que levou os medicamentos até o aeroporto.

O drone, produzido pela australiana Flirtey, fez na sexta (17) três voos de três minutos até a clínica, carregando 24 pacotes com medicamentos.

A Flirtey já faz entregas por drones na Nova Zelândia, onde a operação já é regulamentada. A clínica normalmente recebe seus medicamentos por carro, que faz um trajeto de uma hora e meia da farmácia mais próxima. A entrega por drone levou meia hora.

A empresa australiana comemorou ter feito a demonstração de entregas com drones antes da Amazon, que começou a testar operações do tipo em 2013 e vem pressionando o governo norte-americano por uma nova regulamentação, em um post no Twitter.

"Flirtey bate a Amazon ao promover a primeira demonstração de entrega feita por drone nos EUA".

Recebi esta informação via-mail, em 21.07.2015

Jorge Carrano disse...

Na fiscalização:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/07/ministerio-do-trabalho-usara-drones-para-combater-trabalho-escravo.html

Freddy disse...

Com certeza o homem não é a perfeição suprema do Universo, não bastassem milhares de outros argumentos. A capacidade de usar qualquer invento para o mal é genético, parece-me (a igreja católica chama de pecado original). Que o digam a nitroglicerina e o avião.

Eis as duas mais recentes sobre drones:

1) Acoplaram uma pistola automática num drone desses comuns de 4 rotores. O vídeo ao final desse artigo o mostra funcionando:

http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/video-mostra-drone-modificado-armado-com-uma-pistola-16796738

2) Em outro exemplo, menos dramático mas ainda assim capaz de causar uma quantidade imensurável de danos morais a pessoas e famílias (eventual divulgação em redes sociais), se deu quando perceberam um drone filmando uma praia de nudismo na Inglaterra:

http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/voyeur-utiliza-drone-para-espionar-praia-de-nudismo-16972630

Jorge Carrano disse...

Recebi, por e-mail, oferta de drone a R$ 659,00. Vejam:

DRONE UDIR U842

VALOR – 659,00

Ao vivo de vídeo e foto é transmitida a partir da câmara do modelo para garantir que você pode experimentar o First-Person View (FPV) e criar uma experiência imersiva RC.
Você vai se sentir como voar com o modelo junto.​
A bateria integrada design com sua capa, que faz ligar e fora tornar-se mais conveniente, bem como o carregamento. Completamente montado fuselagem, 3.7V × 2 pilhas de lítio de 1000mAh com maior tempo de vôo. Equipado com UDIR / C® carregador USB, que tem vários tipos de carregamento maneiras e faz o carregamento se tornar mais conveniente.
Alarme de tensão.
Função de alarme de baixa tensão para evitar a perda de Drone de modo que você pode jogar mais seguro e relaxar. Quando um Drone com bateria baixa, o controlador emitirá um di, di, di ...... som alarmado para lembrar o Drone deve retornar o mais rapidamente possível.