2 de setembro de 2020

O ser humano conspurca tudo que toca




Por
Ana Maria Carrano





Acho que nunca comentei que gosto muito de poesia. Outro ponto em que, eu e o blog Manager,  discordamos. Outro dentre muitos.
Atualmente a maturidade me leva a aceitar com maior tranquilidade as diferenças, salvaguardados meus direitos.

Cada um pode fazer e  pensar o que quiser, desde  que suas ideias e ações não venham a me causar dor ou prejuízo.

Acontece que esse meu estado de aceitação vem sendo minado pelo excesso de informação. Os meios de comunicação instantâneos graças a internet, nos colocam por demais atualizados sobre ideias contrárias.

Absurdos são divulgados por conta do crescimento das redes sociais . O que podia ser excelente, se tornou péssimo pelo mal uso que fazemos dele.

Dizem que Santos Dumont não suportou assistir sua invenção, idealizada para o bem, ter sido utilizada na guerra para causar destruição e morte.

O ser humano conspurca tudo que toca. 

É claro que o cerceamento da liberdade, nossa responsabilidade para com o outro, nossa preocupação com nossas vidas, quando aliados a esse bombardeio de informações e desinformações nos deprimem, nos desanimam. 

Creio que é o que tem acontecido comigo e com muitos amigos e contatos. Por isso entendo o Riva nessa lassidão e por isso estou aqui escrevendo um monte de palavrinhas meio sem conexão.

Fernando Pessoa
Resumindo. O comentário do Riva sobre precisar de um dia de folga, me recordou um poema de Fernando Pessoa que trata magistralmente do tema.

Falar em poesia me fez pensar que meu irmão não é chegado a esse estilo literário,  o que me fez refletir sobre as muitas diferenças de pontos de vista, o que me levou à situação atual, estresse e pandemia.

Entenderam?

Ótimo, porque agora, eu mesma fiquei meio confusa.

Pra disfarçar, colo abaixo o poema Adiamento, do Pessoa, através de Álvaro de Campos, um de seus heterônimos.

FERNANDO PESSOA
Poesias de Álvaro de Campos

"Adiamento"

Depois de amanhã, sim, só depois de amanhã...
Levarei amanhã a pensar em depois de amanhã,
E assim será possível; mas hoje não...
Não, hoje nada; hoje não posso.
A persistência confusa da minha subjetividade objetiva,
O sono da minha vida real, intercalado,
O cansaço antecipado e infinito,
Um cansaço de mundos para apanhar um elétrico...
Esta espécie de alma...
Só depois de amanhã...
Hoje quero preparar-me,
Quero preparar-rne para pensar amanhã no dia seguinte...
Ele é que é decisivo.
Tenho já o plano traçado; mas não, hoje não traço planos...
Amanhã é o dia dos planos.
Amanhã sentar-me-ei à secretária para conquistar o mundo;
Mas só conquistarei o mundo depois de amanhã...
Tenho vontade de chorar,
Tenho vontade de chorar muito de repente, de dentro...

Não, não queiram saber mais nada, é segredo, não digo.
Só depois de amanhã...
Quando era criança o circo de domingo divertia-rne toda a semana.
Hoje só me diverte o circo de domingo de toda a semana da minha infância...
Depois de amanhã serei outro,
A minha vida triunfar-se-á,
Todas as minhas qualidades reais de inteligente, lido e prático
Serão convocadas por um edital...
Mas por um edital de amanhã...
Hoje quero dormir, redigirei amanhã...
Por hoje, qual é o espetáculo que me repetiria a infância?
Mesmo para eu comprar os bilhetes amanhã,
Que depois de amanhã é que está bem o espetáculo...
Antes, não...
Depois de amanhã terei a pose pública que amanhã estudarei. Depois de amanhã serei finalmente o que hoje não posso nunca ser.
Só depois de amanhã...
Tenho sono como o frio de um cão vadio.
Tenho muito sono.
Amanhã te direi as palavras, ou depois de amanhã...
Sim, talvez só depois de amanhã...

O porvir...
Sim, o porvir...

Álvaro de Campos

22 comentários:

RIVA disse...

Perfeita conexão com o tema, com o que estamos sentindo hoje.

