3 de novembro de 2025

Alguém alimente o Phil

O título da postagem é uma possível tradução do título da série documental "Somebody Feed Phil", exibida pela Netflix,  sobre viagens e gastronomia, apresentado por Philip Rosenthal, americano, seu criador e roteirista.  

Tenho um amigo - Riva - seguidor e colaborador do blog, que gosta de fotografar os pratos que come em restaurantes, bistrôs e biroscas mundo afora.

Mas ele é avesso a seriados. Talvez este, em formato documental ele assista, até porque um episódio independe de outro e podemos parar a qualquer tempo.

Phil Rosenthal roda o mundo explorando a cultura e a culinária de cidades como Bangkok, Lisboa, Cidade do México e muitas outras.

Por enquanto, o que mais gostei foi o episódio realizado em San Sebastián, no País Basco.


No passado as informações que eu tinha sobre a região, eram relacionadas as ações do ETA, grupo separatista, eis que os bascos têm história, idioma, cultura e estilo de vida próprios.

Os bascos são tão fieis, tão arraigados as suas tradições que o clube de futebol local, de maior expressão, o Athletic Club, popularmente conhecido como Athletic Bilbao é identificado  como símbolo da identidade basca, por não contratar atletas não nascidos, não desenvolvidos ou sem ascendência no País Basco. Pelo menos até há pouco tempo.

Todavia contam com restaurantes estrelados no Guia Michelin, como o famoso   Asador Etxebarri, com 5 conferidas.

Fiquei seduzido com a riqueza de comidas, bebidas e a confeitaria do País Basco, lamentando não ter incluído a visita quando de meu périplo pela Espanha, quando fui a Santiago de Compostela.



País Basco

San Sebástian fica na província de Guipúscoa.

Nenhum comentário: