Dos meus 79 anos de vida, 76 passei em Niterói.
Nasci no Andaraí, do outro lado da baia, mas quando tinha 3 anos meus pais se mudaram para Niterói.
Bem, cabem ressalvas. Houve pequenos interregnos nestes 76 anos, pois durante sete deles residi em São Paulo (capital e Ribeirão Preto). E dois em São José de Imbassai, aqui perto em Maricá.
Mas aqui residi durante a segunda infância, adolescência e primeira fase adulta.
Conheci a cidade sem ponte ligando-a ao Rio de Janeiro que por sinal, quando nasci em 1940, era a Capital Federal.
Vi e usei, cheio de cautelas, o trampolim na Praia de Icaraí. Andei de bonde e trolleybus. Conheci a Praça Martim Afonso como na foto abaixo.
Até 1973 a praça se chamava Martim Afonso. Foi naquele ano, salvo engano, nas comemorações do IV Centenário, que o praça passou a se chamar Arariboia. E ganhou a estátua do índio.
Ali estavam o terminal das barcas, como até hoje, mas também dos bondes.
Melhor do que minhas já desgastadas memórias, vale assistir ao vídeo abaixo, com atuais e antigas imagens da "Cidade Sorriso".
Este outro vídeo, mais antigo, também é bem representativo das coisas e fatos da cidade.
4 comentários:
Dois dias de atraso.
Conheci e frequentei 13 dos 14 cinemas que existiam na cidade nas décadas de 40 e 50 do século passado (Rio Branco, Eden, Odeon, Central, Imperial, Rink, São Bento, Icaraí, Cassino, Alameda, São Jorge, Mandaro e Santa Rosa).
Só não fui ao cine Brasil, que ficava, salvo engano, no Barreto.
Niterói é uma bela cidade. Nela passei boa parte da minha vida e dela guardo boas lembranças.
Atravessa no momento uma grande desordem urbana. A alta taxa de desemprego justifica um pouco o aumento de ambulantes e moradores de rua nas praças e debaixo das marquises.
A arrecadação municipal é bastante alta. Nosso IPTU é elevado, são muitos os contribuintes de ISS, o ITBI devido nas transações imobiliárias é alto também. E acima de tudo, os royalties recebidos do petróleo representam uma soma considerável.
Portanto dinheiro tem, basta administrar com eficiência. Sobretudo com eficácia.
Postar um comentário