"Cada um pode fazer e pensar o que quiser, desde que suas ideias e ações não venham a me causar dor ou prejuízo.

Acontece que esse meu estado de aceitação vem sendo minado pelo excesso de informação. Os meios de comunicação instantâneos graças a internet, nos colocam por demais atualizados sobre ideias contrárias."

Acho que é sim o excesso e a velocidade da informação, uma questão "o tempo necessário para a absorção e a "degustação.

Ontem escrevi ao meu grupo de amigos do Ginásio 1966, exatamente sobre esse tsunami que tem vindo em ondas massacrantes, todos os dias. Como se defender, se cuidar, digerir, sem o risco de ser chato, pessimista, baixo astral, conspirador, e pior, sem o risco de magoar pessoas amadas e queridas ? Sem magoar a si mesmo ?

Como dizia meu mano Freddy, vou "grokar" o que sinto, mas só amanhã, e conto depois de amanhã. Hoje só vou nesse momento me preparar para o jogo do FLU daqui a pouco.

PS: não fiz o risotto de linguiças. Caí na besteira (boa) de pedir espinafre no mercado, pois adoro espinafre (eu e o Popeye). Não sabia eu (aprendiz de cozinheiro) o trabalho que dá preparar e lavar espinafre ..... então vai ser um simples bifão a milanesa com espinafre ao molho branco, que a MV vai me ensinar a fazer.





Ana Maria disse...

A mudança do cardápio não alterou a qualidade da refeição.
Excelente pedida.

Riva disse...

Oi, boa noite a todos.

Ontem foi mais um capítulo dessa pandemia futebolística. Depois do absurdo empate do meu FLU com o medíocre Atlético de GO, entrei em debate no grupo de amigos tricolores de Nikity (somos 44), e infelizmente, a minha decepção com o resultado foi muito maior do que o meu bom senso e até a minha educação.

Conclusão : destratei, ofendi, tudo porque um deles dizia que eu, por não ser sócio do FLU, não posso criticar nada ...... hoje passei o dia tentando me desculpar e me retratar com o grupo. Não sei como isso vai acabar. Nós dois abandonamos o grupo de amigos aqui de Nikity, o que não pode acontecer.

Somos amigos de mais de 20 anos do futebol do ABEL, e não sei o que houve ontem com nós dois, mas temos que resolver isso já !! Não pode ficar assim, temos que dar as mãos e voltar ao grupo, maravilhoso.

Tudo a ver com o post acima ......... levarei a pensar o amanhã, para o meu depois de amanhã.

O FLU não pode me dominar assim. Hoje até chorei por causa disso tudo, a MV impressionada, e eu dizendo ...são meus amigos há 20 anos, o que aconteceu ???

O ser humano conspurca tudo que toca .....



Jorge Carrano disse...


Justificativa:

Demorei além do costume para moderar comentários em virtude de decisão que tomei de fechar meu escritório. A mudança, com as providências preliminares está absorvendo muito tempo e dando dor de cabeça em face das dificuldades encontradas.

Mas o fato concreto é que os 5 meses de trabalho remoto, sem perda de eficácia e resultados práticos, deixaram claro para mim que um escritório equipado se tornou supérfluo.

Os processo, hoje, já são eletrônicos. E pareceres são dados via internet (ZAP e e-mail).

Acompanhem: vou deixar de pagar taxa condominial, consumo de energia, acesso à internet, IPTU, o que resultará numa economia mensal interessante. Porque alugando repasso estas despesas para o locatário.

Ademais, se e quando conseguir alugar a sala ainda aumentarei um pouco a receita mensal. Por pouco que seja, ajudará.

Estou melhor equipando o escritório em casa (agora terei tudo em duplicidade: laptop, impressora, roteador, etc).

Entreguei a uma imobiliária que vai tentar alugar com mobiliário (escrivaninha, estante, arquivos de aço, mesa redonda e cadeiras), se não conseguir torro tudo num brechó.

E ainda vou economizar refeição fora, além utilizar terno e gravata menos vezes (só nas idas ao fórum para despacho ou audiências).

Terça-feira, dia 8, devo ter concluído o processo.

Obrigado pela fidelidade. Beijos e abraços.

Maria Cecília disse...

Pois é, Riva. Isso está acontecendo com muita gente.

Como sou abusada,  peço licença para dar um palpite sobre o que vc relatou. Estamos numa fase atípica em todo mundo. Nossa liberdade foi cerceada pelas recomendações confusas e por nosso instinto de sobrevivência. Não temos como sonhar, à medida que, como já afirmaram com propriedade, o amanhã   é  uma hipótese. Estamos confinados, isolados, assustados e sem perspectivas. Perdemos amigos e parentes e diariamente, temos notícias de novos infectados. É fácil  concluir que podemos estar com  uma leve depressão. Como resultado vamos nos afastando de atividades antes prazerosas  e somos dominados por uma irritação inusitada. Desânimo e pavio curto. Ok. Se for no caso, não se preocupe. Esse conjunto de condições tem origem  exógena e caráter sazonal. A causa é externa e persiste apenas pelo periodo de duração dos fatores causais. É só continuar com seus exercícios físicos, suas incursões na cozinha e alternar a internet com boa música. De preferência executada por você.

RIVA disse...

Boa noite a todas(os). Obrigado pelo comentário, Maria Cecília, sim, tenho certeza que sua análise é correta. Uma leve depressão, origem exógena e caráter sazonal.

Espero que meu Fluminense permita esse caráter sazonal de curto prazo, parece que não, hoje perdeu de 3x1 jogando muito mal. Impressionante a paixão pelo futebol como nos domina.

Ah, sim, voltei ao grupo. Pedi desculpas a quem possa ter ofendido naquele episódio, mas o amigo sequer me respondeu. Fiz minha parte, e o grupo me pediu que retornasse, pois eu tinha dito que só retornaria se o outro amigo retornasse também, mas ele prefere dar um tempo, devido ao seu também envolvimento muito forte com o Fluminense.

E hoje, após mais uma derrota, um dos amigos do grupo caiu em lágrimas, emocionado e revoltado com essa derrota. Ele tem mais ou menos a minha idade, e seu pai, também tricolor, tem 99 anos.

Não há dúvida que esse cenário de pandemia gravíssima, de isolamento, está levando muitos da 3ª idade a ficar com os nervos à flor da pele, e até em depressão. Está nítido isso para mim hoje.

Ontem, eu e a MV nos aventuramos a pé por Icaraí. Fomos a algumas lojas comprar pequenas pendências sem relevância, comprar salgados (matei a saudade de uma salsicha empanada, um risolis de camarão e um bolinho de aipim com boi ralado), e voltamos pra casa com a certeza de que o perigo é real ... muita gente sem máscara e aglomerada, principalmente na espera dos sinais de trânsito. Algumas lojas com procedimentos falhos na entrada dos clientes.

Vcs viram as praias hoje ??? Acho que o povo descartou a pandemia, só pode !

Vcs conhecem a espetacular cozinha do restaurante SEU ANTÔNIO, no CAFUBÁ ?

Pois ontem fizemos nosso pedido à noite, para pegarmos hoje às 13h. Eles entregam na rua, vc entra numa fila de carros para pegar seu pedido, e paga na hora. Impressionante a quantidade de pessoas na rua, à espera de entrar e comer dentro do restaurante. Inacreditável mesmo !

Para encerrar, pedimos Camarão no Côco. Vem com arroz de camarões (1 kg de camarões), e batatas fritas (tradicional ou palha, da casa). Sem exagero, dá para 4 pessoas. R$ 120.

Trouxemos também os famosos bolinhos de bacalhau deles, simplesmente os melhores do Planeta Azul.

Bom feriado a todos, e não esqueçam de cantar o hino nacional amanhã ........ (






Jorge Carrano disse...


Riva, bom dia!

Por mera curiosidade quantos quilos você pesa?

E antes da pandemia? (rsrsrs).

Riva temeroso disse...

Acredite, sempre oscilei há anos entre 85 e 86,5 kg.....hoje pesei 87,3 kg.

Estranhamente, mais controlado, nessa pandemia cheguei à marca de 84,5 kg, mas descaralhei depois .....

Uma questão simples .... fechar a boca. Como não gritar, com esse time jogando tão mal assim ?

Só espero que não manchem nossa história nessa 4ª feira.

Jorge Carrano disse...



Mencionei o assunto porque você, volta e meia, menciona acepipes, guloseimas e pratos tentadores que tem saboreado.

E percebe-se que você os menciona com gosto, com prazer.

Dai que pensei que balança tivesse disparado.

RIVA disse...

Não, há muitos anos a balança não dispara comigo. Desde que migrei dos 70 para os 80 (kg), tenho permanecido por aí, entre 75 e 78 kg.

Parei de jogar futebol há 13 anos, mas na verdade não era um esporte, era uma explosão 1x por semana !! rsrsrs

Percebo que o problema é quando exagero em refri e em batata e arroz. No fundo mesmo, é .... comer menos. #simplesassim

Os exames, semestrais, estão ok, ufa !!

PS1: voltando ao tema, putz, como joga bola esse Cristiano Ronaldo. A inteligência dele é o diferencial. Basta ver o 2º gol que ele fez hoje ...é saber que com certeza o goleiro não vai lá, e com competência, bater certo na bola.

Acho que hoje, 2020, posso sem dúvida citar os caras que foram ou são os caras, que eu vi jogar:

Pelé
Maradona
Ronaldinho Gaúcho
Cristiano Ronaldo
Garrincha

O restante, grandes jogadores, dezenas deles mesmo. Mas a lista é aquela ali.

PS2: a desoneração, novamente adiada, inclui a CÂMARA, SENADO e STF ? Ou só serve para empresas privadas ?

PS3: perdão da dívida das igrejas de 1 BILHÃO. Dá pra colocar meu FLU nessa LISTA ?

PS4: acho que vou abrir uma igreja !!

Jorge Carrano disse...


Cristiano Ronaldo:
Já cantei em prosa e verso. Nada a acrescentar, senão que é uma máquina de jogar futebol. Atleta que se cuida.
Entretanto Messi ainda é o melhor jogador. Reúne habilidade técnica, inteligência e visão de jogo. Raciocínio rápido (não deve ser fácil jogar com ele). Para ser completo precisaria ser melhor nas bolas altas (coisa que o CR7 é muito bom).

Registros em:
https://jorgecarrano.blogspot.com/2018/06/ora-pois-pois-o-pa.html

https://jorgecarrano.blogspot.com/2012/06/cristiano-ronaldo-e-muito-bom.html

https://jorgecarrano.blogspot.com/2019/03/messi-cristiano-ronaldo.html

https://jorgecarrano.blogspot.com/2017/01/melhor-jogador-do-mundo.html

Jorge Carrano disse...


Ah! Sim, tem os outros temas.
Os evangélicos são a base principal de sustentação do Bozo. E são as igrejas de viés evangélico que devem esta montanha de dinheiro. E olha que já gozam de alíquota diferenciada porque a incidência é sobre o lucro e não toda a receita.

Vai piorar em novembro quando for indicado o novo ministro do STF, no lugar do Celso de Mello, que será alguém tremendamente evangélico. Se o capitão se reeleger vai haver culto antes de cada sessão do STF pois ele poderá indicar outros religiosos do culto com o qual se identifica. Quero ver se correrão a sacolinha no plenário (rsrsrs).

Renove seu estoque de JOHNNIE WALKER e coloque o Led Zeppelin para cantar na sua mídia usual.

Controle de peso só fechando a boca, mas aí você perde alguns anos de sua vida (rsrsrs). Perde no sentido de desperdiçar.

RIVA disse...

Não sei porque menti .... quem dera eu estar oscilando ente 75 e 78 kg.
Na verdade oscilo entre 85 e 88 kg !!

Sim, o que desejo é perder esses 10 kg, para me sentir melhor. Mas comer é bom demais ( calma ...).

PS1: como está a estatística de acessos ao Blog ? Mal ? Ou as pessoas acessam e não comentam ? Escrever posts, desista rsrsrsrs. Só Ana Maria e eu. Quem sabe Alessandra nos brinde someday sobre essa loucura da pandemia.

PS2: como sempre erro, meu palpite pra amanhã é CR ATM - Aquele Time do Mal 5x0 Flu. Temo que vai ser histórico.

PS3: Hoje comprei pela web mais uma máscara do meu FLU, azul marinho, linda. Será a 3ª. Vou mandar pra vc, Carrano, as que tenho, pelo Zapp. O seu VASCO tem máscaras muito bonitas também. Dá uma xeretada na internet.

PS4 : quer dizer que a PEPPA vai se candidatar à prefeitura de São Paulo, mesmo sabendo não ter chances nenhumas ? Ah, tá, mas vai botar a patinha no Fundão Eleitoral .... causa ju$ta.

PS5: me lembrei que certa vez rolou na CÂMARA .... V.Exa. é uma vaca !!!

Jorge Carrano disse...


Riva,

Estou pensando em ingressar com um recurso junto ao STF visando a proibição do uso do VAR no futebol brasileiro. O que acha?

Eles já decidiram o sobre o campeonato brasileiro de 1987.

Lembra?

"O Supremo Tribunal Federal decidiu que o Sport Recife é o campeão brasileiro de 1987. Três a um. Foi o resultado da votação na Primeira Turma do STF. O relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, rejeitou o recurso do Flamengo, que reivindicava o título e foi acompanhado por Alexandre de Moraes e Rosa Weber."

Riva disse...

Dou força contra o VAR. Como já comentamos, aki no Brasil não funciona : inexiste a profissão de árbitro de futebol (sem treinamentos, ddicação total, aperfeiçoamento), corrupção, FlaPress.

Ana Maria disse...

Riva, não se desculpe pelo peso omitido. É justo que evitemos dar munição para bullying dos nossos contatos e amigos.
Comer é muito bom. Acalma, pelo menos na hora. Bom também é cozinhar ou manipular alimentos. Também dá prazer, principalmente se compartilhado com família e/ou amigos.

Riva´s Cooking disse...

Verdade, Ana Maria.

Ontem fui para a cozinha no fim da tarde preparar nosso jantar, simples e delicioso. E como é prazeroso cozinhar ao som de um Blues ou de um Rock and Roll.

Minha trilha sonora gastronômica de ontem foi o blues de JOANNE SHAW TAYLOR ... recomendo. Como toca bem guitarra e como canta. Em especial Blackest day e a emblemática Summertime.

Ah, sim, o menu :

Batatas assadas, com cobertura de requeijão.

Bolotasaurus, codinome das minhas bolotas de boi ralado, preparadas com alcatra, alho e cebola pré-refogadas no azeite, creme de cebola (pó da sopa), cebolinhas e Fondor. Sal a gosto.

Ficou bom demais !!



Jorge Carrano disse...


Já considerou se aventurar no MasterChef Brasil?

Você leva jeito.

RIVA disse...

Uma coisa eu já percebi.

Dá muito trabalho vc cozinhar em casa, pegar tudo que precisa, fazer, e o pior depois, limpar .... isso me lembra quando eu tinha banda de rock nos anos 80, a dureza que era montar o palco, tocar, e depois, cansados e de madrugada, desmontar o palco e levar tudo para casa, descarregar. Uma loucura, amadorismo mata !!!!!

Como deve ser bom ter tudo à mão, equipamentos e ingredientes, espaço, como no Master Chef.

Ana Maria disse...

Inscreva-se. Nesta formato atual são todos amadores. Vc vai fazer uma boa figura.

Jorge Carrano disse...


Olhaí, Riva.
Apoio já conseguiu. A MV aprovaria?

RIVA disse...

kkkkkkkkkkk

Valeu o apoio, mas prefiro o anonimato. Aprender, praticar, e testar com a família e amigos, quando acabar essa loucura de isolamento social.

Por falar nisso, continuamos isolados em casa, e nos impressiona a diversidade : amigos incentivam continuarmos assim, e outros incentivam sairmos de casa, uma praia, jogar futvôlei na praia, tomar uma cerveja em Itaipuaçu, por que não vão a Friburgo ? ... etc.

Estamos confusos, a meio termo, entre o profundo e o sem jeito ....

Viver isolados, ou viver perigosamente ? Falta pouco mesmo para irmos embora ....